Com quase 4 milhões de visualizações, o clássico Atletiba desta quarta-feira (1º) foi o prenunciou da morte da Globo.
O jogo valendo pelo campeonato paranaense foi transmitido ineditamente pelo Youtube e Facebook.
A Globo melou a transmissão no último domingo (19/02), então, Atlético e Coritiba resolveram não dar o pontapé inicial em protesto contra o monopólio da emissora.
Por isso, o histórico Atletiba foi transferido para ontem, Quarta-Feira de Cinza.
A partida na Arena da Baixada quebrou um paradigma e serviu de exemplo para os demais times brasileiros, pois, mais que uma luta contra o monopólio da TV Globo nos eventos esportivos, representou um novo modelo de negócio.
A Copel Telecom, subsidiária da Companhia Paranaense de Energia, foi a principal patrocinadora do “Fora Globo”.
A transmissão pela internet também significou que as emissoras de tevê — tal qual os jornais impressos — aceleram o passo rumo à cova, ou seja, elas tendem rapidamente a se tornar obsoletas num mundo 100% digital.
Na semana que passou, em Barcelona, Espanha, ocorreu o Mobile World Congress 2017. De lá vieram notícias nada animadoras para as tevês – em especial à Globo – por que estima-se que em dez anos 90% do conteúdo que assistiremos será transmitido online.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.