Em Lisboa, Lula recebe prêmio e nega divergências com Dilma

da Folha.com

Lula recebe prêmio em Portugal. Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP
Acompanhado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta terça-feira o prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em uma cerimônia no Parlamento português com o presidente do país, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates.

A visita de Dilma a Portugal nesta semana é uma promessa que ela havia feito ao seu antecessor de acompanhá-lo quando ele ganhasse um prêmio internacional. A afirmação é do próprio Lula, que vai três homenagens no país.

“Ela tinha prometido que quando eu recebesse o primeiro prêmio internacional ela viria, e está cumprindo”, declarou Lula, que negou qualquer divergência com a presidente.

“Não há a menor hipótese [de divergências]. Porque o dia que tiver uma divergência entre eu e a Dilma, ela está certa. Obviamente que tem gente torcendo para que haja qualquer coisa, mas não haverá nada entre Dilma e Lula. Temos uma relação ideológica e política muito forte.”

Aplaudido de pé, o ex-presidente brasileiro deu “dicas” para Portugal sair da crise econômica e criticou a atuação do FMI (Fundo Monetário Internacional), que deve socorrer a economia portuguesa. Ele defendeu também a redução das taxas de juros de bancos europeus em Portugal.

Economia

“A crise mundial tem responsáveis diretos: é um sistema financeiro especulador. Eles têm que agir com mais rapidez. Por que o FMI ficava dando palpite quando a crise era na América Latina e agora demora para agir na Europa?”, questionou o ex-presidente, que aconselhou Portugal a investir no mercado interno, como disse ter feito em seu governo.

Lula voltou também a defender uma reforma na ONU (Organização das Nações Unidas), que está “estagnada em meados do século 20”, mas reafirmou que não quer fazer parte do organismo.

Holofotes

Apesar de receber nesta terça-feira visita oficial da presidente Dilma, Portugal colocou os holofotes na agenda do ex-presidente Lula, que, além do prêmio do Conselho da Europa, receberá, na quarta-feira, uma distinção da Confraria do Vinho do Porto e o título de doutor honoris causa da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A visita do ex-presidente a Portugal é destaque nos principais jornais e noticiários televisivos do país nesta terça-feira. O jornal “Diário de Notícias” afirma, em título de uma seção especial dedicada à  visita do ex-presidente, que “Lula vem a Portugal apresentar a camarada Dilma”.

No texto, prioriza os detalhes da visita de Lula à  de Dilma, que, segundo a publicação, “acompanha-o nessas homenagens”.

A seção, com linhas e título em vermelho, expôs uma foto ocupando o centro de duas páginas de Lula e Dilma, com a camisa do PT, de mãos dadas e erguidas.

A entrevista que a presidente Dilma Rousseff concedeu a uma cadeia portuguesa no Palácio do Planalto, transmitida em Portugal na noite de segunda-feira, é repetida várias vezes nas redes de televisão do país ao longo desta terça-feira.

Comments are closed.