Saiba o quadro eleitoral de Tamandaré, Fazenda, Mandirituba e Itaperuçu

por Adilson Arantes e Elizangela Jubanski, via Banda B

Murilo Hidalgo analisa quadro político na região metropolitana de Curitiba. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.
Dentro da série de entrevistas do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, na Banda B sobre as eleições de 2012 nos muncípios da região metropolitana, a análise hoje é sobre a disputa em Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Fazenda Rio Grande e Mandirituba.

Assim como em Piraquara, onde o analista afirma que há uma rejeição dos pré-candidatos em receberem o apoio do atual prefeito Gabão, na cidade de Almirante Tamandaré também existiria uma resistência ao apoio do atual prefeito Wilson Goinski (PMDB.

Lá, terá a candidatura do Aldinei Siqueira (PSD), atual presidente da Câmara, Dete Pavoni (PT), atual vice-prefeita, e o Gerson Colodel (PMDB), que seria um candidato em um primeiro momento apoiado pelo prefeito. E também pode ter a candidatura do Luiz Piva (PSol). O detalhe é que as candidaturas tendem a fugir do apoio do prefeito que tem uma rejeição considerável”, diz Hidalgo.

Itaperuçu

De acordo com Hidalgo, a eleição em Itaperuçu vai ser algo já visto em outras eleições. à‰ o ex-prefeito contra o atual e vice-versa, que são o Gerson Ceccon (PMDB) e o Neneu Artigas (PDT). O que vale salientar é o tempo que os prefeitos conseguem ficar na cadeira. Em 12 anos eu não me lembro de ter visto um prefeito de Itaperuçu, assim como o de Rio Branco do Sul, conseguirem terminar os mandatos. à‰ um alerta para a população ter cuidado na hora de votar, pois algo está errado nesses lugares!, justifica.

Economia

Fazenda Rio Grande

Em Fazenda Rio Grande, as principais candidaturas devem ser do atual prefeito Chico Santos (PSDB) contra o grupo do deputado Toninho, do PT, diz o analista político. “O candidato do Toninho, até o momento, vai ser o Alisson Anthony Wandscheer, que é filho dele e já foi deputado. A candidatura dele deve trazer uma neutralidade do prefeito de Curitiba e do governador Beto Richa. Vale salientar que as últimas eleições, na Fazenda Rio Grande, foram decididas em mil votos, o que faz acreditar que também será uma eleição equilibrada”, afirma Hidalgo.

Mandirituba

As eleições de Mandirituba têm um quadro ainda indefenido, diz o diretor do Paraná Pesquisas. “O fato novo das eleições é o ex-deputado Geraldo Cartário (PTB) que vai enfrentar o prefeito Machadinho, que foi apoiado por ele em outras eleições. O PT parece que vai entrar, porque que tem o Júlio Carvalho, e tem o grupo do Palu e do Chimim dos ex-prefeitos que se com eles se agregarem, têm tudo pra ganhar as eleições”, finaliza.

Nesta quinta-feira (21), o analista político irá falar no Jornal da Banda B 1!ª edição sobre as eleições em Campo Largo, Araucária, Campo Magro e Campina Grande do Sul.

Deixe um comentário