Rafael Greca: Saúde já

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN), na reestreia de sua coluna, aconselha os demais colegas a denunciarem “heranças malditas” em seus municípios, a exemplo do que ele fez esta semana ao divulgar “legado” de R$ 1,2 bilhão em dívida deixado pelo antecessor Gustavo Fruet (PDT). O colunista também antecipa qual será o lema da gestão dele: “Saúde já, com atendimento médico de qualidade e remédio grátis.”

Saúde já

Rafael Greca*

Neste primeiro artigo como prefeito da Capital dos paranaenses, saúdo todos os colegas que assumiram as Prefeituras nos demais municípios de nosso Estado. Meus amigos, Prefeitos e Prefeitas escolhidos democraticamente para comandar suas cidades, desejo a todos muito sucesso nessa nossa valorosa missão.

Assim como eu, acredito que muitos herdaram Prefeituras com sérias dificuldades financeiras. Em Curitiba, o “legado” que recebemos foi uma dívida de 1,2 bilhão de reais. Na última segunda-feira, mostramos à população, por meio de uma coletiva de imprensa, essa herança caótica. Aconselho aos colegas a fazer o mesmo em seus municípios, para que a população saiba a verdade e entenda como será espinhoso o caminho da recuperação.

O Brasil passa por uma grave crise econômica, o que traz ainda mais obstáculos a todos. Temos que eleger nossas prioridades, aliás, deixar que a população as elejam por nos. E todas as pesquisas de opinião que tenho visto recentemente mostram, de forma unânime, que a saúde é a grande preocupação das famílias na maioria das cidades.

Economia

Teremos que concentrar nossas forças, fazer esforços extremos para oferecer às pessoas um bom atendimento, mais humanizado, com qualidade técnica e profissional.

E outra dificuldade para a população é o preço dos remédios. Somente a consulta não basta, o atendimento medico precisa ser complementado com o acesso ao medicamento também por meio da rede pública de saúde.

Esse deve ser nosso lema: Saúde já, com atendimento médico de qualidade e remédio grátis.

O momento é difícil mas também oportuno. Temos um paranaense no comando do Ministério da Saúde. Não tenho dúvidas que o ministro Ricardo Barros vai abrir as portas de Brasília para os prefeitos paranaenses como nunca foi feito antes no Ministério da Saúde.

E no Estado também as portas estão abertas com o secretário da Saúde Michele Caputo, que segue a determinação do governador Beto Richa de atender bem a todos os municípios.

Então, todos juntos, Prefeituras, Ministério, Governo do Estado, podemos promover um grande mutirão de saúde nas cidades, em todo o Paraná. Saúde já para o nosso povo querido.

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.