Paraná Pesquisas: Richa, Gleisi e Requião transferem mais votos em Curitiba

por Rosana Félix, via Gazeta do Povo

Independentemente do desempenho de cada pré-candidato, o apoio de alguns caciques! será importante na definição do voto do curitibano. Dentre os políticos de destaque que têm base eleitoral na capital paranaense, o governador Beto Richa (PSDB) é o que tem maior poder de transferência de voto. Ele já declarou que vai apoiar Luciano Ducci (PSB).

De acordo com a Paraná Pesquisas, o apoio do tucano a um candidato aumentaria a vontade de votar neste candidato para 42,6% dos eleitores. Mas 15,6% dizem que o posicionamento dele em favor de alguém seria negativo; para 37,6%, não há impacto algum.

A ministra Gleisi Hoffmann (PT) tem índices próximos ao de Richa: para 39,1% o apoio dela aumentaria a predisposição de voto; 18,6% dizem que diminuiria; e 37,1% que não alteraria. O senador Roberto Requião (PMDB), por outro lado, tem um poder baixo de transferência. Para 46,6% dos eleitores, o apoio do ex-governador a um candidato diminuiria a vontade de votar nessa pessoa.

O apoio de Richa se mostra um ativo político importante para Ducci. Da mesma forma, a ministra também tem índices substanciais!, avalia Ricardo Oliveira, professor da UFPR. O grupo do PT ligado a Gleisi defende a aliança com Gustavo Fruet (PDT) ainda no primeiro turno.

O que fica claro é a rejeição a Requião. Isso mostra que ele já é um político em fim de ciclo, que ele não é mais um ator principal na nossa política!, acrescenta Oliveira. Para ele, a participação do ex-presidente Lula ou da presidente Dilma Rousseff (PT) também vai influenciar a escolha do eleitor.

Economia

O diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, explica que a transferência deve ser menor na medida em que a eleição se aproximar. Quanto mais perto da decisão, o eleitor já terá se decidido, e para mudar o voto é difícil.!

Comments are closed.