Blog do Esmael Richa afasta diretor negro por suposto apoio à ocupação de escola por estudantes no Paraná | Richa afasta diretor negro por suposto apoio à ocupação de escola por estudantes no Paraná |

Richa afasta diretor negro por suposto apoio à ocupação de escola por estudantes no Paraná

lidio_richaO governador Beto Richa (PSDB) causou revolta na comunidade escolar do município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, ao afastar o diretor do Colégio Estadual Rosilda Souza Oliveira, Henrique Lidio, devido ao suposto apoio que ele deu à ocupação dos estudantes no mês de setembro. “Entristece-me ser impedido de exercer a atividade que escolhi para minha vida”, lamenta.

A vingança do tucano contra o diretor mobilizou uma rede de solidariedade formada por professores, alunos, pais e moradores da cidade.

Richa afastou liminarmente o diretor de forma arbitrária, sem direito a defesa prévia.

De acordo com informações colhidas pelo Blog do Esmael, o governo do estado determinou que a Secretaria de Estado de Educação (SEED) faça uma caçada às bruxas. Ou seja, outros professores já estão respondendo ou irão responder em breve a processos administrativos pelo mesmo motivo que o professor Lidio está respondendo.

Educadores vão pedir nesta semana um posicionamento firme da APP-Sindicato acerca dessa perseguição política desencadeada a partir de “delação premiada”, isto é, deduragem falsa, haja vista que o diretor do colégio de Piraquara afirma que em momento nenhum comandou a ação estudantil e, após a ocupação ser deflagrada, tomou todas as ações legais necessárias e agiu com todo cuidado, procurando superar o conflito e evitar atos de violência que pudessem colocar em risco a integridade dos estudantes.

O temor dos educadores paranaenses é que esse afastamento de Lido abra precedente para que Beto Richa a criminalize a participação política e persegue aqueles que se posicionam contra os interesses do poder hegemônico.

Se caso de Henrique Lidio não é perseguição política, o que então seria, racismo?

Nas redes sociais, a comunidade piraquarense usa as hasthags #VoltaHenrique #Sou+Rosilda e #NãoApoioInjustiça.

Em sentido amplo, a instabilidade causada pela criminalização também pode oportunizar ao grupo que perdeu a eleição dar “golpe” na democracia da escola, desrespeitando a escolha da comunidade nas 2,1 mil escolas da rede pública.

Abaixo, leia a íntegra da nota de esclarecimento do diretor:

NOTA
DIRETOR HENRIQUE LIDIO

Primeiramente gostaria de agradecer o apoio que tenho recebido de amigos, alunos, pais, professores e funcionários, solidarizando com essa situação que me foi imposta. Acho mais do que justo esclarecer a minha Comunidade o que está ocorrendo.

Nesta última segunda-feira (28/11) fui suspenso do meu cargo de Diretor Geral do Col. Est. Profª Rosilda de Souza Oliveira, por duas acusações feitas por dois professores e algumas pessoas da comunidade. Acusam-me de ter enviado aos pais um bilhete autorizando seus filhos a ocuparem a escola.

Pois bem, em momento algum tive envolvimento com essa situação. Fui informado pelos alunos no dia anterior a ocupação que tal movimento aconteceria.

Toda essa manifestação foi organizada pelos alunos que estavam contato com outras escolas já ocupadas e, como é sabido por todos, esse movimento se alastrou pelo Paraná inteiro, não sendo exclusivo de nosso Colégio.

Acusam-me, também, de dispensar os alunos na hora do intervalo em 22/09, data escolhida para a Mobilização Nacional dos Servidos Públicos. Nesse dia, 90% dos professores e funcionários optaram por realizar essas discussões que estavam ocorrendo em nível nacional.

Como deixar duas ou três turmas com aula e liberar 13 ou 14 turmas?

Sabemos das peculiaridades que envolvem nosso bairro. Temos alunos que vão para suas casas junto com outros colegas, temos aqueles que seus pais vêm buscar na saída das aulas e, além disso, temos o transporte escolar que não poderia levar os alunos em dois momentos. Procuramos tomar a decisão que minimizasse ao máximo essas dificuldades.

Irresponsabilidade seria deixar cerca de 400 alunos soltos pelo pátio da escola porque somente dois ou três professores gostariam de permanecer em sala.

Não estou discordando do direito que eles têm de ministrar suas aulas, mas como gestor preciso olhar para o macro e não para o micro, olhar para o todo e não para parte. Naquele momento era a situação mais acertada a se tomar. Tenho certeza que logo tudo isso se esclarecerá.

Nesses 8 (oito) meses de mandato já concretizamos cerca de 60% do nosso plano de gestão para 04 (quatro) anos.

Moro no Guarituba há 22 anos, há 12 anos sou professor no Colégio Rosilda e atualmente diretor geral deste estabelecimento de ensino ao qual fui aluno outrora.

Entristece-me ser impedido de exercer a atividade que escolhi para minha vida, não poder executar aquilo que planejei almejando o melhor para comunidade do Guarituba, que é uma escola que seja referência de ensino e qualidade na educação.

  • AIRTON NOZAWA

    Alôôôô APP, e daí?????

  • Márcia Cristina de Paula

    SÓ q de fato ele nao esteve em momento algum apoiando ou participando da ocupação. Digo isso porque trabalho nessa escola e sei dos fatos. Nunca tivemos um diretor tão presente e atuante como ele.

  • VilsonNeres

    Concordo com o afastemento,no colegio qe minha filha estuda o diretor fou conivente. Fora petezada

  • vergonha.

    ele pode … só e simples desgovernador lixo,vergonha.

  • canalhas golpistas e covardes.

    Beto lixo EXEMPLO de um CANALHA.

    • com certeza…….oportunista…..”pau mandado”…..
      Quem escreve suas linhas é o esquerdismo….Requião, App, PCdoB,Psol,etc….
      Cada dia perde o crédito…..
      Vamos mudar o slogan , Sr. Esmael:

      A VERDADEIRA MENTIRA … SENSACIONALISTA, ESTÚPIDA E COMUNISTA, COMO ELA É , NA RAZÃO HUMANA DO SR. ESMAEL………

  • Tonico

    Defender o diretor Henrique Lídio e todos os outros que se manifestaram publicamente
    a favor das ocupações é legal e certo.
    Por outro lado todos os diretores foram alertados de que quem apoiasse as invasões
    seria afastado, e isso é do jogo bruto do governador.
    Até aí está tudo no script.
    O calcanhar de Aquiles dessa matéria, é a tentativa do Esmael de adicionar um
    componente de segregação racial a esse conflito, que já é dramático por si mesmo, no
    velho espírito do quanto pior melhor.
    Se “beto rixa” é racista ou não, eu não sei e nem teria como provar uma coisa ou outra.
    Mas nesse caso tenho certeza de que se o diretor fosse um alemão, um polaco, um
    italiano, um japonês, um chinês, ou um indiano (descendentes é claro), o afastamento
    teria ocorrido da mesma forma.
    Lamentável esse componente segregacionista na manchete da matéria.
    Tudo o que o Brasil não precisa é de mais lenha na fogueira.

  • Paulo Rocha

    É mesmoAri, só assim que essa gente consegue as coisas. Pedindo pra marido, parente, e colocando uma leva de comissionados. Vai Romanelli.

  • Ari Mainardes

    QUE MANCADA SR. BETO RICHA, AGORA MANDA A ESPOSA DO ROMANELLI ASSUMIR A DIRETORIA DA ESCOLA, OU ALGUM DAQUELES MUITOS FUNCI0NÁRIOS COMISSIONADOS, POIS A PARTIR DA REFORMA PELO ILEGÍTIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PARA SER PROFESSOR NÃO VAI PRECISAR MAIS TER CURSO DE MAGISTÉRIO, OU CURSO SUPERIOR ESPECÍFICO.

  • Ricardo Drummond de Macedo

    Só demonstrando o perfil verdadeiro destas lideranças tucanas no pobre estado do Paraná.

  • cor da pele

    Que triste ter que ler isso! Pensa que o povo e trouxa? Se foi afastado nao foi por ser negro. O que vc sabe de ser negro? Quando mais envolvidos nas invasoes forem afastados vamos ver se todos serao negros….

  • Roxana Charin Ferreira Carvalho Gomes

    Que palhaçada de título é esse? Vc não tem vergonha de ser tão oportunista e sensacionalista?

    • Roxana…….com certeza…….oportunista…..”pau mandado”…..
      Quem escreve suas linhas é o esquerdismo….Requião, App, PCdoB,Psol,etc….
      Cada dia perde o crédito…..
      Vamos mudar o slogan , Sr. Esmael:

      A VERDADEIRA MENTIRA … SENSACIONALISTA, ESTÚPIDA E COMUNISTA, COMO ELA É , NA RAZÃO HUMANA DO SR. ESMAEL………

  • Bobão

  • Codi

    Ai gente, parem com isso, sempre o nosso governador é o culpado de tudo, já deu, parem já de alimentar o ódio e o rancor, chega já. Já falewi!

    • Professor Roberson

      Ah tá, não, não é culpado de perseguição política. O Beto Hitler não só persegue, mas manda a polícia de choque bater em professor e incita fascistas a agredirem alunos. Um canalha de marca maior.

      • AI-5

        Professor, vai trabalhar!

        • Professor Roberson

          DOENTE MENTAL! Na boa, vá urgente procurar um psiquiatra … você é caso de internação! Nem precisa falar muito para o médico, basta dizer que teus ídolos são o Hitler, Pinochet e Médice! Camisa de força na hora!

  • Professor indignado

    O diretor Henrique Lidio foi afastado sim mas por acusacao falsa de dois professores que atuam no mesmo estabelecimento de ensino. Esse professores incitam o odio dentro da escola e chegaram nesse ponto uma vez que o diretor Henrique manteve semprw uma postura imparcial, diferente do que esses dois queriam…. e por isso as falsas acusacoes!!!! Cabe ressaltar meu caro Esmael, que o pior de tudo nao foi o grupo que perdeu a eleicao que fez isso…. mas, sim pessoas que diziam apoia lo e na primeira oportunidade o apunharalam pelas costas…..

  • José

    como assim afastamento?

    isso tem que ser melhor explicado. um diretor de escola não pode ser simplesmente afastado sem uma apuração séria, justa e dentro da lei.

    tá fácil hein!!

    • Codi

      Abuso de autoridade né Zé? O cara é diretor e fica instigando ocupações de escolas. Tem que levar um pé na bunda mesmo. Quem manda ser trouxa.

      • Adriana

        Criticar é fácil quero ver vc sair de onde esteja e ir naquela comunidade, talvez não aguentaria nem um dia. Se conhecesse o diretor iria verificar que não foi nem a favor nem contra, primeiro que a ocupação não aconteceu so ali certo foi algo em todo Brasil, segundo vc é um imbecil que não esta por dentro da situação e fica palpitando a desgraça alheia, terceiro se ele merece um pé na bunda então muitos que apoiaram já deveriam ter perdido seu cargo, porem de fato isso não aconteceu, já que vc é um experto em critica faça ai um levantamento de todos os diretores suspensos que estão afastados fora do cargo, sem salário, e por ultimo todo mundo é inocente até que se prove ao contrário, ate mesmo esses políticos corruptos.
        De uma ida ao Colégio Rozilda e converse com a comunidade se ele é diretor foi porque foi eleito, não ganho o cargo sozinho.

  • augusto

    esse esmael ja passou de ser rasteiro e mto mais pra ignorante mesmo.

    • Zé Pelintra

      Vai ler o blog do Pedriali e o Coturno Noturno, trouxinha!!!

      • com certeza…….oportunista…..”pau mandado”…..
        Quem escreve suas linhas é o esquerdismo….Requião, App, PCdoB,Psol,etc….
        Cada dia perde o crédito…..
        Vamos mudar o slogan , Sr. Esmael:

        A VERDADEIRA MENTIRA … SENSACIONALISTA, ESTÚPIDA E COMUNISTA, COMO ELA É , NA RAZÃO HUMANA DO SR. ESMAEL………

  • Codi

    Que rasteiro. Associar o afastamento do diretor com sua cor. Próprio do blog. Foi afastado por não apresentar confiança.

    • Codi

      Que rasteiro. Richa afastou o Diretor somente porque ele é negro. Próprio de racistas que não merece confiança.