Dilma vai anunciar ‘inovações’ em aeroportos, diz ministro do Esporte

do G1

Ministro Orlando Silva.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta terça-feira (5), durante reunião na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar inovações! no sistema aeroportuário do país logo após a sua viagem à  China, entre os dias 12 e 15 deste mês.

Segundo Silva, depois de retornar do giro por três cidades chinesas, Dilma vai chamar governadores e prefeitos das cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014 para uma reunião de trabalho. Será nesse encontro que as mudanças no sistema aeroportuário brasileiro serão anunciadas.

Apesar de anunciar a intenção da presidente de divulgar inovações no sistema aeroportuário, o ministro do Esporte não detalhou quais inovações serão apresentadas por Dilma.

A presidente deve, logo depois da viagem à  China, convidar governadores e prefeitos das cidades da Copa para uma conversa, de modo que ela possa analisar junto com eles o estado das obras e apontar medidas. Nessa reunião a presidente deve anunciar as inovações no sistema aeroportuário!, afirmou Silva.

O ministro do Esporte também afirmou que a preparação do país para o Mundial de 2014 tem 25 projetos em 13 aeroportos brasileiros. A modernização do sistema, segundo Silva, já começou com a mudança de comando na Infraero, estatal que administra os aeroportos no país, e na escolha do ministro que irá comandar a Secretaria de Aviação Civil, órgão com status de ministério.

Economia

à‰ necessário ter maior capacidade nos terminais, nas pistas, nos pátios, e há 25 projetos em 13 aeroportos para modernizar o sistema. Essas inovações já começaram com a mudança na dinâmica de funcionamento da própria Infraero e continuarão com a posse do ministro que vai assumir a direção da Aviação Civil no Brasil!, disse Silva.

O Palácio do Planalto oficializou nesta terça a indicação do engenheiro Wagner Bittencourt de Oliveira para ministro da Secretaria de Aviação Civil. Ele ocupava desde 2006 a diretoria de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Secretaria de Aviação Civil foi criada pela presidente Dilma Rousseff por meio de uma medida provisória editada no dia 18 de março. O órgão terá a função de modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. A posse do novo ministro, segundo Silva, deve ocorrer após a viagem de Dilma à  China.

Silva foi à  Comissão de Turismo e Desporto da Câmara para debater com os deputados o plano de trabalho do grupo, que pretende acompanhar o andamento dos projetos da Copa e dos Jogos Olímpicos.