Mídia é covarde o suficiente para não discutir a despenalização visando esvaziar presídios

Os dois recentes extermínios de presos — um no Amazonas e outro em Roraima — são apenas a ponta do iceberg dentro um sistema carcerário falido no país.

O Brasil é o quarto maior encarcerador no mundo com 622 mil detentos. O primeiro são os EUA (2,2 milhões), seguido da China (1,6 milhão) e da Rússia (644 mil).

Daqui a poucos anos estima-se que haverá mais brasileiros atrás das grades que no resto do mundo, a persistir esse ritmo de criminalizações.

O diabo é que a mídia não tem coragem para botar o dedo na ferida. Prefere o discurso fácil segundo qual “bandido bom é bandido morto” a enfrentar o problema de frente. Isto significa covardia e despreparo dos barões e de alguns profissionais de imprensa que preferem o sensacionalismo das tragédias do mundo cão.

Dito isto, vale ressaltar que cerca de 140 mil pessoas — ou quase um quarto — estão presas em virtude das drogas. Ora, por que não descriminalizar as drogas como fizeram muitos países para esvaziar os presídios?

O fetiche da punição ao usuário de drogas atende mais à lógica da reprovação moral, repetida pela mídia, do que a racionalidade econômica e social.

A questão das drogas é somente o ponto de partida para resolver a superlotação e debelar os continuados massacres nos presídios.

Resgato aqui a opinião do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que em artigo especial esta semana denunciou o exagero na quantidade de presos provisórios no país. Segundo ele, a prisão antecipada explica a barbárie de Manaus (ele ainda não sabia que outro massacre ocorreria 72 horas depois em Boa Vista).

No Brasil, cerca de 40% dos presos totais (250 mil) são provisórios, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De nada ainda construir penitenciárias se a mente da velha mídia é pelo encarceramento, ou seja, pela retroalimentação de um sistema falido de aprisionamentos como se fosse um moto-perpétuo.

A prisão não pode e não deve ser o único remédio para desvios de condutas com baixo potencial de ofensa ao bem jurídico tutelável. Não faz sentido punir quem quer que seja de maneira desproporcional com o objetivo de “vingança” do cidadão que não se enquadra ao status quo ou ao establishment.

Não há uma evidência sequer de que a prisão transforma o homem e a mulher em seres humanos melhores. Pelo contrário.

O fim da prisão provisória e a descriminalização das drogas são medidas urgentes que baixariam a população carcerária para 232 mil presos.

Por que, então, as autoridades e a mídia não defendem esses dois pontos para solucionar de vez a crise da superpopulação presidiária? Simples: 1- covardia; e 2- negócios (para alguns poucos).

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Cadeia é só pra PPP. Por exemplo: o filho do Eike atropelou e matou um ciclista num túnel que estava interditado para carros. O que aconteceu? Tá solto, soltinho da silva. Cadeia não é para rico, nunca foi.

  2. PASSOS: fumaste um baseado, dos grandes? Onde você viu um absurdo desses? Deve ter sido o Alexandre Garcia ou o cineasta fracassado Arnaldo Jabor que “soprou” esse absurdo prá você né?

  3. Aos coxinhas bem informados, que criticam a legalização da maconha, sabem em quantos estados americanos ela é liberada para “consumo recreativo”? Não, né? Vou dar uma dica: eles tem 55 estados.
    Pensaram?
    2? 4? 6? 10? NÃoooo!
    Em 28 estados ela é liberada.
    Só nesta república das bananas falar nisso é tabu. PQP.
    ps: nunca fui usuário de droga nenhuma. Nem lícita nem ilícita.

  4. ATÉ QUE SINTO FALTA DO CAPITÃO. ERA DIVERTIDO RIR DAQUELAS LOUCURAS. O TAL JOHN DE MIAMI ESCOLHEU ESSA CIDADE MUITO BREGA, E O “CODI” É MUITO CHATINHO.

  5. ESMAEL, ISSO NÃO CARA. HOJE VI UMA FOTO COM A MACONHEIRA DA MAITÊ POSANDO COM UMA FOLHA. ISSO DETONA O CÉREBRO E É PORTA PARA DROGAS PIORES. NÃO!! VAI SE DESMORALIZAR.

  6. Tem muito navalha no transito que enche o cu de alcool e atropela pedestres que odeia ,maconheiros,skatistas,ciclistas e toda turma que nao polui nem intervem contra vida de ninguem.

  7. Rapaz…foi so falar em liberar bagulho que a maconheirada baixou em peso aqui pra defender a maldita, sem falar alguns assiduos que postam aqui ja demonstraram seu apreco a iguaria do capeta. A meu ver a lei a exemplo de alguns paises orientais deveria ser mais dura ainda aqui, inclusive defendo a prisao de usuarios pois sao eles que formentam o trafico que desencadeia toda a violencia advinda da droga.

  8. Existe uma ignorância absurda no esquerdismo ou mau-caráter mesmo. Os caras acham que se sumir com um crime o problema vai estar resolvido no outro dia. Já sei, vamos acabar com todas as multas e os crimes de trânsito que no outro dia não teremos mais nenhum problema, acidente ou mortes no trânsito.
    Apaga umas frases nos Códigos Penais e tá tudo resolvido. Como num passe de mágica.

    • Mau caratismo existe por traz da autoria do pensamento absurdo que defende.as mais mortiferas drogas desse pais sao legalizadas e que tambem mais sobrecarregam as unidades de saude do mesmo.ingenuidade achar que o trafico esteja preocupado com a legalidade do seu setor.

  9. A quem posta usando meu apelido, obrigado pela singela homenagem! É gratificante perceber que realmente a internet da voz aos idiotas.

  10. P de preto, de puta, de pobre e de prisão provisoria.

    Na boa, as pessoas comentam sem ler a matéria, eu perdi o meu tempo primeiro lendo os comentários, 15 ao total. P DE PRETO, POBRE, PUTA, e de “prisão provisoria” que só se aplica em pobre, tantos playboys ai soltos depois de cometer crimes, e recorrer dezenas de vezes, o caso daquele cidadão de Guarapuava que matou violentamente dois jovens em Santa felicidade, se ele pode ficar solto aguardando o julgamento, as outras pessoas que estão encarceradas também deveria ter o mesmo direito, de esperar os seus julgamentos em liberdade, pois é só a partir dai que o cidadão é declarado culpado.

  11. KD aquele troxa o tal do Zé Pelintra as vezes eu pensava que era o próprio dono desse blog

  12. Quando é que vão prender o Traficante Mor, AÉCIO NEVES?

  13. Quando é que vão prender o Traficante Mor, AÉCIO NEVES?

  14. Quando é que vão prender o Traficante Mor, AÉCIO NEVES?

  15. Se é para prender todos os TRAFICANTES, porque ainda não prenderam o AÉCIO NEVES do PSDB-MG que transportava 445 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA no helicóptero dos Perrela?
    Traficante tem ir para a cadeia mesmo.

  16. Culpar a velha mídia é piada. A culpa é do legislativo, executivo e judiciário. Inclusive, nos 12 anos de PT, não fizeram merda nenhuma para melhorar este quadro e ninguém da esquerda reclamou.

    • Se é para prender todos os TRAFICANTES, porque ainda não prenderam o AÉCIO NEVES do PSDB-MG que transportava 445 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA no helicóptero dos Perrela?
      Traficante tem ir para a cadeia mesmo.

    • Velho,n fale uma aberraçao destas,a esquerda sempre convocou o congresso e senado pra debater temas polemicos como esse sem nenhuma resposta.ocorre que sendo minoria no legislativo isso jamais ocorreria,ate pq dentre os proibicionistas encontram se defensores de donos de clinicas de recuperaçao.

  17. Cannabis n e droga.e uma planta com propriedades medicinais tambem.alem disso,sua liberaçao injetou cerca de 6 bilhoes de ativos na economia.🇺🇸.

  18. Peguem uma cidade como Londrina, soltem todos os vagabundos que estao presos por tráfico e fujam da cidade… O que tem de “mercadoria” e gente da pior espécie presas por tráfico é uma coisa absurda. Matéria muito irresponsável essa, nem vou comentar mais…

  19. Eu sempre falei que esse blog defendia vagabundo e pilantras de toda espécie e não só os políticos. Quando o povo começar a fazer justiça aí o blog vai começar com as postagens de “intolerância”.

    • Droga e aceitar as 💩que defeca nesse espaço.nessas horas agradeço por ainda n terem criado o computador de cheiro.

    • Quando é que vão prender o Traficante Mor, AÉCIO NEVES?

    • Se é para prender todos os TRAFICANTES, porque ainda não prenderam o AÉCIO NEVES do PSDB-MG que transportava 445 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA no helicóptero dos Perrela?
      Traficante tem ir para a cadeia mesmo.

    • NÃO SE ILUDA, SE PT É MACONHA, AÉCIO É COCA.

  20. Despenalização? Que poha é essa? Comete crime é não quer punido?
    Se preocupa não, o sonho dos PETISTAS vai se tornar realidade não!

    • Se é para prender todos os TRAFICANTES, porque ainda não prenderam o AÉCIO NEVES do PSDB-MG que transportava 445 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA no helicóptero dos Perrela?
      Traficante tem ir para a cadeia mesmo.

    • descriminalização e ruim para uma cambada rola bosta que é sustentada por dinheiro sujo ao inves de o povo receber imposto e diminuir gente da prisão
      mas vc um filho da p comissionado é pago para defender o moralismo e sempre apontar contra o PT
      babaca

  21. Se a moda pegar vai diminuir bem a quantidade de vagabundos que sustentamos na prisão.

    • Se é para prender todos os TRAFICANTES, porque ainda não prenderam o AÉCIO NEVES do PSDB-MG que transportava 445 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA no helicóptero dos Perrela?
      Traficante tem ir para a cadeia mesmo.

  22. Vixi o blogue agora tá defendendo liberação de bagulho… valhame deus …