Renan derrota “juizeco” de 1ª instância

renan_pf_teoriO senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ganhou o primeiro round da luta contra o “juizeco” de 1ª instância, Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, e contra a presidente do Supremo, Carmén Lúcia, que havia dito nesta semana que ‘onde um juiz fosse destratado ela também o seria’.

Renan venceu a parada porque o ministro STF Teori Zavascki suspendeu nesta quinta (27) a Operação Métis, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta (21) que culminou com a invasão do Congresso Nacional.

Teori determinou ainda que o processo seja enviado da Justiça Federal de Brasília para o STF. Para o ministro, a autorização de buscas no Congresso pela operação da PF indica usurpação de competência do STF por parte da primeira instância.

O presidente do Congresso, que já havia chamado o juiz brasiliense de “juizeco de primeira instância” e a operação de “invasão”, também entrou com ações no Supremo pedindo a suspensão da ação da PF e ainda para que “sejam estabelecidos os limites e as competências dos Poderes do Estado”.

Além de ameaçar a Lava Jato com uma CPI, Renan também anunciou ação da Casa contra Vallisney junto ao Conselho Nacional de Justiça, onde, segundo Renan, ele terá “a oportunidade de dizer as razões pelas quais, através de um mandado de prisão, suprimiu prerrogativas do Congresso Nacional”.

Comments are closed.