Mesmo na crise, Prefeitura de Araucária (PR) implanta passe livre para todos os estudantes

Está aí um bom exemplo para todas as capitais e cidades de médio e grande portes. A Prefeitura de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, instituiu o passe escolar gratuito para todos os estudantes regularmente matriculados no município.

A Prefeitura informa realiza o controle da gratuidade por meio do cartão “Educard”, que permite o carregamento de créditos relativos a duas passagens diárias (ida e volta) para todos os estudantes.

Os créditos no cartão levarão em conta os dias letivos e o horário de aula do aluno, que não pode ser utilizado aos domingos e feriados.

Os estudantes matriculados no turno da manhã terão o cartão das 04h às 13 horas. Para os do turno da tarde, o benefício vale das 11h às 19h. Para alunos matriculados no período da noite, das 17h à 01h e vale qualquer horário para alunos matriculados em turno integral.

De acordo com a Prefeitura de Araucária, o aluno que tiver menos de 75% de frequência nas aulas, durante o trimestre (com exceção das faltas justificadas nos termos da legislação educacional) também pode perder o passe livre.

“New Deal Araucariano”

Economia

O prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS) parece ter sido influenciado pelo New Deal norte-americano, a política de recuperação dos Estados Unidos, pré-Segunda Guerra, que consistia em estimular a economia e conter a explosão de crimes causados pelo desemprego na crise de 1929.

Pelo sim pelo não, o secretário Municipal de Governo Genildo Carvalho explica que a implantação do passe livre para todos os estudantes era uma bandeira antiga dele e do prefeito. “Na minha época de líder estudantil eu lutava por esse benefício. Então, agora no governo municipal, não faria sentido se não implementássemos”.

Comments are closed.