Alvaro Dias: O dia seguinte ao impeachment

alvaro_diasO senador Alvaro Dias (PV-PR), em sua coluna desta quarta (10), antecipa a discussão do day after, o dia seguinte ao impeachment de Dilma Rousseff. Abaixo, leia, ouça, comente e compartilhe a íntegra do texto:

Download do áudio

O dia seguinte

Alvaro Dias*

O impeachment nasceu nas ruas do País, foi embalado pelas manifestações populares gigantescas que sacudiram esta Nação. Certamente, não há, na história, nenhum processo de impeachment que se instale sem apoio popular. Há pressupostos básicos indispensáveis para a instauração de um processo dessa natureza, evidentemente, aspectos que dizem respeito à Constituição, portanto, suporte de natureza jurídica, mas é fundamental o apoio popular. Portanto, não há como se falar em golpe.

Quando se fala em golpe no confronto político, vem a nossa mente tanques nas ruas, tanques de guerra nas ruas, o Exército fechando o Congresso Nacional. E o que vemos são senadores e deputados opinando, debatendo, a defesa se pronunciando, a acusação se pronunciando, e os parlamentares votando em paz, sob a égide da Constituição do País, cumprindo o seu dever.

Economia

O parecer elaborado pelo relator Antonio Anastasia é qualificado, técnica e juridicamente, com argumentos que fulminam posições contrárias ao processo de impeachment, de forma competente e indiscutível.

É preciso reconhecer que, desse debate, do confronto das ideias, nós recolhemos a lição de que as instituições públicas brasileiras estão amadurecidas, alcançam a maturidade. E, da mesma forma, o povo desse país. Temos a certeza de que a corrupção jamais será tolerada. Se tolerou a corrupção, ela foi banalizada durante muitos anos e estamos vivendo o marco de um novo rumo.

O país mergulhou em crises sem precedentes, mas as administra, com suas instituições solidificadas, sob a égide do Estado de Direito, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça.

O Partido Verde, o qual representamos, é um partido que tem história, que tem causas a defender e comprometimento com os interesses nacionais e jamais se omitiu num momento de importância histórica como esse.

Agora, o Congresso Nacional precisa se preparar para o dia seguinte à votação final do processo de impeachment, pois o Brasil tem urgência de crescer e a população não pode mais esperar pela retomada do desenvolvimento.

*Alvaro Dias é senador pelo Partido Verde do Paraná. Ele escreve nas quartas-feiras para o Blog do Esmael sobre “Ética na Política”.

Comments are closed.