Projeto no Senado prevê redução da jornada aos professores

via Gazeta do Povo

Professores poderão ter carga horária reduzida à metade.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve votar na terça-feira, em turno suplementar, substitutivo ao projeto que assegura aos professores que trabalham em tempo integral o cumprimento de metade da carga horária em atividades fora da sala de aula, como estudo, planejamento e avaliação, além de outras que não incluam a interação com os alunos prevista no plano curricular.

O Projeto de Lei Suplementar 397/08 foi apresentado pela senadora Fátima Cleide (PT-RO) e modifica parte do artigo 67 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Ainda de acordo com o projeto, os professores que trabalhem com uma carga semanal menor terão direito a pelo menos um terço do horário fora de sala de aula.

Pela redação atual da LDB, é garantido aos professores um período reservado! para essas atividades, mas não há determinação do tempo que será ocupado por elas. Resolução do Conselho Nacional de Educação, de 1997, determina que essas atividades ocupem entre 20% e 25% da carga horária.

Na justificativa do projeto, a autora argumenta que não é possível esperar um trabalho qualificado de um profissional do magistério desmotivado, com baixo salário, sem estímulos na carreira, sem oportunidades de formação continuada e, principalmente, com uma jornada estafante.!

Economia

Comments are closed.