Índios tomam Secretaria da Educação no Paraná; estudantes também ocupam NRE

Indígenas tomaram a regional da Secretaria de Estado de Educação (SEED) na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, no município de Pato Branco, região Sudoeste, em protesto contra o desmonte do ensino público patrocinado pelos governos Michel Temer (PMDB) e Beto Richa (PSDB).

A ocupação do NRE de Pato Branco foi comandada pacificamente pelo cacique Miguel Alves, do povo kaingang. Cerca de 20 índios estão no local. “Pacífica por enquanto”.

O NRE de Laranjeiras do Sul, também no Sudoeste do estado, igualmente foi ocupado nesta manhã por estudantes.

O cacique indígena chamou de “covarde” os professores que furam a greve no primeiro dia de paralisação.

“Quero dar um recado para esses professores, que são uns covardes, que não vem aqui participar da greve. Não defendem nem sua classe. Falta de vergonha para os professores que estão aí nas escolas defendendo seu emprego e não vem aqui na greve defender o próprio salário”, fustigou o cacique kaingang.

Economia

Cacique Miguel disse que a ocupação é por salário dos professores, redução da carga horária, e contra o congelamento de investimentos.

“Nós não estamos chateados, mas aguardamos os colegas professores para reforçar a ocupação do NRE”, afirmou uma educadora.

Além da Secretaria da Educação, tomadas hoje pelos indígenas, mais de 500 escolas estão ocupadas pelos estudantes em todo o Paraná. Eles reivindicam a retirada da MP 746 (reforma do ensino médio) e da PEC 241 (congelamento de investimentos por 20 anos), e punição às autoridades que desviaram R$ 50 milhões, apurados pela Operação Quadro Negro, que seriam destinados à construção de escolas.

As imagens e a entrevista foram feitas pelo professor Roque Ribeiro, em seu Facebook.

indigenas_richa

Deixe um comentário