Requião Filho: “Vi o Estado do Paraná se desmanchar em corrupção”

O deputado Requião Filho (MDB) elenca uma série de perguntas acerca da área da saúde e afirma que viu o Estado do Paraná se desmanchar em corrupção durante a gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Por que ser oposição?

Requião Filho*

Continuo seguindo o lema de defender o meu Estado. E se a defesa dele é o que me move, só posso ter um lado: o da oposição.

Nestes últimos anos, vi o Estado do Paraná se desmanchar em corrupção, em todos os níveis. Foram tantas as manchetes escandalosas, que trouxeram o ex-chefe do Executivo na capa centenas de vezes. E confesso, cheguei a cansar de ler!

Como parlamentar, meu dever é o de fiscalizar e cobrar o Executivo, mas hoje me bateu uma certa curiosidade. Como anda a saúde no Estado do Paraná? Ou melhor: como anda a distribuição das verbas da saúde ao Estado do Paraná?

Economia

Pergunto ao ex-governador o que ele fez pelos hospitais regionais? Por que os deixou de lado? Por que priorizou os grandes?

Pergunto quanto foi o gasto em deslocamento de pacientes que poderiam ter sido atendidos próximos às suas casas, perto de seus familiares?

A que preço foi centralizada a saúde pública estadual? A que preço se interrompeu um grande trabalho de atendimento de qualidade em todo o Estado?

Tenho certeza que helicópteros prestando atendimentos cinematográficos a pacientes em todo Paraná ficam bonitos nos comerciais, mas a que custo?

Não seria lógico que os hospitais regionais pudessem atender a grande maioria dos casos, deixando para os centros maiores apenas situações específicas?

Diga ex-governador? Quais os hospitais instalados no Paraná foram os grandes beneficiários das verbas públicas?

Como costumo não deixar minhas curiosidades de lado, nesta semana, aproveitarei e enviarei ao Governo do Estado meus questionamentos, pois tenho a certeza de que são de interesse de todos os paranaenses.

Ex-governador, o fim de seu mandato pode ter chegado, mas as drásticas consequências de sua administração ainda serão amargadas por um longo período. Continuamos de olho! Sou oposição à má gestão do dinheiro da educação e tenho certeza que você também é.

*Requião Filho é deputado estadual pelo MDB do Paraná.