O ato falho de Greca

O advogado e mestre em Filosofia do Direito Samuel Gomes, em artigo especial, destrincha o ato falho do candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN), que disse ter vomitado com o cheiro de pobre. “Greca cometeu um ato falho. Os atos falhos, que foram estudados por Freud no livro “A psicopatologia da vida cotidiana”, são frestas através das quais o inconsciente se releva. Greca disse que tem asco de pobres não porque errou nas palavras, mas porque acertou nas palavras”, diz um trecho do texto.

Samuel Gomes*

O candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca, ex-ministro de FHC, demitido num dos escândalos dos bingos, é apoiado pelo governador tucano Beto Richa.

Em sabatina na PUC do Paraná disse que cheiro de pobre o faz vomitar. (veja o vídeo: https://youtu.be/Koa2qK5Smks) Ao dizer isso numa universidade católica, e ao dizer que não é São Francisco de Assis para cuidar de pobres vomitou também no Papa Francisco.

Agora Rafael Greca diz que não quis dizer o que disse. Mas o que disse todo risonho e folgazão de microfone na mão diante das câmeras numa universidade é que não cuida de pobres e que quando tentou fazer isso uma vez vomitou. E disse rindo.

Economia

Diante da repulsa que suas palavras causaram em todo o país, Greca pede perdão e roga que não o interpretem mal.

Com isso o comportamento de Greca é ainda mais repulsivo. Greca não pede perdão ao pobre diante do qual vomitou. Pede perdão aos eleitores. Logo, não pede perdão, pede voto.

Greca cometeu um ato falho. Os atos falhos, que foram estudados por Freud no livro “A psicopatologia da vida cotidiana”, são frestas através das quais o inconsciente se releva. Greca disse que tem asco de pobres não porque errou nas palavras, mas porque acertou nas palavras.

Num momento de distração e de vaidade embalada por altos índices de aprovação nas pesquisas, abriu a guarda e revelou quem é, o que sente, o que pensa.

A vida é assim. Cada um só faz o que pode, só dá o que tem e só mostra o que é. Greca mostrou quem é. Agora, cabe ao eleitor curitibano mostrar quem é.

*Samuel Gomes, advogado, mestre em Filosofia do Direito.

samuel_greca

Deixe um comentário