Cármen Lúcia no bico do corvo

A presidenta do STF Cármen Lúcia entrou no bico do corvo por obra e graça da Globo. A Carminha, como a chamam os Marinho, se isolou politicamente ao se recusar cumprir a Constituição Federal, no caso da discussão da prisão em segunda instância, e, de quebra, ao jogar na fogueira o decano da corte Celso de Mello. Depois de frustrada a malandragem, só resta um caminho para a ministra: a renúncia ao cargo.

Cármen Lúcia, desde que chegou ao posto, responde à Globo. Não importa a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Muito menos importa a opinião do colegiado que presidente. O que vale mesmo para ela é a opinião dos donos da Globo.

Nesta quarta (21), se não houver novas emoções, o ministro Marco Aurélio Mello, relator de duas ADCs, proporá uma questão de ordem na sessão do STF. Se vitoriosa, a corte se obrigará a reabrir a prisão para condenados na segunda instância.

O tema pode não interessar para a Globo e Carminha, mas já foi acordado entre a maioria dos ministros do Supremo e o Congresso Nacional. Ou seja, a presidenta do STF levou um abraço de afogado dos Marinho.

O Blog do Esmael transmitirá ao vivo, esta tarde, a sessão do STF.