Mourão convida Leonardo DiCaprio para “passeio” na Amazônia

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, reconheceu nesta quarta-feira (19) que o governo está atrasado e que ações coordenadas de combate ao desmatamento na Amazônia deveriam ter sido implementadas desde o início do ano.

Na região, que compreende a nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), vivem mais de 20 milhões de pessoas.

“A Operação Verde Brasil começou no dia 11 de maio. Para sermos mais eficientes, teríamos que estar operando desde o início do ano, pra podermos diminuir o desmatamento ilegal. Mas o conselho só foi criado em fevereiro. Logo depois, entrou a pandemia. Só conseguimos nos reorganizar para enfrentar essa situação a partir de maio. Até o presente momento estamos operando sem recursos”, disse Mourão, que comanda o Conselho Nacional da Amazônia.

“Agora estamos entrando na temporada das queimadas, que estamos buscando enfrentar com a publicação do decreto presidencial que institui a moratória do uso do fogo, limitando seu uso ao previsto”, destacou Mourão.

Mas o que chamou mais a atenção na fala do vice, foi o “convite” que ele fez ao ator norte-americano Leonardo DiCaprio a visitar, com ele, a região de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas.

“A Amazônia não é uma coisa única. Uma planície. Há 22 tipos diferentes de floresta dentro da Amazônia, que também não é uma planície. Gostaria de convidar nosso mais recente crítico, o ator Leonardo DiCaprio, para fazermos uma marcha de oito horas pela selva, entre o aeroporto de São Gabriel e a estrada de Cucuí. para aprender, em cada socavão [cova ou grande buraco] que tiver que passar, que a Amazônia não é uma planície. Aí ele entenderá melhor como funcionam as coisas nesta imensa região”.

Economia

Vai que DiCaprio aceita e vem…

O apresentador da Globo News, César Tralli, ironizou a fala dizendo que Mourão deve ser fã do galã de Hollywood. Será?

Com informações da Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM