Alvaro e Gleisi batem boca no Senado

por André Gonçalves, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília

Gleisi e Alvaro se estranharam no Senado. Foto: Cadu Gomes.
Os paranaenses Alvaro Dias (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) travaram uma acirrada discussão ontem no plenário do Senado sobre a relação entre o governo Dilma Rousseff e o Congresso Nacional. O embate regional es!­!­!­quentou uma sessão tranquila e sem votações na Casa. Em um discurso com tom de denúncia, o tucano voltou a tocar no escândalo do mensalão, que deve ser julgado nos próximos meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que levou à  reação imediata da colega.

Alvaro argumentou baseado em uma reportagem publicada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo. O texto relata um desabafo de Dilma ao presidente português Cavaco Silva, durante viagem desta semana a Portugal. A brasileira teria dito que tem um problema sério de maioria! no Parlamento, o que força negociações caso a caso!, como na votação do salário mínimo.

à‰ uma denúncia que tem que ser considerada, não pode ser esquecida e tem que ser explicada. Revela a barganha para aprovação de projetos, ou seja, a existência do chamado balcão de negócios!, afirmou o senador. Isso se constitui na manutenção de algo deplorável que é a relação de promiscuidade do Executivo com o Legislativo, que se verificou nos últimos anos no Brasil, culminando com o grande escândalo do mensalão.!

Gleisi rebateu as declarações cobrando provas. Ele tem que apontar nomes, fatos e datas e trazer a este Plenário um esclarecimento. Senão, vou ter aqui que avaliar o posicionamento do senador ou sua denúncia, e não quero fazer isso porque conheço sua trajetória em meu estado, como uma posição de leviandade!, disse a petista.

Alvaro prosseguiu no ataque e teve de enfrentar contraposições de outros três governistas !“ Eduardo Suplicy (PT-SP), Hum!­!­!­berto Costa (PT-PE) e Walter Pinheiro (PT-BA). Pesa contra as lideranças governistas no Congresso uma acusação que tem origem na palavra da presidente da República. Portanto, é uma acusação autorizada.! Na sequência, Gleisi chegou a sugerir que ele teria de se retratar com Dilma, pelo que classificou como ilações que comprometem a honra da nossa presidenta e da maioria dos membros desta Casa.!

Economia

O embate de ontem não foi o primeiro entre Alvaro e Gleisi em plenário. Como líder do PSDB, ele tem mais autonomia para falar, de acordo com o regimento do Senado. Já a paranaense foi escalada pelo PT para atuar como porta-voz da legenda nos debates.

Após a discussão, o tucano comentou a postura da colega. Ela adotou uma posição que, guardada as devidas proporções, era a da Ideli [Salvatti, ex-senadora catarinense, hoje ministra da Pesca], de bajulação permanente do governo. Quando alguém vai para a tribuna e critica o governo, ela logo responde!, disse o senador.

Gleisi rebateu as comparações feitas por Alvaro nos mesmos termos. Não quero desqualificar a intervenção que ele faz, que é um ataque desesperado de oposição permanente. O papel da base é defender o projeto de governo que está aí dando certo nos últimos oito anos.!

Os dois foram rivais diretos no Paraná. Em 2006, Alvaro conseguiu a reeleição para o Senado com 55,51% dos votos válidos contra 45,14% de Gleisi. Em 2010, ele apoiou Gustavo Fruet (PSDB), que acabou de fora, atrás de Gleisi e Roberto Requião (PMDB).

Ambos, no entanto, consideraram a discussão de ontem como algo normal. O clima estava muito tranquilo no plenário, acho que pelo menos deu uma animada!, brincou Alvaro. O Parlamento é um lugar de debate e debate é sempre bom para a democracia!, completou Gleisi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *