Ana Júlia fez “o melhor discurso político da história recente”, elege ombudsman da Folha

anajulia_ombudsmanA jornalista Paula Cesarino Costa, ombudsman da Folha de S. Paulo, neste domingo (30), ao criticar a cobertura dada pelo jornal às ocupações de escolas e universidades em todo o país, disse que a estudante curitibana Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, fez “o melhor discurso político da história recente”, pois, segundo Cesarino, “é emocionante vê-la defendendo-os [pontos de vista] com tanta clareza, equilíbrio e paixão”.

Ana Júlia discursou na quarta-feira (26) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para defender a legitimidade das ocupações de escolas como forma de luta pela qualidade da educação pública.

Segundo a ombudsman da Folha, uma espécie de ouvidora que atua sob a perspectiva dos leitores do jornal, a cobertura da imprensa é tímida para a dimensão da luta dos estudantes contra a reforma do ensino médio (MP 746) e contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela investimentos na educação por 20 anos.

No Paraná, são mais de 850 escolas ocupadas desde 7 de outubro. Também no estado governado pelo tucano Beto Richa, há sete universidades estaduais tomadas pelos estudantes — contra o corte de verbas e o desmonte do ensino superior.

Nesta segunda-feira, dia 31, Ana Júlia fará novo pronunciamento no Congresso Nacional. O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo para o Brasil e o mundo. Se ligue (velha mídia).

Economia

Deixe um comentário