Curitiba foi transformada num tribunal kafkiano pelos “guris” da Lava Jato

ester_artigoA filósofa Ester Maria Dreher Heuser, Professora Doutora da Unioeste, no município de Toledo/PR, em artigo especial para o Blog do Esmael, afirma que garotos da Lava Jato, em Curitiba, copiam a ficção na “caça” e nos julgamentos que fazem. “Tal como em Kafka, agora, tudo pertence ao tribunal, nele impera a arrogância dos magistrados e a absolvição real só existe em lendas antigas”, escreve a colaboradora.

Abaixo, leia, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Deusa da Caça: a “nova” cara da Justiça brasileira

por Ester Maria Dreher Heuser*

A nova geração do judiciário federal brasileiro vem, de fato, mudando a cara da Justiça no Brasil. Num primeiro momento, quando a Força-tarefa de Curitiba começou a “entornozelar” criminosos de “colarinho branco”, pareceu que aqueles garotos iriam mudar o mundo e, finalmente, equilibrariam a balança nas mãos da deusa de olhos vendados, fazendo com que a Justiça brasileira valesse para todos. Sem demora, contudo, os jovens letrados, especializados em Harvard e capacitados pelo governo norte-americano, fizeram da literatura kafkiana uma realidade; ignoraram que O processo de Kafka é uma ficção que deve servir para nos advertir das potências diabólicas do futuro e fizeram dele realidade.

Como a máquina judiciária kafkiana, a partir de suas convicções e de seus pontos de vista político, partidário, jurídico e religioso, os guris de Curitiba quiseram fundamentar a realidade com uma nova cara da Justiça e pô-la a funcionar como instrumento para controlar a vida, em todas as suas dimensões, de maneira desigual, seletiva e violenta. Passaram a fazer escola. Tal como em Kafka, agora, tudo pertence ao tribunal, nele impera a arrogância dos magistrados e a absolvição real só existe em lendas antigas.

Uma visão kafkiana diz muito da nova cara da Justiça brasileira. Trata-se do quadro que a personagem principal d’O Processo, Joseph K. – acusado de um crime que não sabe qual é, e, menos ainda, com base em qual lei – vê na casa do pintor de retratos Titorelli: logo chamou-lhe a atenção um retrato pintado a óleo; nele “o juiz queria, naquele momento, levantar-se ameaçadoramente da poltrona-trono, cujos braços segurava com firmeza”. K., no entanto, não conseguia explicar a si mesmo o que era aquela grande figura que ocupava o espaldar do trono e perguntou ao pintor […] – É a Justiça – respondeu Titorelli. – Agora já a reconheço – disse K. – Aqui está a venda nos olhos e aqui está a balança. Mas com asas nos calcanhares em plena corrida? – Sim, tive de pintar assim por encomenda; na verdade é a Justiça e a deusa da Vitória ao mesmo tempo. – Não é uma boa vinculação – disse K. sorrindo. A justiça precisa estar em repouso, senão a balança oscila e não é possível um veredito justo […] O senhor pintou a figura como ela realmente fica no trono? – Não vi a figura nem o trono, tudo é invenção. – Não é de fato um juiz que está sentado na cadeira? – Sim, mas não é um alto magistrado, e nunca esteve sentado numa cadeira assim. – E faz-se pintar numa postura tão solene? Está sentado aí como um presidente de tribunal. – Sim, esses senhores são vaidosos. K. olhou de novo para a figura da Justiça. Ela já não lembrava mais a deusa da Justiça, nem tampouco a da Vitória, agora se assemelhava, por completo à deusa da Caça.

Como manter a harmonia entre a abstração da lei e a concretude das práticas jurídicas se a filha do Céu e da Terra, portanto, do espírito e da matéria, perdeu suas características mais próprias? Como fazer valer o jus-dicere imparcial e a igualdade dos direitos pressupostos nos olhos vendados da deusa e na balança por ela empunhada, representando o equilíbrio da razão e do julgamento, se perdeu a prudência e a serenidade e, com pés ligeiros, acompanhada da sua irmã Força e dos irmãos Poder e Ciúmes, deseja o sucesso?

O que pode alguém frente ao arco e às aljavas certeiras da deusa da Caça que, na maquinaria jurídica curitibana também faz as vezes da Justiça? Deusa que escolhe seus alvos e os encontra onde quer que estejam, mesmo que seja dentro de um hospital, ao lado da sala de cirurgia; mas que, por gosto, deixa escapar outros, pois “não sabe onde mora”. Diana seleciona seus alvos, Joseph K. nada pôde contra ela, acabou, de “forma barata”, morto “como um cão”. Você e eu, o que poderemos contra ela?

*Ester Maria Dreher Heuser é Professora Drª de Filosofia da UNIOESTE/Toledo-PR.

  • Joao Luiz Pereira Tavares

    Naturalmente que a política da Globo é diferente daqueloutra política do PT. É onde entrecruza PeTê e a REDE GLOBO. PT e Globo cruzam-se entre si. É apenas um recorte. Daquilo em que ambos poderes se encontram perfeitamente: que são iguais (2+2=4), — não sequer semelhantes, mas iguaizinhos. Como gêmeos univitelinos.
    Ou seja: a cultura e a educação veiculadas são as MESMAS que o PT ADORA, cobiça, venera, reverencia e ACATA. Sempre sonhou e invejou: o que a Globo faz. Enfatizando, atenção: eu disse que a educação do PT é a mes-mís-sima da REDE GLOBO. ¿Para que então petista odiar a Globo?
    Regina Casé, filminhos clichês, sentimentalismo exacerbado, simplismos e ingenuidades múltiplas, facilidades, ensinamento engana-trouxa; educação ruim e de 3ª categoria, defasada e retrógrada etc. etc.

    A Rede Globo é o PT; o PT é a REDE GLOBO.

  • Joao Luiz Pereira Tavares

    Muita coisa para se cuidar em nosso país e estados. Não apenas a corrupção. O importante mesmo é EDUCAÇÃO.

    Educação & cultura pós-PT:

    A REDE GLOBO é tipo TUDO ao que o PT adora.

    Mas como o PeTê é doido e PICARETA ao mesmo tempo, o PT diz que a Rede Globo é Golpista, que é contra PT etc.
    Não, não é não.

    A REDE GLOBO é exatamente do estilo do PT. Do jeito exato do PT… DA E-DU-CA-ÇÃO do PT.
    Ou seja: é BARANGA, mau gosto, populista, brega, protetora de TODO LIXO MUSICAL, antigo e tradicional, sambinha, OS LIXOS DO RIO DE JANEIRO. Faustão. Foi a GLOBO que criou IVETE SANGALO (que fechou as Olimpíadas do Rio — a dita Cidade Maravilhosa).
    Tudo isso aí em cima que o PT ama, adora.

    A REDE GLOBO é EXATAMENTE igual ao PT. A mesma coisa. A mesma educação e estilo petista.

    A Globo é PT; o PT é a Globo.

  • ParreirasRodrigues

    Inoportuno texto da filósofa. Ontem mesmo, Teori Zavadiski, ministro da cota petista mandou investigar até o presidente Temer. Portanto, o argumento da seletividade invocado por caranguejos e outros desesperados, foi pro vinagre.

  • AMO

    Como uma pessoa leva tanto tempo estudando, pra depois falar tantas besteira, resta saber qual dos petralhas pagou pela matéria.

  • Silvio

    Você está por fora em Fernandão, promoções sem ser pagas, viaturas sucateadas são alguns dos itens do retrato do funcionalismo público do Paraná, sem falar que o Betão meteu a mão em 8 bilhões da previdência fato que sabe deus quais consequências trará para o futuro dos aposentados do Estado.

  • Fernando

    E o Paraná continua de vento em popa , finanças do Estado em dia e pagamento dos funcionários do Estado também, inclusive da professorada que por sinal ganha bem até demais e ainda insistem em se manterem nesse tal sindicato de vermelinhos truculentos e radicais.

  • Pier P

    Não existem petistas inocentes. Os que não são ladrões convivem com bandidos sem aparente constrangimento

  • Iremar Marainho

    Você e eu, o que podemos contra a Justiça kafkiana?
    O que podemos contra o arbítrio, a violência, ao autoritarismo?
    Você e eu, o que podemos contra as crias dos ovos da serpente nazifascista?

  • Edilson Aparecido de Paula

    Fico arrepiado com o crescimento de fundamentalistas justificados nas causas divinas e escolhidos por Deus para sua salvação. A maior constatação de imbecilização humana está sendo apresentada com a aparição desses boyzinhos de gravatas que surgiram na “capital do asco” . O pior é que essas pessoas que fazem esses comentários odiosos acreditam nisso. Que tristeza… tudo em nome de Deus

  • Riaj

    Muito atual Kafka. Belo artigo. Lamentável é o número de midiótas que aqui aterrissam. Bando de idiotas, acólitos do detrito sólido da maré baixa.

  • Abdul Al Sharif

    Parabéns Esmael,o artigo da Professora Doutora Ester Dreher está impecável, como aliás todo o seu Blog, fonte de informação correta para a Esquerda e também para a Direita que aqui sempre comparece em busca de luz.

    • ParreirasRodrigues

      Acuma…como perguntaria o blogueiro Zé Beto.

  • mortadela

    Sabe quando marca do objeto vira o nome do objeto como gilete e lamina de barbear, agora quando chega um ladrãozinho lá na delegacia, todo mundo fala “e vem mais um PT prá galera”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Sergio l

      Isso se explica. Os ladrões do PSDB, PMDB, DEM etc nunca vão “pra galera”.

  • Zenildo

    NEM ADIANTA GASTAR SALIVA COM ESSES BITOLADOS, COM ELES NÃO EXISTE DISCUSSÃO NEM DEBATE, PARA ELES SÓ EXISTE A VERDADE DELES…
    SE JESUS CRISTO VIESSE DENUNCIAR O PSDB E O MORO CERTAMENTE SERIA CRUCIFICADO NOVAMENTE PELOS BITOLADOS DE PLANTÃO.

  • Capitão

    Tá mais fácil que caçar Pokémon. Em qualquer direção que vá tem um corrupto do PT atolado até o pescoço.

    • do mato

      Já os corruptos do seu partido passeiam soltos por ai bebendo espumante caro e comendo caviar as nossas custas

      • ADNAN EL KADRI

        E o palerma, que na verdade deve ser recruta abestalhado, nem percebe. É essa massa disforme de imbecis lobotomizados que batem palma de pé para o fascismo curitibano.

      • Edison Carvalho

        E um dos pontos deles é o Carlyle am New York……………….!!!!!!

  • Edison Carvalho

    Que não se perca a oportunidade da leitura do Texto do Tijolaco, reproduzido no Conversa Afiada………………!!!!!

    Além da questão envolvendo o Tema, desnuda mais uma vez o mal caráter de uma Velha Raposa……………., ou Gambá Golpista……………….., que já se apressou a saudar o novo ataque aos Direitos Civis perpetrado pela sua Turma de Traidores da Pátria…………………………..!!!!!

  • Silvio

    NÃO REPARA NÃO DOUTORA NESSE BLOG ESTÁ CHEIO DE BITOLADOS ABESTALHADOS QUE FICAM DE PLANTÃO PARA CRITICAR QUALQUER POSTAGEM QUE CONTRADIZEM SUA IDEOLOGIA PT-FÓBICA…

  • Pé Vermelho

    PSTUista
    Esta “doutora” é quem orienta e leciona filo na UNIOESTE? Que pena, que dó dos alunos.
    Ela deve ter feito o doutorado na Venezuela… u seria na Bolivia.
    Chego a ter dó, muito do da COITADA (se éque ela entende o real significado de coitada)

    • zé daroça

      e vc? que tipo de lixo vc é.. atacar professores é típico dos analfabetos da tua laia.

      • Pé Vermelho

        ROBOZINHO
        mas tu, “ze daroça” é meso um zé ruela, um robozinho.
        Quer dizer que se professora erra, não pode ser criticada? Típico de falta de argumentos. O Senhorio leu o comentário do Luciano? Leu ao menos o texto da sua propria idolatrada salve, salve “doutora”? Crio que não pois robô não lê.
        Certa vez li (a gleisi é campeã) militongos dizendo que criticar a Dilma era machismo. Então mulher não erra nunca? Na sua opinião nem mulher, nem professor e nem PTista, pois sempre que criticados, adjetivam os críticos de direita, coxinhas, golpista, blá, blá.
        Tenho dó de vc tbém. Mas mais dó ainda, tenho de seus filhos (e de seus alunos, caso tbém seja professor).

        • João Luiz JotaLuiz

          Veja onde ela está escrevendo, aqui neste blog que é petista e onde os defensores são petistas … pode imaginar de que lado ela é? a serviço de quem está? ainda mais num blog mal intencionado, que distorcem a realidade, que usa palavras chavões petralhistas só pra atacar os pseudo adversários (que já passa a ser inimigo …)

  • Zé Pelintra

    Professora, vai ser sempre assim: críticas, deboche e sandices de todo tipo a todos que criticam o modus operandi dos justiceiros de Curitiba, pelo menos, enquanto estiverem protegendo tucanos e atacando petistas, que é o que tem feito em todos esses anos a Lava Jato. O juiz Moro e procurador-mor Deltan Dallagnol pensam que a gente não está entendendo o jogo deles…

  • luciano

    Prezada professora Ester. Antes de tudo expresso aqui meu respeito apesar de não concordar em nada de seu discurso vazio.
    Traçar um paralelo entre kafka e “os meninos de Curitiba” como vossa senhoria os classifica, seria mais interessante e muito mais substancial se a base desse mesmo paralelo estivesse os desmandos de treze anos de intenso saque à pátria mãe gentil praticada pelo governo petista. Em outros governos houveram igual roubalheira? Acredito que sim, pois creio que a corrupção e o DNA da ilicitude é apartidária e deve ser combatida a todo custo dentro das regras legais. Muito me espanta uma entitulada doura pregar a não culpabilização usando-se o argumento de que em outros casos não houve punição. Não creio que a força tarefa tenha o desejo de mudar o mundo e muito menos força para isso. Creio sim, que um enorme passo foi dado para a moralização de nossa política. Isso transforma-la-á? Depende de nós e de nosso voto, A mesma Lava Jato e imprensa taxadas de midiáticas por aqueles que compartilham de sua opinião, utilizam-na para atacar uma ação policial, ou seja, quando não convém é midiática, mas quando convém retrata fielmente o que ocorreu. Não houve prisão no interior de hospital muito menos em sala de cirurgia. Prudente checar informações antes de noticiá-las sob pena de faltar com a verdade e isso não combina com sua biografia. Pelo menos espero que não. Se a imprensa é golpista, essa não merece crédito, ok? Se não merece crédito por que ventilar falsas noticias da prisão ter ocorrido no interior de um hospital? (Só para esclarecer, hospital não está no rol de inviolabilidade em mandado de prisão. Assim uma pessoa pode sim ser presa em um hospital). Caso queira e possa ajudar a mudar a rota até aqui traçada pelos “meninos de Curitiba” onde vossa senhoria diz serem partidários, sugiro que apresente fatos à força tarefa. Ajude enviando indícios de cometimento de crimes praticados pelo PSDB, PMDB, etc., etc.. Creio que encontrará um vasto material. Antes porém dê uma pesquisada nos 115 indiciados na força tarefa e veja quais siglas partidárias eles pertencem. Gostaria muito de ver Aécio, Temer, Renan, Cunha, Dilma pagarem pelos crimes que cometeram, assim como o maior larápio (Lula) da historia desse país pagará muito em breve. Sabe porque? Porque não tenho bandido de estimação. Bandido é bandido. Seja ele um gari, um médico, um político ou um professor universitário. Que a mão da lei pese em quem merecer.

    • João Luiz JotaLuiz

      É isso mesmo, luciano; eu entro de vez em quando aqui, só pra conferir as peripécias que escrevem … fatos anomalos, distorcidos, palavras de ordem odiosas, raivosas, guerrilheiristas … são grupos de má fé ou mesmo ingênuos que pregam as coisas ao arrepio da lei só para confirmar uma oposição politica … eu também sou bacharel em Filosofia, nem por isso presto serviços ao lado podre do pensamento … sou favorável a manifestação, sempre, mas conferir um trabalho de pesquisa científica, como mestrado, doutrodado e outros, como eu já passei, para prestar opiniões favoráveis ao absurdo, é uma pena … apoiar o caos é inacreditável … ou a professora está, mesmo que indelevelmente, desviando de suas faculdades mentais …

      • luciano

        Lúcidas palavras João.
        é muito bom saber que pensadores como você ainda guardam sobriedade a ponto de enxergar o óbvio.
        Parabéns pelas palavras.
        Deus abençoe você e sua família.

    • ERVINO MARTINS

      Em primeiro lugar realmente pode ser preso no Hospital sim e ele foi preso no hospital. Só não foi na Sala de Cirurgia porque ele desceu para esperar na garagem do hospital quando foi informado que a policia estava a caminho do hospital. Se a prisão era tão necessária porque ele a revogou horas depois? Como a Globo soube e estava lá acompanhando? Não precisa mandar as provas contra o PSDB o Moro já as tem desde a época do Banestado, assim como tem contra o cunha e seus asseclas. Esse cara não é um Juiz é um traidor da pátria e o TRF está a serviço dele, assim como a Globo. A República de Curitiba existe, ou melhor a Monarquia de Curitiba que quer transformar o Brasil em Colonia dos USA.

  • emerson57

    Sugestão ao blogueiro:
    Que tal colocar a hora minuto e segundo, além da data já incluída, em cada publicação?
    Saberíamos com essa simples ação quanto tempo demoram para lhe contradizer, xingar, depreciar, avacalhar, os comentaristas midiotas, pagos ou não!

  • BADGER HONEY

    A tintura vermelha deve ter torrado os neurônios da doutora…

    vá pra pqp com filosofia… o país precisa urgentemente de matemáticos/químicos/físicos…. filósofos é pra republiquetas bolivarianas.

    • José Sarro

      E o Texuguinho deve ser o quê? Matemático? Químico? Físico? Pelo comentário deve ser um “gênio” como o guru dele: José Serra. Professora, não liga não. O Texuguinho de Mel (Uuuuuuuuuu!) é incapaz de entender até o título de seu texto perfeito. KKKKKKKKKKKKK

    • Sergio l

      Existe um tipo de comentarista tão limitado que fica sempre repetindo o último bordão que aprendeu dos gurus. Agora a moda é dizer que a educação tem que se limitar a algumas disciplinas básicas (como se eles as conhecessem), como saiu na última MP encomendada pelos “impresarios da iducassão”.

    • Carlos

      B. Honey que lastima…..Ninguem precisa pensar, dialogar,questionar, comparar,sonhar,ter sentimentos… so precisamos aprender tabuada.
      Precisamos trabalhar como maquinas automatas, questionar a vida e seus valores? Quem precisa disso? Meu negocio é lavagem cerebral! Filosofia meu caro é atributo daqueles que pensam, de onde vc tirou esse absurdo que isso é coisa de Esquerda? Moleque quntos anos vc tem? Qual é tua formaçao? Qual o ultimo livro que vc leu? Filosofia é pedra angular de toda contruçao humana, esta na arte, como na ciencias, relacoes humanas significa algo pra vc? Pois saiba que ela esta ai tambem! Ops me esqueci, vc é de Direita, talvez o pouco que escrevi seja demais pro seu pequeno cerebro Fascista!

    • BADGER HONEY

      Sou formado em história pela UFPR… e estou no último período de engenharia química…

      e agora sabichão…. moleque é vc imbecil.

      • Carlos

        Pra quem se diz formado em historia e fala com esse desprezo em relaçao a filosofia so posso de diser uma coisa meu caro: o problema é com vc… Espero que a engenharia te traga um pouco mais de dicernimento, e falo isso com a melhor das itençoes.

    • Papa Léguas

      Meu Deus!!!!
      Discutir com você me reporta a Fernão Capelo Gaivota.
      Deixa quieto!

  • ANDRE FEGALLI

    Essa professora deve estar de brincadeira ao invés de defender o fim da corrupção, escreve ao contrário, provavelmente ela fez o texto quando estava em greve como sempre, pois deve ganhar um belo salário e não esta contente, deveria pensar em melhorar a qualidade das aulas e ensinar o correto para os alunos……….

    • zé daroça

      vc deve estar de brincadeira.. atacar uma professora sem nenhum argumento plausível é coisa de pessoas maldosas e mal informadas..

    • ADNAN EL KADRI

      “De brincadeira”, com esse atentado ao vernáculo esta vc boçalão de pai e mãe. O dia a Vaza Jato fizer justiça, ainda, NÃO apareceu no calendário gregoriano. Pantomima armada para enganar os trouxas enquanto a privataria temerária, o assalto ao erário se perpetrada os trouxinhas batem palma de pé. Parabéns analfabeto político. Vc é lamentável.

    • do mato

      Funcionário do patrão playboy detectado ao inves de cobrar do governador o que ele prometeu comenta conta os coitados dos professores que não ganham um terço do salario do governador ou dos comissionados rola bosta