Mino Carta afirma que jornais imploraram pelo golpe militar

via Site 1!º Caderno

Jornalista Mino Carta.
O jornalista Mino Carta afirmou em entrevista ao programa Provocações, da TV Cultura, que os donos de veículo de comunicação do País apoiaram o golpe militar de 1964.

Em conversa com o apresentador Antônio Abujamra, na atração que foi exibida na noite desta terça-feira (29), o criador e diretor de redação da revista Carta Capital afirmou que a mídia impressa apoiou o golpe militar de 1964.

A imprensa nativa no fim de 1963 implorando pelo golpe de 64, que é uma das grandes desgraças brasileiras. Acho que a maior desgraça é a escravidão, três séculos de escravidão, mas essa é uma desgraça muito grande. Eles (donos dos veículos de comunicação) queriam que os “milicos” chegassem e assumissem o poder, em nome deles!, disse Mino.

Ao ser questionado por Abujamra que, depois de implantada a ditadura militar no Brasil, a censura entrou! na imprensa, o diretor da Carta Capital declarou que todos os jornais queriam o golpe e conseguiram!. Mino ainda comentou que o único veículo impresso que chegou a ser censurado foi O Estado de S. Paulo, mas de forma branda!.

O Estadão passou a sofrer censura, mas uma censura muito branda. Uma censura que autorizava o Estadão a publicar versos de Camões (…) ou então, as receitas de bolo no Jornal da Tarde. Os demais jornais não foram censurados!, declarou o fundador da revista Carta Capital.

Economia

Para Mino, dizer que os jornais brasileiros foram censurados durante o período de ditadura militar é uma piada, uma mentira. Uma mentira grossa!.

Comments are closed.