Advogados dão impeachment no golpismo da OAB-PR

| 25 Comentários

passos_oab_golpeO feitiço virou contra o feiticeiro, pois. Advogados paranaenses resolveram dar “impeachment” na direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Paraná, que ontem à noite (12) subsidiou propaganda na Globo que convocou a manifestação de hoje pelo golpe contra a democracia.

Coube ao advogado André Passos, de cepa humanista, apontar o erro da OAB-PR ante a defesa do Estado Democrático de Direito. Segundo ele, a Ordem errou ao apoiar um movimento que tem o deputado Eduardo Cunha como articulador na Câmara.

“O senhor Eduardo Cunha é o grande opositor das bandeira tradicionais da OAB, inclusive elegendo-se através da campanha demagógica contra o exame de ordem”, escreveu.

A opinião de André Passos, como um rastilho de pólvora, ganhou apoios de peso no meio jurídico.

“Achei muito boa a manifestação do André. Ela reflete o que muitos advogados pensam, inclusive eu, que sou bacharel em Direito e tenho vários amigos na Ordem”, disse a senadora Gleisi Hoffmann (PT).

O professor e blogueiro Tarso Cabral Violin promete lançar uma “contra-nota” de advogados progressistas em defesa da legalidade democrática. O objetivo é fazer um contraponto à OAB-PR, que torrou o dinheirinho das anuidades dos profissionais para patrocinar propaganda na TV Globo convocando manifestação favorável ao golpe.

A vice-prefeita de Curitiba, advogada Mirian Gonçalves, também articula manifesto que desautoriza o golpismo da OAB-PR.

A seguir, leia a íntegra da nota de André Passos (reprodução do Facebook):

O conselho Estadual da OAB/PR, composto de pessoas que gosto e admiro, ao meu sentir errou profundamente em aprovar uma resolução a favor da abertura do processo de Impeachment contra A Dilma. Como creio no espírito democrático e plural desta instituição, gostaria de fazer algumas ponderações, em um momento que todas as ponderações são necessárias.

1) a primeira posição que nós advogados devemos tomar é na defesa do Estado Democrático de Direito, assim os eventos de condução coercitiva ilegal de um ex-presidente e o seu pedido surreal de prisão preventiva, como também o incentivo à volta da ditadura (palavra de ordem obrigatória nas manifestações como a de hj) deveriam ser repudiados de forma forte e clara pela OAB – a nota noticiado na TV em horário nobre nas vésperas de manifestação que divide o país reforça a sensação de ruptura democrática ( não é só que está escrito que vale, mas o que não está também).

2) a condução do processo de impeachment dar-se-á por um deputado Eduardo Cunha que a OAB NACIONAL, já pediu o seu afastamento por não ter condições de estar nesta função. O sr Eduardo Cunha é o grande opositor das bandeira tradicionais da OAB, inclusive elegendo-se através da campanha demagógica contra o exame de ordem, assim a nota da OAB Legítima um processo que foi iniciado somente como chantagem política de um parlamentar duvidoso, para dizer o mínimo.

3) Esta semana tem sido caracterizada por atos de vandalismo e agressões à cidadãos comuns (ex-prof Renato Mocellin) e também a entidade que historicamente tiveram ao lado da OAB como à UNE, logo a nota da ordem lida em horário nobre na TV somente reforça os vandalismo, pois hj não podem achar que a imagem não vale mais do que conteúdo.

4) a fundamentação jurídica do pedido divide muitos advogados e entidades jurídicas, assim parece que a decisão da nota é mais política do que técnica, mandando uma mensagem ao Brasil que mesmo que não haja crime evidente alguém tem que pagar o PATO pela crise.

5) no momento que grande e necessárias investigações estão em curso, a nota da Ordem é seletiva e não faz nenhuma menção aos grande problemas de corrupção do poder local, que atingem direto o governador do estado, que inclusive este na posse da OAB-pr e não teve qualquer cobrança pelos desmandos e abusos já analisados pela OAB em seu governo, assim a OAB não pode ser seletiva em suas posições com estão sendo os organizadores das manifestações ou do impeachment.

6) Está ponderação é a mais pessoal, muitos dirão que só escrevo este post por que sou Petista, ou de esquerda. Mas escrevo sim por que sou filho de Presos Políticos de um Golpe violento e longo que se abateu no Brasil, e que infelizmente manchou a nossa história inclusive a da OAB que apoio de início o Golpe Militar, redimindo-se quando já era tarde. Perguntei ao meu Pai, que antes de tudo é advogado militante como eu, se hj os movimentos eram similares ao golpe de 64, e ele me disse com a clareza que lhe muito peculiar que era PIOR, assim como a pessoa que mais acredito neste mundo é meu Pai – Edesio Passos, não posso concordar com a nota da OAB.

Compartilhe!

    Posts relacionados

    25 Comentários

    Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

    1. Ué? Onde andavam todos quando a OAB nacional se arreganhava em loas, obas e mimos para o governo lulo-dilmismo?

    2. Que golpe a democracia que nada!
      Manifestação é mais que um direito do povo, é um dever.
      Protestar contra um governo corrupto e incompetente é um dever de todos, inclusive da PTzada!

      • vai se lascar imbecil, jamais erguerem bandeira que envolvam tucanos, democratas e outros lixos da oposição, voces coxinhas, gado amestrado da midia, continuem mugindo e marchando passivamente para o matadouro!!! Admiravel gado novo!!!!

        • Senhor Robson, quando os lideres do PT, junto com os tesoureiros do PT, junto com os marqueteiros do PT e os financiadores de campanha do PT estão presos ou acusados de envolvimento no maior escândalo financeiro do Brasil e, quem sabe, do mundo. Sendo que parte deles é réu confesso. Já foi provado que parte desse dinheiro foi usado para financiar a campanha a presidência em 2010 e 2014. Todas essas informações está disponível nos autos dos processos da Lava Jato e você ainda acredita nesse governo? Então o gado amestrado e imbecil é você, pois imbecil quer dizer: quem ou aquele que denota inteligência curta ou possui pouco juízo; idiota, tolo.

          • “Nosso País está numa encruzilhada e no meio de uma crise moral. Devemos ser cuidadosos para não continuar nosso caminho atual, que é cheio de incerteza no melhor e no pior para a ruína. Podemos fazer mudanças no nosso sistema e que a mudança começa agora conosco, o povo.”
            Podemos ter divergências, mas é fundamental que nos unamos pela justiça em nosso país.Fora PT, com sua pseudo ajuda aos desfavorecidos/escravos do famigerado bolsa familia, roubalheiras e corrupções escandalosa( que execraram o nome de nossa pátria)…Por justiça/fora PTralhas…

      • Cada membro da Ordem que se manifeste a favor das aberrações jurídicas que temos visto, se quiserem. Mas a OAB NÃO, pois é mantida pela minha anuidade e de tantos outros advogados comprometidos com o Estado Democrático de Direito.

    3. Lula vai apoia-lo para ser o Novo Presidente do Brasil.
      Acredite e prepare-se.
      As bombas irão jorrar,mas nós vamos defende-lo com honradez.
      Tera a mais ampla liberdade para ajudar a colocar este país
      definitivamente nos trilhos do ALICERCE chamada JUDICIARIO.
      Iniciarei campanha nos blogs para promove-lo.
      Não será o nosso MOURO.
      SERÀ o nosso ANDRÉ PASSOS..
      Melhor nome não há..
      ( MAS primeiro terei que fazer uma pesquisa no Google, se é que me entende).

    4. É uma vergonha a OAB/PR, composta de reacionários e apoiadores dos corruptos tucanos. Vergonha, vergonha, apoiar a ilegalidade e a ruptura da ordem democrática. Se fosse advogado aí no Paraná, rasgaria minha carteira da OAB. O advogado, por força de lei é um defensor da DEMOCRACIA, do respeito às garantias do Estado de Direito Democrático, pelo qual lutamos por décadas. Vergonha, vergonha, vergonha.

    5. Já manifestei meu repudio a decisão da OAB e me solidarizo com aqueles que defendem o estado de direito, a democracia e a igualdade. Não aceitaremos o golpe.

    6. A consciência democrática dos verdadeiros advogados do Paraná, se insurge e detona, com pedido de impeachment da direção da OAB/PR, acovardada e corruptora do Estado de Direito Democrático. Parabéns aos colegas advogados do Paraná. Estamos com vigilantes aqui em São Paulo, para qquer movimento contra a legalidade democrática.

    7. rasgaram a constituição apoiar as manifestações convocadas por Cunha, Aécio, Alckmin, Paulinho etc significa total apoio a uma quadrilha sabidamente corrupta.

    8. É isso aí Dr falou tudo.o povo agradece que ainda tem H ai nesta OAB e não um bando de puxa sacos da globo.

    9. dois advogado do PT não concordam com algo que tem apoio da OAB inteira ? tá bom então direito deles.

      • Desculpe amigo, mas como vc pode afirmar que tem apoio da OAB inteira. Eu gostaria que fosse disponibilizado um abaixo assinado para os advogados que não concordam com essa postura. Tenho certeza que os números irão surpreender.

    10. Parabéns aos Advogados que não se deixaram corromper!
      Ôntem, fiquei muito triste quando vi que advogados de nosso Estado estavam participando do golpe contra a Democracia. Mas agora, sinto-me aliviada. Obrigada aos advogados do Paraná que defendem a constituição!!!

    11. Parabéns pela iniciativa. Não podemos tolerar que alguns juristas cometam crimes contra o povo brasileiro.

    12. FHC, ALCKMIN, SERRA, BETO RICHA, PAULINO DA FORÇA, OPA, JÁ PASSOU DE QUATRO, ENTÃO JÁ CONSTITUI UMA FORMAÇÃO DE QUADRILHA

    13. Golpe é a roubalheira sistêmica desse governo incompetente, mentiroso e corrupto.

    14. Os advogados bons têm compromisso com os direitos constitucionais, caso contrário, seremos submetidos a processo políticos e toda atividade política e ativista será criminalizada. Para bens aos advogados que tiveram essa iniciativa. Nem só de Moro vive o Paraná, vive de direitos fundamentais também!

    15. Tudo o que está posto não é uma briga entre Direita e Esquerda, é a luta de classes: os ricos x os pobres. Como não me considero rico, estou do lado certo (o triste disso tudo é ver pobres pensando que são ricos, porque tem um carro e uma casa financiados em condições facilitada por quem querem tirar do governo – cínicos). 500 anos de cotas para os 500 anos de chibatadas. Você que é rico limpe seu próprio banheiro.

    16. Chama atenção a postura passiva e, em até certa medida,inerte, adotada pelos representantes da Seccional Paraná em relação ao governador Beto Richa.

    17. Parabéns, Dr. André. Pela lucidez, clareza e coragem, peculiares de sua cepa. Comungo grande admiração que nutro de seu pai, exemplo de luta, postura, profissionalismo e amizade. Estamos juntos nessa árdua batalha em defesa do Estado Democrático de Direito!

    18. Parabéns Dr. André,Sua coragem e luta deram-me ânimo, eu
      iria simplesmente rasgar minha carteira da OAB/PR por sentir-me envergonhado por pertencer a uma categoria que declarou-se em nome de todos os advogados….Agora não, minha carteira ganhou novo valor, desejo ajuntar-me aos lúcidos lutadores de sempre.

    19. André seu discurso me atende e me representa, já o discurso da OAB NÃO ME REPRESENTA.
      NÃO VAI TER GOLPE APESAR DA OAB…

    Deixe uma resposta

    Preenchimento obrigatório *.