Coluna do Requião Filho: “Parem de mentir, senhores políticos”

politicos
Em sua coluna semanal, o deputado estadual Requião Filho (PMDB) aborda a demagogia que contamina as eleições em nosso país. Segundo o deputado, na medida que se aproxima o fim dos mandatos, velhas promessas e “obras cosméticas” surgem para fechar a gestão e tentar proporcionar novos vôos ao políticos de carreira. Ele cita também os gastos com publicidade que crescem e tentam “encobrir a triste realidade na qual o transporte público se desintegra, o trânsito é caótico, falta merenda, escolas se fecham, não há vagas para todos, a saúde é precária, dentre tantas outras mentiras e desmandos…”. Para Requião, a população precisa de um novo tipo de político que seja avesso à politicagem e esteja disposto a trabalhar seriamente. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Requião Filho*

A capacidade dos políticos em surpreender não se esgota! Em ano eleitoral a vida se transforma e aquelas promessas feitas há tempos atrás precisam começar a dar as caras, não importando a qualidade, a necessidade e os reais anseios do cidadão. As escolhas das ações são feitas apenas para atender o fim eleitoreiro, obras com visibilidade são as realizadas em detrimento daquelas que realmente poderiam beneficiar a população.

Velhas práticas, quando se imaginava que não seriam mais adotadas pelos novos políticos, vem a surpresa: obras cosméticas em ano de eleição. Depois de três anos de completa paralisação e desmanche de bons programas,vem com o “antipó”, o asfalto “casca de ovo”, o “tapa-buraco”, meras pinturas em calçadas e ruas, as belas propagandas, etc. Tudo superficial.

Em contrapartida, o investimento em publicidade continua maciço, no intuito de encobrir a triste realidade, aquela na qual o transporte público se desintegra, o trânsito é caótico, falta merenda, escolas se fecham, não há vagas para todos, a saúde é precária, dentre tantas outras mentiras e desmandos… e a população perde dia a dia mais um pouco de sua esperança e autoestima.

Economia

São atitudes como estas que traduzem a ojeriza que a população hoje demonstra da política e dos políticos, que quando tem a oportunidade de executar políticas sérias e que tragam benefício à população, se limitam a perpetuar práticas de politicagem rasteira, sem mencionar os inúmeros escândalos envolvendo desvio de dinheiro público.

A população busca um novo perfil de político, avesso à politicagem e que seja capaz de trabalhar seriamente para abrandar o calvário diário enfrentado, não apenas por aquele público que o elegeu, mas sim pelo bem geral da população que representa. Os legítimos interesses a serem atendidos são os da população e não os dos financiadores de campanha.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB e líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

Comments are closed.