Romanelli: China, socialismo de resultados

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) relata as maravilhas do socialismo chinês, após participar de seminário sobre governança na província de Jiangxi. “Como o Brasil, a China tem enormes desafios para superar a desigualdade social, mas diferente do nosso país os chineses trabalham de forma estruturada por meio dos planos quinquenais de desenvolvimento”, escreve. Confira.

China, socialismo de resultados (1ª parte)

Luiz Claudio Romanelli*

“Esconda sua capacidade, espere a oportunidade”. (Deng Xiaoping, líder Chinês)

No período do recesso parlamentar estive na China. Viajei a convite do governo chinês e da província de Jiangxi, onde participei de um seminário sobre governança, representando o Paraná, ao lado de representantes de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Talvez seja um clichê, um lugar comum dizer que voltei muito impressionado com o que vi e vivi nos quinze dias de viagem, mas a verdade é que a China é um país muito especial e ainda mais grandioso do que eu imaginava.

No seminário de governança organizado pelo governo chinês e pelo governo da província de Jiangxi, conhecemos a estratégia global lançada pelo presidente Xi Jinping, chamada “ Uma faixa, uma rota”.

Economia

Em 2013, a China criou a estratégia baseada nos conceitos de crescimento sustentado e equidade social, em que traça metas para a criação de infraestruturas para o livre comercio e para a interconectividade entre os povos. O projeto já conta com a participação de mais de 60 países e o governo chinês quer estendê-lo aos países de língua portuguesa. A iniciativa faz parte do plano quinquenal da República Popular da China e tem como principal objetivo retomar o conceito base da antiga rota da seda, e fomentar as trocas econômicas e de cooperação entre o Oriente e o Ocidente.

Nos últimos 35 anos, a China passou por uma transformação sem precedentes na história da humanidade. A China saltou de país subdesenvolvido a segunda potência econômica mundial.

O país vive um boom econômico e as cidades estão sendo completamente renovadas, com construções e obras realmente fantásticas e numa escala quase inimaginável para o padrão brasileiro. E verdadeiramente impressionante.

O 13º plano quinquenal, aprovado em 2016, prevê um crescimento de 6,5% da economia ao ano. Até 2020, o país terá 150 mil km de ferrovias, 5 milhões de km de estradas, 260 aeroportos e 2.527 cais para navios de mais de 10 mil toneladas. O país também planeja expandir sua rede de ferrovias de alta velocidade para 30 mil km até 2020. No período, 36 milhões de moradias serão construídas.

No setor energético, o país pretende duplicar sua capacidade de energia eólica e triplicar sua capacidade solar, numa efetiva transição para uma economia de baixo carbono.

As sete prioridades-chave destacadas pelo governo chinês são o desenvolvimento de uma estrutura econômica inovadora e a aceleração do aprimoramento industrial; a promoção da transformação industrial; o estabelecimento de um novo modelo de desenvolvimento coordenado; o avanço do desenvolvimento verde; o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e o aprimoramento da qualidade de vida; o aumento da transparência e da integração global; e o aprofundamento das reformas orientadas ao mercado por meio da implementação de reformas institucionais progressivas.

A ênfase do plano é na melhoria da vida das pessoas, com objetivos específicos para aumentar o poder aquisitivo da população, criar novos empregos em áreas urbanas e reduzir as desigualdades dos moradores das áreas rurais, entre outros. Igualmente, o país promove a harmonia e a estabilidade social.

A China trabalha pela cooperação internacional, e com o Brasil em especial, mantém uma longa amizade e parceria baseada na lealdade recíproca.

Como a China, o Brasil tem também dimensões continentais. Como o Brasil, a China tem enormes desafios para superar a desigualdade social, mas diferente do nosso país os chineses trabalham de forma estruturada por meio dos planos quinquenais de desenvolvimento.

Mas sobre isso e muito mais falarei na próxima semana.

Xie xie, Bom dia, Paz&Bem!

*Luiz Claudio Romanelli, deputado estadual pelo PSB, é líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná.

Comments are closed.