Beto Richa prepara novo tarifaço de 26% na conta de água dos paranaenses

O governador do Paraná Beto Richa (PSDB) deverá, em abril, aumentar 26% a tarifa de água e esgoto da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

Desde que assumiu, em 2011, o desalmado tucano já reajustou o insumo em 106% para satisfazer a ganância de sócios privados da estatal.

Claro que essa patifaria toda teve o aval da submissa “Bancada do Camburão” na Assembleia Legislativa.

O novo tarifaço da água está sendo previsto pelo banco BTG Pactual, de André Esteves, que está dando as cartas no estado no que diz respeito a água, energia e lixo. É o que depreende reportagem de Fernando Jasper, da Gazeta do Povo.

A liquidação da Sanepar e da Copel na bolsa de valores é acompanhada com apreensão pelos investidores e frente política.

O mercado vê riscos porque o grupo do governador Beto Richa deverá perder o mando político a partir do ano que vem. Agências de classificação de risco pintam um cenário sombrio para o tucano, que poderá ficar sem o Senado e sem um aliado no Palácio Iguaçu.

Economia

Caso os senadores Roberto Requião (PMDB), Alvaro Dias (PV) ou o ex-senador Osmar Dias (PDT) sucedam a Beto Richa, por exemplo, é muito provável que ambos revoguem a venda das ações da Copel e da Sanepar. Eles todos sempre tiveram horror a privatizações.

Comments are closed.