Federação dos Petroleiros prepara greve por tempo indeterminado contra privatização da Petrobras

A reunião do conselho deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), ocorrida nesta terça (12) em Curitiba, reafirmou a necessidade da convocação de uma greve geral da categoria contra a privatização da Petrobras. Nas avaliações das direções sindicais, a greve de advertência feita pela categoria no dia 30 de maio foi uma importante etapa de acumulação de forças na luta em defesa da soberania nacional.

Segundo a FUP,  “os petroleiros desmascaram a gestão de Pedro Parente, evidenciando sua responsabilidade na imposição de uma política de reajuste dos derivados de petróleo indexada ao mercado internacional que fez disparar não só os preços do diesel, como também da gasolina e do botijão de gás de cozinha. A greve dos petroleiros pautou esse debate na sociedade, revelando a relação direta da política de preços dos combustíveis com o desmonte das refinarias e as privatizações no Sistema Petrobrás”.

Na segunda quinzena de junho, os petroleiros farão um ato nacional em apoio à greve que o Sindiquímica Paraná está organizando contra a privatização da Araucária Nitrogenados, cuja venda está em processo de finalização. Ao longo de julho, durante toda semana haverá um ato nacional da FUP em cada uma das quatro refinarias que estão em processo de venda.

Os sindicatos dos petroleiros também irão intensificar a campanha por mudanças na política de preços dos combustíveis durante o período de consulta pública da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que teve início nesta terça-feira, 12/06, e prossegue até 02 de julho.

A FUP e seus sindicatos terão ainda uma força tarefa em Brasília para acompanhar o debate em torno da instalação da CPI que investigará a política de preços da Petrobrás.

Economia

*Com informações da FUP