enioverri

Coluna do Enio Verri: Massacre midiático e ódio seletivo contra o PT

| 39 Comentários

Em sua coluna desta terça-feira (23), o deputado federal Enio Verri (PT) fala do acirramento dos ataques ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Lula. Para o deputado, o PT e Lula sofrem um massacre midiático baseado em boatos e no ódio seletivo, enquanto as denúncias de corrupção que atingem fortemente os líderes do PSDB e aliados sequer são investigadas e quase não aparecem na imprensa. Leia, ouça, comente e compartilhe.

Em sua coluna desta terça-feira (23), o deputado federal Enio Verri (PT) discorre sobre a intensificação dos ataques ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula. Para o deputado, o PT e Lula sofrem um massacre midiático baseado em boatos e no ódio seletivo. Enquanto isso, as denúncias de corrupção que atingem fortemente os líderes do PSDB e aliados sequer são investigadas e quase não aparecem na imprensa. Ele aponta os casos do também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC, e o senador Aécio Neves. O primeiro é apontado pela ex-amante de mandar dinheiro ao exterior de forma ilegal. O segundo, foi delatado como beneficiário de um esquema de propinas em Furnas.  Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download áudio

Enio Verri*

Propagadas por uma elite midiática e uma parcela da sociedade, em sua maioria, pertencente às classes mais abastadas, as incoerências e inconsequências do conservadorismo e ódio seletivo beiram o ridículo, quando não, a insanidade e irresponsabilidade com os brasileiros

Sem a menor preocupação com provas ou com o respeito ao direito de defesa de qualquer brasileiro, o caça às bruxas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, forjado sob mentiras e boatos presentes nos meios de comunicação, revela-se cada vez mais como uma tentativa de criminalização do Partido dos Trabalhadores do que propriamente uma investigação judiciária.

Enquanto as manchetes tentam incriminar o ex-presidente, baseando-se em boatos, mentiras e opiniões individuais, buscando a todo custo ligá-lo a denúncias de corrupção, os tucanos continuam impunes ao massacre midiático e protegidos no judiciário.

Aécio Neves, delatado como beneficiado de propinas de Furnas e responsável pela construção de um aeroporto, com dinheiro público, na fazenda de seu tio; e Fernando Henrique Cardoso, também ex-presidente, acusado de um esquema de beneficiar empresas, de mandar dinheiro ao exterior de forma ilegal e de garantir emprego de uma funcionária fantasma no mandato de José Serra, parecem não ter com que se preocupar.

Escondido na grande mídia e de pouca importância para aqueles com ódio seletivo e para setores do judiciário, casos como dos tucanos não ganham a mesma conotação, nem os mesmos esforços para investigar denúncias de corrupção envolvendo a oposição – os boatos e supostos “amigos” nunca envolvem lideranças do PSDB.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a jornalista Mirian Dutra, ex-amante de FHC, acusou o ex-presidente de bancar as suas despesas e de seus filhos no exterior por meio de um contrato fictício com empresa Brasif S.A. Importação e Exportação. Ele teria presenteado um dos filhos da jornalista com um apartamento em Barcelona.

A Brasif, ligado a Jorge Bornhausen, amigo de FHC e crítico do PT, dominava os negócios dos free shops nos aeroportos durante o governo tucano. Os contratos eram renovados sem licitação, o que representa uma séria de infrações ao direto e administração pública.

Coincidentemente, a irmã de Mirian Dutra, é assessora no Congresso Nacional há 15 anos, sem aparecer na Casa ou realizar qualquer tipo de atividade parlamentar. Desde de 2000, ela vem sendo nomeada em gabinete de parlamentares tucanos, para cuidar segundo o senador José Serra, de um “projeto sigiloso”

Os indícios que não só merecem uma investigação a fundo e ampla divulgação, como também, o protesto daqueles que pedem o fim da corrupção – quem sabe camisas, faixas e boneco pedindo a prisão de FHC –, se escondem dentro das páginas de jornais e em gavetas do poder judiciário. Uma rotina que se repete e mancha a democracia brasileira.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Caros,

    “Quando as instituições se interpõem entre o povo e o estado já não há democracia”

    O povo é o único detentor e realizador da democracia.

    Neste momento em que as instituições assumiram desgraçadamente o papel de golpustas, junto à mídia e à direita sem-vergonha, devemos todos nós, os trabalhadores, os éticos, os sérios, os intelectuais,independentemente de partidos voltarmos à militância de esclarecimento junto a população. Façamos isso pelos nossos descendentes.

    • Contra a negação da realidade não há argumentos. Se o deputado formigão acha que não há, pelo menos evidências de ilícitos cometidos pelo novo Messias, deve estar com problemas…quanto ao FHC e o Aécio, briguem para que sejam responsabilizados. É outra, essa história de que os ricos são contra o PT é uma tática furada, que já se esvaziou. Mude o discurso, até porque você é da elite, do topo da pirâmide.

      • Viu o vídeo do Youssef dedurando Aécio em Furnas? Além desta denúncia, o deputado Rogério Correia enviou pra Janot uma farta documentação periciada sobre esta questão. Portanto, a “briga” pra ele ser responsabilizado existe, mas Janot finge que não sabe de nada. A Justiça no Brasil não pune políticos do PSDB, esta que é a verdade. Abaixo, um link que esclarece bem este assunto:
        https://www.youtube.com/watch?v=G6kJWAx8uJE

        • Não interessa o Aécio neste momento! Petistas puramente ideólogos, míopes, e sem o menor intelecto para tentar exercitar uma leitura (mesmo que escondidos) dos fatos atuais, da quebra deste país, o estrago faraônico da economia encampado pela incompetência e má-fé de pseudo-economistas do PT, culminando na volta crescente da inflação, na parada do crescimento, recessão, etc. Tais descalabros no campo econômico (o que terminou por sucatear seus programas sociais…) não têm absolutamente como serem atribuídas ao FHC, PSDB e muito menos a Aécio. Isto sim é uma grande bravata! Petistas estagnaram em janeiro de 2015, e desde então não conseguem argumentar nada diferente. São cães correndo atrás do rabo. Não é Aécio, FHC, Marina, Silvio Santos ou quem quer que seja que está no foco das investigações NESTE MOMENTO! Compreendam ao menos isto! Se Aécio, Alckmim, FHC, cometeram crimes, e particularmente acredito nisto, não há dúvida que devem ser investigados, MAS coloca-los direta ou indiretamente como protagonistas de todo o aparelhamento do Estado, toda a roubalheira, corrupção, “privatização” pelos governistas da maior estatal brasileira, “queima” do superávit primário em 2014 e posterior pagamento de R$ 748.000,00 aos parlamentares aliados para a derrubada da LRF (corrupção em pleno horário nobre na TV senado!), além do seu mirabolante plano de “esquerdização” da América Latina e o plano de perpetuação no poder de um partido, que atualmente passou a se caracterizar muito mais como uma facção criminosa, aí meus amigos, já é realmente uma psicopatia grave!

    • Maria se refere à direita sem-vergonha, omitindo que os grandes conglomerados empresariais, isto é, o capital, caminha lado a lado do lulodilmismo (já não existe petismo). Ou Odebrecht, OAS, Camargo Correa e assemelhados não estão abraçados com a esquerda. Quanto à mídia, ela nem se lembra que a dita grande Imprensa sempre abriu generosos espaços para o Partido dos Trabalhadores. Quanto a “nós, os trabalhadores éticos, sérios), uma penca se encontra presa: ex-presidentes, ex-tesoureiros e os realmente éticos e sérios, envergonhados, deixaram o PT. Restam os comissionados, os sindicalistas remunerados, uma OAB desfigurada, um MST cujos militantes n~unca abriram uma porteira duma roça. Tsk…tsk… Essa sua cantilena de há muito não convence nem o pasteleiro da esquina.

    • Maria, está na hora de você descobrir que no Brasil somos assaltados pela esquerda, pela direita, pelo centro, etc….Esse discurso infantil e simplista que quer fazer parecer que a esquerda representa o bem e a esquerda representa o mal é tão furado que não merece comentários. Você deveria, como cidadã, torcer para que o país avance, que seja mais justo com seus cidadãos, que nos devolva de forma correta os impostos altíssimos que pagamos. Deixe o fanatismo de lado, pois seus conceitos são do século XIX.

  2. Deputado, 111 visitas ao sítio é normal? Quem aqui já se utilizou de um imóvel de amigo por tantas vezes?

  3. Prezado deputado,

    Já fui eleitor do PT, quando jovem. Na juventude, muitos de nós somos idealistas e o PT soube se aproveitar muito bem do idealismo dos brasileiros. Alguns, como eu, acordaram para a vida e deixaram de votar no PT. Aliás, os mais sensatos simplesmente deixaram de votar, pois o voto dos brasileiros vale menos do que esterco, quando trata-se da “defesa da democracia”.

    O que mais me afasta do PT, mais até do que o Diabo da Cruz, é a defesa infantil que seu partido faz. Ao invés de mostrar os fatos, simplesmente empurra a sujeira para debaixo do tapete e fica apontando o dedo para o rabo dos outros partidos. Ora, deputado! Seu partido (e todos os demais) ofendem de morte a inteligência dos eleitores. Os políticos brasileiros definitivamente não têm mais vergonha na cara.

  4. Que perseguição hein? Perseguiram o Vacari, o José Dirceu, André Vargas, Delubio Soares, Delcídio Amaral, José Genoino, Lula, Dilma. É perseguição, deixem o PT em paz.

    • Pois então. Não acha estranho que somente os do PT são perseguidos? Você não vê nenhum outro caixa de campanha, tesoureiro, cunhada de tesoureiro preso, de qualquer outro partido. E não que não tenham recebido dinheiro das mesmas empresas. Só o Aécio do pó, o trezentinha nervoso, recebeu mais que a Dilma das empresas citadas na vaza jato. Por isso que é estranho. Ou prende todo mundo, ou nos locupletemos, todos.

  5. Infelizmente estou desacreditando em tudo inclusive nos meios de comunicação e justiça. Vamos a um pequeno fato a situação vinculada em alguns blogs de FHC que desviou milhões de dinheiro para sustentar amante se quer houve algum comentário nos meios de comunicação nacional, porém se o caso envolvesse um cidadão que a mídia não apoia haveria até entrevista com a amante e filmagem de FHC.

    Assim esta muito evidente que existem dois pesos e duas medidas.

  6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Aham é tudo invenção… o PT não fu… com o Br..
    O PT não afundou o BR, não Roubou quase nada..
    Essas prisões e todo o escândalo são apenas imaginação da PF e CIA..
    Ahhh Conta outra VAI….

    • Se foder com o Brasil é tirar a economia de 14a para a 7a potencia mundial, vou continuar votando no partido mais uns 20 anos. Vai foder gostoso assim mais um bom tempo.

      • De onde você tirou essa história de 14ª para 7ª? E o tamanho da economia não significa quase nada. A Finlândia, a Suécia, a Noruega e tantos outros países desenvolvidos, tem economias menores do que a nossa.

        • Tira-se a informação de qualquer organismo internacional que se preze. Já que o índice não vale nada, porque essa histeria por causa de PIB? Cada uma. Vá estudar rapaz (inha). Na Finlândia, Suécia e Noruega não tem imbecis, e nem globo. Aliás, lá jornalista vai preso por mentir e tem que se desculpar em rede nacional pelas mentiras que pregam.

  7. Tudo é vergonhoso e escancarado, as instituições são vassalas da mídia e direita golpistas. É uma teia corrupta infiltrada em órgãos públicos por todo o país. São bandidos blindando bandidos!

  8. A cada dia acredito MENOS na nossa justiça,ela esta provando a cada dia que é Partidária Parcial e CORRUTA,justiça vergonha.

  9. CORVOS atras de suposta Carniça.

  10. Não se prova a própria inocência alegando que os outros também cometeram o mesmo crime.

    Se a turma do FHC & Cia cometeram crimes, iguais aos PT, tem que ir pra cadeia. Só o que me parece e que foram mais hábeis, não deixaram provas, ou roubaram menos.

    Santa ingenuidade do Lula em pensar que um sítio e uma cobertura na praia, fruto de propina, iria ficar no anonimato pela eternidade. Collor foi deposto por uma Fiat Elba kkkkk

    Seja de que lado for, corruptos tem que ir pra cadeia. Agora pare de choro.

    • Pela mesma lógica sua, também não se condena ninguém sem o devido processo legal, sem direito ao contraditório, muito menos se prende sem ter provas do que se alega e sem sentença penal condenatória. Pior ainda, seu Paulo, é “vazar” para que imbecis fiquem condenando aleatoriamente, junto com a mídia. Vazamento é crime, igual aos outros, e pior que é cometido pelas autoridades que deveriam proibir.

      • Sem prova???? Tem dinheiro recuperado, tem quebra de sigilo, enfim…esse é o discurso ensaiado do petista padrão. Se o Moro estivesse errado, o STF reformaria das decisões. Por que não fazem isso? É um complô de todos contra o PT? Vai estudar um pouco…

        • Que dinheiro recuperado? De sítio? Kkkkkkkk… johnzinho querido. Não mande o cara estudar porque quem precisa é você. E essa de discursinho é a mesma tática sua. Sempre a mesma batidinha … Por falar nisso, sabe que o promotor de Brasília que está na sanha de querer pegar o Lula bate na mulher? … Então. Acha bonito esses caras sem moral querer investigar você por exemplo? Abra o olho que não se trata de perseguição a A ou B, mas de respeitar a Justiça e os CODEX jurídicos. Não precisa responder, até porque a resposta é aos amigos do blog. Já do STF tenho dúvidas. Até porque nem tudo lá chega, o correto é STJ se for caso de pessoas sem foro.

  11. É isso daí mesmo grandão. Se a justiça (PF, MP, Juízes) mancomunados com a mídia que sempre mama, tivesse ao menos uma “boa vontade” em investigarem outros agentes públicos, senão os mesmos de sempre, quebrando todas as regras de direito para conseguirem provar teses mirabolantes, daria até pra acreditar. Até lá, é clara e evidente o conluio de entes públicos com a máfia (que é tudo a mesma sopa) golpista. Já é a quarta vez no Brasil que essa gente se une para derrubar governos trabalhistas. E a turba? Aplaude.

    • Você acredita no que escreve? Pergunto porque você parece ser uma pessoa esclarecida. Concordo que a mídia convencional, a velha mídia, bate mais no PT, mas acho isso normal, porque acredito que a imprensa pode e deve tomar partido, dentro da legalidade. Acredito também que há políticos de outros partidos, tipo PSDB que merecem ser investigados e punidos se for o caso. Mas daí a acreditar que o Lulla & Cia. Ltda. são santos e que merecem o seu respeito…Você de fato acredita que ele é honesto?

      • Cara, se for analisar somente o que a pessoa tem de ruim, não fica nenhum na face da terra. Tanto é assim que vai todo mundo pra frente de seus “ídolos” pedir perdão. Senão não haveria igreja, templo, e os escambau. Agora, pensa um pouquinho que seja, não precisa de grande esforço mental. Porque o Requião levou pau 8 anos da mídia? Foram 8 anos levando pau todo dia. Porque a Prefeitura de Maringá levou pau todo dia do O diário (jornal), porque a folha, estadão, Veja não mete o pau no alckmin? É só analisar o quanto esses putos recebem pra lamber o cú dos caras… EU presenciei a globo (RPC) indo receber lá, no palácio em Curitiba, numa salinha lá na esquerda, perto da passagem dos carros. Estava na antessala esperando pra falar com o responsável pela mídia do governo. O cara do governo falou que estava difícil os pagamentos aquela semana. O da globo simplesmente falou que no dia seguinte teria “pau”, e saiu. Eu vi, e ouvi. NO OUTRO DIA, TEVE PAU NO GOVERNO. E o governo era do Jaime Lerner. Depois perguntei que merda era aquela, pro cara da mídia do governo. Me disse que era o dia inteiro daquele jeito e de todos os órgãos do Paraná. EXTORSÃO. Usavam o Banestado, usavam DETRAN, Copel, Sanepar, e a mídia do governo. Já vivi muita coisa na vida. Pra burro não sirvo não. EU analiso mudanças econômicas e hoje está muito melhor que antes. Corrupção? Discurso de cabra vagabundo que também é tão ou mais corrupto que o que aponta. Atrás de todo moralista tem um corrupto. Se Lula é honesto? Não sei, só sei que tem dinheiro o suficiente pra comprar a merda do sítio e fazer a reforma que quiser lá. Deu palestra pra globo, pra microsoft, pra Ambev … tá lá pra todo mundo ver. Ou essas empresas também o corromperam? E lhe corromperam porque já que ele não é presidente? Esquece o cara. É perseguição sim, do MP, do Judiciário e desse tipo de Juiz partidário.

  12. Sr. Enio Verri deixa de se submeter ao ridículo.
    Tudo o que escrever em favor do seu ídolo Mor, só irá deixar o povo ainda mais revoltado.
    A situação está chegando ao extremo! Comece a escrever coisas sérias.

  13. Moro e sua trupe enfeitando o pavao da globo

  14. O FHC teve a Miriam e o Lula teve a Rosemeri, e ai não vai querer que investigue a Rosimerezinha também seu Enio.

  15. “A memória do ressentido é uma digestão que não termina”, constatou o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/secao/direto-ao-ponto/

  16. o PT desde a época do mensalão foi alertado a pressionar o judiciário e o mpf para investigar a todos, mas resolveu ficar quieto, viu o monstro se formando não só contra eles, mas tb contra o legado que ele representa, que é a soberania do povo brasileiro. Agora, creio que não adiantará mais se lamentar, pois o pT sendo derrubado, os tucanos e demais direitistas afundarão e vendrao o Brasil e a imprensa, o mpf e a pf, não dirão nada e Sergio Moro ganhará a devida recompensa do Tio Sam a quem ele serve com denodado zelo

  17. e , alvissaras(um comentário que não tem nada a ver com a postagem do deputado Enio Verri) parece que a patricinha, maria vitória barros, não escreve mais no blog, não aguentou o aperreio das criticas dos leitores do blog.

  18. Quem cria cobras,sempre corre o risco de ser picado por uma.um tal deputado do parana disse a seus amigos que as cobras que ele tinha ele mesmo as MATARIA tempo depois ele mal conseguiu atordoa-las hoje todos esse vivem mamando em sua teta digo teta do governo do estado paga pelos contribuintes.

  19. Ênio, o ódio não é seletivo.
    O que influirá a pensão do FHC à Mirian, na situação
    econômica atual do país?
    É o PT que está com a batuta HOJE!
    FHC foi imoral, mas hoje é irrelevante.
    Temos que arrumar a casa agora, e se sobrar fôlego
    um dia, iremos atrás do FHC.
    O que tem de seletivo nisso?

  20. I simply want to tell you that I am newbie to blogging and site-building and absolutely liked your page. Most likely I’m likely to bookmark your site . You certainly come with great stories. Thanks a lot for sharing with us your web site.

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.