Curitiba fica em 76º lugar no ranking do IDEB no Paraná, segundo o Ministério da Educação

fruetO prefeito Gustavo Fruet (PDT) soltou rojões esta semana pela liderança de Curitiba, entre as capitais, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Entretanto, entre os 399 municípios do Paraná, a capital ficou em 76º lugar (sem contar os empatados).

Com nota 6,3, Curitiba está atrás, inclusive, da pequena Campina Grande do Sul, região metropolitana que obteve nota 6,4 no IDEB. O município tem 38 mil habitantes.

Evidentemente, é preciso reconhecer que houve avanços na capital em relação aos anos anteriores. Em 2007 a nota era 5.1; saltou para 5.7 no ano de 2009; em 2011 subiu para 5.8; já em 2013 foi de 5.9; agora, em 2015, chegou a 6.3.

O município de Floraí, no Noroeste do estado, com 5 mil habitantes, também está à frente de Curitiba com nota 7.0.

Foz do Iguaçu, no Oeste, conseguiu nota 7.1. O município de Atalaia, também no Noroeste, conquistou 8.1 na avaliação.

Os municípios de Joaquim Távora (7.3), Sertaneja (7.8), Céu Azul e Nova Londrina (7.4), igualmente, ficaram na dianteira em relação à capital de todos os paranaenses.

Economia

Acerca do IDEB

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

As informações estão disponíveis no site oficial do Ministério da Educação.

Comments are closed.