Bolsonaro nomeia militar para o cargo de secretário executivo do MEC

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nomeou o militar da Aeronáutica Ricardo Machado Vieira como secretário executivo do Ministério da Educação (MEC). O decreto, assinado também pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez, foi publicado hoje (29) no Diário Oficial da União.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro sobre Vélez Rodríguez: “Não tem tato político”

Desde fevereiro, Vieira era chefe de gabinete no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC que cuida de compras de livros didáticos, transporte e merenda.

Nas últimas semanas, o ministro Vélez Rodríguez anunciou várias vezes a mudança no cargo. No dia 12 de março, substituiu Luís Antônio Tozi, por Rubens Barreto da Silva, que ocupava o cargo de secretário executivo adjunto. No dia seguinte, anunciou que a secretária executiva seria Iolene Lima, que atua na Secretaria de Educação Básica.

O ministro enfrenta uma enorme crise no MEC, marcada por disputas internas, várias exonerações, medidas polêmicas e recuos.

Hoje, Vélez Rodríguez se reúne com o presidente Bolsonaro para tratar sobre o futuro da pasta. Ele pode ser demitido e Vieira ficar como ministro interino até o governo encontrar um outro nome.

Economia

Com informações da Agência Brasil e Estadão