Gilmar Mendes: “A prisão de Lula é absurda”

O ministro do STF Gilmar Mendes disse nesta sexta (6) que a prisão do ex-presidente Lula é “absurda” e que o PT está sendo vítima de sua “própria obra” — ao se referir às más escolhas que o partido fez para compor o Supremo Tribunal Federal (STF).

“A prisão de Lula é absurda, fruto do autoritarismo desse punitivismo processual hoje em voga no país. Os recursos [que Lula pode apresentar à Justiça] ainda não se esgotaram e já se precipita a prisão!”, disse o ministro desde Portugal.

Gilmar Mendes também afirmou que a única coisa que o consola é que esse estado de coisas excepcional é fruto do processo de desinstitucionalização que o PT promoveu no Brasil, segundo ele, do conluio que existia entre o partido e procuradores, das más escolhas de magistrados para o Supremo Tribunal Federal, completou.

Para o ministro Gilmar Mendes, “em vez de pensar em uma composição da corte [o STF] dentro dos padrões técnicos e jurídicos, privilegiou-se a escolha de pessoas ligadas aos movimentos LGBT, ao MST, basistas e coisas desse tipo. O resultado está aí, é esse direito penal totalitário”.

Deixe um comentário