Em Carta Aberta, concursados acusam Beto Richa de planejar o fim da função de professor

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB), aos poucos, está eliminando as funções de professor e pedagogo nas 2,1 mil escolas da rede pública. É o que constata estudo inédito do coletivo de 3,3 mil concursados que aguarda a nomeação desde 2013.

Ao passo que se diminui a quantidade desses profissionais do magistério nas escolas, quando se reduz a hora-atividade e se pune aqueles que adoecem com a não atribuição de aulas, Beto Richa acelera rumo ao fim da função de professor no Paraná.

O documento denuncia ainda que governo do estado tem contratado esses mesmos professores e pedagogos remanescentes em regime PSS, ou seja, com salários menores que os pagos ao quadro próprio.

A professora Patrícia Fernanda Derlan, de Chopinzinho, Sudoeste, uma das articularas do coletivo dos concursados de 2013 disse ao Blog do Esmael que os 3,3 mil remanescentes estão mobilizados em todo o estado. “Já estamos em contato com os deputados na Assembleia Legislativa”, revelou.

“A grande maioria dos professores aprovados são PSS’s e, contrariamente ao anunciado pelo governo, não recebemos 5.213,00 reais. Em média o valor recebido por 20 hora/aula é de 1.415,00 reais, e salientamos também que a maior parte destes professores aprovados no referido concurso exercem, sua função, em vaga real, como PSS”, diz um trecho da Carta Aberta.

A seguir, leia a íntegra da Carta Aberta:

Economia

http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2017/01/carta_aberta_concursados.pdf

Comments are closed.