Rafael Greca: Conectando Curitiba

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) escreve em sua coluna, nesta quarta-feira (10), que vai fazer o que “outros” prefeitos não fizeram, conectando a cidade por meio de trânsito e transporte.

Conectando Curitiba

Rafael Greca*

Estamos projetando com a equipe do Ippuc uma obra fundamental para Curitiba, a Conectora 3, um novo eixo estrutural da cidade. É a obra que escolhi para marcar os meus quatro anos na Prefeitura e vou participar pessoalmente de cada etapa dela, do projeto à execução, até porque sou engenheiro do Ippuc.

Vamos buscar para a nova Conectora um traçado que permita a ligação leste-oeste nos moldes do sistema trinário, com transporte coletivo circulando por canaletas exclusivas e o fluxo de automóveis nas duas vias rápidas, Centro-bairro e bairro-Centro.

Será um eixo de transporte igual ao existente na ligação norte-sul, por onde hoje circulam os biarticulados Santa Cândida/Capão Raso e Pinheirinho/RuiBarbosa.

Economia

Está na hora de fazer as conectoras, que foram incluídas no Plano Diretor da cidade pelo saudoso arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, em 1965, mas nunca saíram do papel. Foi feita só a Conectora 5, mas incompleta: termina no viaduto da Volvo e não chega a Campo Largo.

A integração metropolitana do transporte será fortalecida com a ligação da Conectora 3 ao eixo norte-sul e aos demais eixos de transporte da RIT. Vamos fazer uma conectora metropolitana e renovar a importância do nosso querido Portão e da Fazendinha, este último um dos bairros que mais cresceu na cidade nas últimas décadas.

É uma rua que começa em Araucária, atravessa o Tatuquara, entra na CIC, vem para a Fazendinha, passa pelo Portão, chega na Avenida Wenceslau Braz, entra na Vila Lindóia e de lá para a Vila Hauer, o Boqueirão e a São José dos Pinhais.

Os projetos estruturantes para o trânsito e o transporte da cidade precisam ser retomados. Essa sempre foi uma tradição urbanística de Curitiba, que virou exemplo para o mundo, mas que perdeu sua essência por causa de projetos sem visão sistêmica, feitos sem levar em conta a demanda de crescimento que o próprio projeto proporciona.

Vamos retomar, vamos fazer o que outros não fizeram, vamos conectar a cidade por meio de trânsito e transporte. Volta Curitiba.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.