Vem aí o “acordão” geral e irrestrito

Se discute um salve-todos às vésperas das festas do Bom Velhinho. Vem aí o “acordão” geral e irrestrito que beneficiaria os implicados na Lava Jato a estibordo e a bombordo.

Há dois tipos de acordões (por favor, não confundir com “acórdões”, que são decisões judiciais proferidas).

O primeiro visa gongar o ilegítimo Michel Temer (PMDB) até março de 2017 e, consequentemente, realizar eleições indiretas via Congresso. O nome do substituto também está em negociação entre os contendores de A a Zinco. Dois deles estão na mesa: Fernando Henrique Cardoso e Nelson Jobim.

O segundo tipo de acordão, do qual compactua o PCdoB, passaria pela preservação de Temer, como defendeu esta semana o governador do Maranhão Flávio Dino.

Em entrevista ao espanhol El País, Dino afirma que “não há saída que não Temer, mas transição tem que ser pactuada”.

Para o governador comunista, é fundamental um pacto nacional para que o governo Temer chegue até 2018, mas alerta que iniciativas como a reforma da Previdência podem desestabilizar ainda mais um país já conflagrado.

Por outro lado, tem posições como a do ex-ministro José Dirceu que advogada sem conciliações ou acordos.

“É agora ou nunca. Sem conciliações e acordos, é hora de um programa de mudanças radicais, na política e na economia”, escreveu da prisão “Daniel” (codinome de Dirceu nos tempos da ditadura militar).

Mas a linha que vai prevalecendo é a seguinte: quem dançou, dançou, quem não dançou não dança mais.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Um pais onde tem mais de 300 picaretas ,mais de 60 covardes no senado com apoio dos acovardados bem como disse LULA,como governar um país assim…stf acovardados isso não e justiça e picaretagem…vergonha.

  2. CUBA: A EXATA MEDIDA DE UM IMENSO FRACASSO

    por Gustavo Castañon

    Coxa: “Vai pra Cuba!”
    Com a morte de Fidel o leitmotiv predileto da direita vai voltar à carga.
    Esse é a acusação de que a esquerda quer transformar o Brasil numa Cuba, como se essa ilha fosse um imenso fracasso.

    É uma estratégia tão, mas tão desonesta, que é até difícil explicar o tamanho da desonestidade.

    Mas vou tentar.

    Para começar, Cuba pode realmente ser ruim para mim, que sou de classe média alta, mas é para 100% de seus habitantes melhor do que o Brasil é para 90% dos seus.

    Esse não é um chute estatístico, mas uma estimativa conservadora.

    75,9% dos brasileiros vivem com menos de U$10.000 ao ano enquanto 10% dos brasileiros abocanham 75,4% da renda nacional (1% abocanha 48%) [1].

    A renda per capita em Cuba ajustada por poder de compra é de 20.611 [2] dólares internacionais, enquanto a do Brasil antes da depressão econômica era de 15.893 dólares [3].

    O povo daquela ilha rochosa bloqueada é mais rico que o povo do continente Brasil.

    Essa é uma realidade chocante e geralmente desconhecida.

    Ainda assim não quero ir pra Cuba, a não ser a turismo.

    Porque para mim a quantidade de liberdade é mais importante do que o pão. É claro, eu tenho pão. Bem mais do que isso, eu faço parte dos 10% de privilegiados brasileiros.

    Logo, sou mais livre aqui do que lá. Mas minha diarista certamente não. Que pena que ela não tem ideia do que realmente significa “Vai pra Cuba!”.

    E é também por isso que não posso querer para mim uma sociedade moralmente monstruosa como os EUA, aquela plutocracia onde o último traço de democracia é uma relativa liberdade de expressão.

    Mas o Brasil, meu Deus, o Brasil é uma monstruosidade social tão maior, que querer que ele se transforme em algo parecido com os EUA é querer reformas de esquerda.

    Sim, na maioria dos aspectos, os EUA estão à esquerda do Brasil.

    No dia em que o Brasil tiver um salário mínimo como o dos EUA (U$7,25 por hora contra U$1,12) [4], uma distribuição de renda como a dos EUA (gini 40,8 contra 54,7) [5] ,
    uma lei de mídia como a dos EUA, a proteção às indústrias e agricultura local como a dos EUA, um estado do tamanho do dos EUA [6] (14,6% da população empregada contra 11,1%),
    a direita vai poder alertar para o risco de ele virar uma Alemanha.

    Até lá, em vez de gritar: “A esquerda quer transformar o Brasil numa Cuba!”, deveria gritar: “A esquerda quer transformar o Brasil num EUA!”.

    E quando o Brasil ficasse parecido com os EUA, querer um governo de esquerda ia ser querer que o Brasil começasse a ter políticas de salvaguarda social mais parecidas com as da Alemanha [7] ,
    sua saúde pública, sua educação pública, suas políticas ambientais estreitas, sua carga tributária (40,6% contra 34,4% do Brasil) [8], seu imposto progressivo (quanto mais rico, mais imposto).

    E a direita deveria então gritar, se quisesse ser honesta: “Cuidado, a esquerda quer transformar o Brasil numa Alemanha!”

    E então, quando o Brasil ficasse parecido com a Alemanha, a direita poderia alertar para o risco de virarmos uma Dinamarca.
    Aí, querer reformas de esquerda seria querer que mais da metade da renda fosse para os impostos (50,8%) [9], que os filhos da elite fossem obrigados a estudar em escolas públicas,
    entre as melhores do mundo, que estado tivesse mais de um terço da população empregada (34,9%) [10], bancasse dois anos de licença para criar um recém-nascido,
    limitasse fortemente a atuação das grandes corporações, fosse radicalmente democrático.

    Finalmente, quando o Brasil ficasse parecido com a Dinamarca, o direitista poderia gritar sem hipocrisia seu terror com a Cuba que se avizinha, a do estado total e economia planificada,
    e disfarçar melhor sua inveja do funcionário público sob a máscara do ódio ao estado. Provavelmente nesse dia, até eu estivesse protestando a seu lado.

    Na estratégia do espantalho cubano o reacionário brasileiro finge ser a favor da liberdade e do mérito, enquanto na verdade é contra.

    Contra a liberdade do povo, seus direitos trabalhistas, o investimento na educação e universidade públicas, o fortalecimento do SUS e a redução dos juros.

    Contra o aumento da carga tributária, do salário mínimo, do estado, da remuneração do professor básico, da distribuição de renda e das oportunidades para os excluídos.

    Um conservador na Inglaterra é só um conservador. Um conservador no Brasil é um monstro.

    Um monstro que quer conservar as estruturas de um dos países mais desiguais e injustos do mundo.

    Não, Cuba não é o paraíso.

    É só uma ilha rochosa no meio do Caribe sem recursos naturais de qualquer tipo e bloqueada economicamente há cinquenta anos.

    E, no entanto, garante saúde e educação universal para seu povo e tem IDH maior que o nosso, nós, que
    somos um continente, nós, que temos todos os recursos naturais.

    Essa é a medida de nosso fracasso.

    O incrível e gigantesco fracasso do capitalismo brasileiro.

    • Faz a análise da Suécia, agora … a mesma análise … país onde não tem rede globo, não tem escola privada e nem hospital privado, e nem coxinha batendo panela … lá tudo é público …

    • Louise, então me responda.

      1) Por que então, nenhum cidadão que apoia aquela ditadura que aprisiona o povo em seu próprio país cogita morar lá?

      2) Por que cubanos arriscam a própria vida para fugir de lá?

      3) Por que os que conseguem fugir, muitas vezes deixando familiares naquela ilha de aprisionamento, não querem nunca mais voltar pra lá?

      4) E por último, por que a própria filha de Fidel Castro fugiu de lá?

    • Louise,

      Cópias………….., muitas cópias………………………, do seu perspicaz e contundente TEXTO, para serem distribuídas por este Brasil afora……………., em especial nas Escolas……………..!!!!!

    • Luise:

      O PT é fraudador; trapaceiro; escroque; velhaco; enrolador; biltre; inescrupuloso; astuto; dissimulado; impostor; fingido; patife; porra-louca; charlatão; caluniador; falsários; vitimista; hipócrita; enganador; mau-caráter; cábula; explorador; chicaneiro; truculento; malfeitor; ardiloso; tratante; nocivo; esquerdalha; difamador; picareta; embusteiro; burlão, choramingas e VIGARISTA. Tudo ao mesmo tempo. Ponto final.

  3. TENHO VERDADEIRO NOJO DIANTE DE TANTA IGNORÂNCIA POLÍTICA; o povo merece o que tá acontecendo, vota nesses corruptos, covardes e canalhas que estão mandando no PR e em Brasília.

  4. Ai genti, parem já de críticas, vamos confraternizar nesse ambiente natalino. Viva Lulalá!

  5. QUE PAÍS É ESSE; QUE PAÍS É ESSE; QUE PAÍS Ê ESSE? É esse o país que os idiotas com camisas da seleção sempre sonharam; salafros e covardes; GANHEM NAS URNAS SEUS CAFAJESTES. CANALHAS, CANALHAS.

  6. Zé Dirceu, um criminoso preso dando palpite na economia que ele ajudou a destruir roubando. E tem imbecil que aplaude!

    E o Lula hein, mais conhecido agora como penta? O blog esta quietinho a respeito, como se nada estivesse acontecendo.

    • Qual é o crime dele? … E do Palloci? … Porque, até ontem, nenhuma prova fora colhida contra eles … somente convicção … e prisão arbitrária …

      • Bono, então para seu conhecimento, Zé Dirceu está preso pelos seguintes crimes:

        Corrupção passiva, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.

        Receber propina referente a contratos obtidos pela construtora Engevix junto à Petrobras.

  7. Deixa eu ver se entendi … os caras (corruptos) estão querendo extirpar o Temer, o ilegítimo, e, por acordão do congresso, colocar na presidência FHC e/ou Jobim, que também é tucanaço? … Ou seja, tira um bosta, e coloca outro bosta que não tem voto e que foi escorraçado da presidência, com os piores índices que alguém já teve no universo? Que quebrou o país mais de 3 vezes? Levou a bancarrota? Índice de desemprego na estratosfera? O povo passando fome? Essa é a solução? … Que bosta de ideia de gerico tudo isso heim? … Foi pra isso que os trouxas saíram batendo panela nas ruas? …

    Devolvam pra Dilma, peçam desculpas … ela leva até 2018 e vocês, daí então, lancem candidatos a altura de suas propostas e defendam tudo isso que aí está em campanha eleitoral …

    Ou, através de eleição direta pelo parlamento, coloquem lá, o Lula … ao menos, nos oito anos que ele governou, o Brasil foi de vento em popa …

    • Bravooooooooooooooo…………, “”BONAVOX””……………………!!!!!

      E quem o viu no voo de New York para S. Paulo, domingo agora, avaliou que está se locomovendo até com certa dificuldade…………….!!!!

      “”Vade retrum””………………, Entreguista………………..!!!!

  8. É o Congresso de ladrões se juntando para salvar a própria pele.
    Aqui, o crime compensa, não é mesmo Sr. Youssef ?
    É só saber os podres de certas pessoas do Judiciário, Executivo e Legislativo.
    Um País de ladrões que comandam o poder.
    Viva o Brasil !

  9. É isso aí Zé, sem acordo com os GOLPISTAS e Entreguistas………………….; com a Pátria não se transige………………..!!!!!!

    A saída esta na deposicão dessa CORJA de maneira incondicional e pela restabelecimento da LEGALIDADE com a reconducão ao comando do País pela Presidenta Dilma Rousseff………………….!!!!!

    E se a Canalhada no Congresso tentar dificultar a normalidade que a Sociedade confira poderes especiais à Presidenta com vistas ao restabelecimento da normalidade Democrática até 2018……………….!!!!

    Que se afaste qualquer outra saída que envolva FHC O Cínico, assim como, O Banqueiro “”RAMBO”‘ ou a Carmen “”Toda Globo”‘ Lúcia………………..!!!!!

    Ahh……………., e também nem pensar a proposta sendo lavrada pelo Miro “”Todo Globo”” Teixeira……………..; essa então seria a manietacão até mesmo do Futuro Presidente a ser eleito em 2018…………….., ou seja, um Parlamentarismo de Batedores de Carteira…………….!!!!!

  10. Revolução Já!

    Às armas, é melhor morrer lutando do que tralhando sem aposentaria.

    • KKkkkkkk, garrucha, vc é uma piada! Até a arma que escolheu não vale nada.

    • Oigalhetche!!!!
      Fora com os COVEIROS do SEXAGENÁRIO

      Fora com os governos e parlamentares envolvidos com CORRUPCAOS e CORRUPTORES

      FORA COM AS PEC que visa a ESFOLAÇÃO CONSTITUCIONAL do povo

      Fora com o entreguismo do Brasil

      Ordem e progresso já!!!!