Contra Temer e Richa, estudantes ocupam escolas no Paraná

ocupacao_richa_temerDesde a noite desta segunda-feira (3), inciou-se um movimento de ocupação de escolas da rede pública do Paraná pelos estudantes. Eles protestam contra o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) e o governador Beto Richa (PSDB), pelas razões que seguem.

Temer baixou uma Medida Provisória — a “Lei Alexandre Frota” — que extingue disciplinas e elimina conteúdos.

O texto da MP que altera a política do ensino médio no país amplia a carga horária (de 800 para 1.400 horas anuais), para algumas escolas, e retira Artes e Educação Física da lista de disciplinas obrigatórias.

A bronca com o presidente ilegítima também é em relação ao PLP 257/2016, tramitando no Congresso Nacional, que representará o fim de concursos públicos, congelamento de salários, ampliação da terceirização e precarização dos serviços, entre outras consequências.

Já o PL 241, que limita gastos em saúde e educação por 20 anos. Ou seja, até ano de 2037 os investimentos nessas e outras áreas sociais estarão limitadas visando sobrar caixa para o pagamento de juros aos bancos.

Beto Richa entrou no radar das ocupações estudantis porque sua gestão chafurda na corrupção. O tucano é investigado por desvio de recursos destinados para a construção de escolas (Operação Quadro Negro). O dinheiro teria abastecido a campanha de reeleição do governador do PSDB em 2014, segundo o Ministério Público.

Economia

As ocupações em Curitiba e região metropolitana (das 2,1 mil, fala-se em 100 escolas ocupadas até agora no estado) deverão aumentar nas próximas horas, conforme as entidades estudantis. Os alunos informam que o movimento se solidariza com os educadores, que sofreram novo calote e por isso deflagrarão greve nos próximos dias.

Abaixo, assista ao vídeo sobre a ocupação do Colégio Estadual Alfredo Jansen (São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba):

REFERENTE AO QUE ESTÃO FALANDO SOBRE A OCUPAÇÃO!!! ESTA É UMA LUTA DE ESTUDANTES PARA ESTUDANTES!! SEM ENVOLVIMENTO DE MOVIMENTOS ESTUDANTIS OU PARTIDOS POLÍTICOS!!

Publicado por Mariana Silva em Segunda, 3 de outubro de 2016

Comments are closed.