Veja quais servidores serão afetados pelo 12º pacote de maldades de Beto Richa

A 12ª edição do ‘pacote de maldades’ do governador Beto Richa (PSDB), que chegou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa, atinge cerca de 15 mil servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE).

A mensagem governamental nº 20/2017 institui mudanças na estrutura QPPE, tais como na jornada de trabalho, sem o necessário diálogo com os sindicatos das categorias afetadas.

Pelo QPPE previsto pela lei 13.666, de 2002, a redução de jornada era atribuição do chefe do Poder Executivo. Se esse Projeto de Lei for aprovado pela Assembleia, primeiro o governo ouvirá a Secretaria da Administração para depois decidir o que faz com a jornada.

Na prática, ao mexer na descrição de função, Richa “ampliou” a descrição do perfil profissiográfico com o objetivo de obter a figura do “servidor coringa” que pode tapar buracos na administração pública. Isto seria um estratagema para evitar a realização de novos concursos para preencher o já minguado quadro.

Note o caríssimo leitor que em 2004, portanto há 13 anos, os servidores do QPPE somavam 22 mil ou 18,4% do total dos funcionários ativos do Poder Executivo.

Além disso, segundo informações de alguns sindicatos, que ainda estudam o documento, o novo pacote de Richa vai eliminar as gratificações para algumas funções.

Economia

O Quadro Próprio do Poder Executivo – QPPE é formado pelos seguintes cargos: Agente de Apoio; Agente de Execução; Agente de Aviação; Agente Penitenciário; Agente Profissional; Agente Fazendário Estadual A; Agente Fazendário Estadual B; e Agente Fazendário Estadual C.

O Blog do Esmael disponibiliza (clique aqui) uma relação completa das categorias profissionais atacadas pelo 12º pacote de maldades de Beto Richa.

Com informações de sindicatos.

http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2017/06/anexo_servidores_qpe.pdf

Comments are closed.