Requião critica pacote de ajuda aos bancos: ‘Temer só ferra os trabalhadores’

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) abriu fogo nesta sexta (16) contra o pacote econômico anunciado ontem (15) pelo ilegítimo Michel Temer (PMDB). Segundo o parlamentar, só ajuda os bancos.

“O pacote econômico é mais um favor para bancos. No mesmo caminho da PEC 55”, disparou o parlamentar.

Para Requião, o governo avança no FGTS para tirar riscos dos bancos enquanto ferra o trabalhador de todos os modos que pode.

Os seis maiores bancos do país — Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul e Paraná Banco — tiveram lucro de R$ 55 bilhões no exercício de 2015.

Como se vê, Michel Temer é uma espécie de Robin Hood invertido: tira do povo pobre para dar aos ricos banqueiros.

Abaixo, uma nota técnica do gabinete do senador sobre parte do pacote:

Economia

Nota Técnica/Crédito consignado e FGTS

J. Carlos de Assis*

O crédito consignado foi uma péssima invenção do Governo Lula para facilitar o crédito bancário a pessoas empregadas, em geral a taxas de juros escorchantes. Entretanto, o sistema só funcionou quando renda e emprego estavam crescendo. Nesse caso, o devedor tinha crédito imediato para comprar bens de consumo e pagar com seu salário crescente (o mínimo estava subindo acima da inflação), ou mesmo estável. Se perdia o emprego e seu salário caísse, ficaria pendurado no banco, comprometendo com as prestações fatias cada vez mais elevadas de sua renda – ou ficando inadimplente por falta de renda. Nesse caso, os banqueiros é que correm o risco da inadimplência, pois o devedor não tem como pagar. É isso que está acontecendo com milhões de brasileiros. É para favorecer os bancos contra a inadimplência que acaba de ser anunciada a medida do Governo de permitir o uso de parte do FGTS com o pagamento de dívidas do trabalhador empregado ou desempregado. Uma indecência a mais para favorecer os bancos, que, sem incorrerem em nenhuma perda, com isso reduzem os prejuízos da inadimplência.

*J. Carlos de Assis é jornalista e economista, doutor pela Coppe/UFRJ, da Aliança pelo Brasil. Assessora o gabinete do senador Roberto Requião.

Leia a íntegra das medidas anunciadas por Temer:

http://www.fazenda.gov.br/centrais-de-conteudos/apresentacoes/2016/apresentacao-15-12-2016.pdf

Comments are closed.