Beto Richa mente e continua fechando escolas, denunciam educadores

| 19 Comentários

Governador Beto Richa (PSDB) conta com a desmobilização da comunidade escolar, no recesso de fim de ano, para continuar fechando escolas no Paraná; tucano havia "suspendido de mentirinha" a extinção de estabelecimentos de ensino, mas continua silenciosamente praticando esse crime contra o futuro da nossa gente; o melhor está por vir?

Governador Beto Richa (PSDB) conta com a desmobilização da comunidade escolar, no recesso de fim de ano, para continuar fechando escolas no Paraná; tucano havia “suspendido de mentirinha” a extinção de estabelecimentos de ensino, mas continua silenciosamente praticando esse crime contra o futuro da nossa gente; o melhor está por vir?


O governador Beto Richa (PSDB) sentiu a força da mobilização de professores e das comunidades escolares e anunciou que o governo havia desistido de fechar escolas e turmas escolares. Era mentira, segundo educadores ouvidos pelo Blog do Esmael, pois, na prática, a decisão foi mantida e o tucano continua programando a junção de escolas e o fechamento de turmas já para o início de 2016.

Portanto, a “suspensão” do fechamento de escolas foi de “faz de conta” para desmobilizar a comunidade. Ou seja, Richa até pode cantarolar aquela tese quase infantil “enganei um bobo na casca do ovo…”.

Veja o caso do Colégio Victor do Amaral, no Bairro Hauer, em Curitiba. Segundo o plano inicial, o Colégio passaria a dividir as instalações com o Colégio Gottlieb Müller, no Bairro Boqueirão. Agora, a intenção do governo é de que o CEEBJA Maria Deon de Lira passe a funcionar nas dependências do Colégio Victor do Amaral.

O motivo é o aluguel do CEEBJA Maria Deon de Lira, que o governo não paga há mais de um ano, forçando uma ação de despejo. Aliás, calote em aluguéis é uma prática generalizada no governo Richa.

O Blog do Esmael já noticiou que diversos órgãos do governo passam pelo mesmo problema. São Agências do Trabalhar, Agências da Copel, Sanepar, Detran, delegacias, além de dezenas de escolas, cujos proprietários dos imóveis estão a ver navios há muito tempo.

Na questão do Colégio Victor  do Amaral, os professores e a comunidade prometem resistir. Para semana que vem estão programadas uma assembleia da comunidade escolar e uma manifestação na Avenida Floriano Peixoto.

Acontece que o prédio não comporta duas instituições tão diferentes. O CEEBJA é uma escola de adultos, por isso, os estudantes têm liberdade para entrar e sair a qualquer hora. Já o Colégio Victor do Amaral têm estudantes de ensino fundamental e médio, que ficam sob responsabilidade da instituição e têm horas certas para entrar e sair.

Além disso, o Colégio Victor do Amaral terá diversas turmas fechadas já no ano que vem. As turmas iniciais, de 6° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, não deverão ser ofertadas no ano de 2016. Serão pelo menos onze turmas a menos. Essa decisão deve provocar o fechamento completo da escola em cerca de quatro anos.

E não há como o governo argumentar que as turmas serão fechadas por ociosidade, pois a procura por matrículas é grande. Com o fechamento das turmas os estudantes vão ter que se locomover até outro bairro, alguns quilômetros distante do atual.

Este caso demonstra o que muita gente já suspeitava. Beto Richa jamais desistiu de fechar escolas. O plano do governador é destruir a carreira do magistério, contratando professores por organizações sociais, e privatizando a gestão escolar. Mas como a resistência foi forte, o plano foi adiado, e será executado de maneira mais discreta.

O final do ano e o “recesso” escolar se aproximam. Quando os professores e estudante estiverem em seu merecido descanso será o momento perfeito para o governador e sua equipe colocarem em prática todas as maldades que as mobilizações conseguiram reverter. Com as escolas vazias, será mais fácil. Aguardem (ou resistam).

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mentira maior tem até um slogan: “o “melhor” esta por vir! Mentira da não venda da SANEPAR e COPEL, entre outras!
    E a mais recente, mentira sobre a viagem a Europa!
    Será que ainda tem gente que acredita no piá de prédio que infelizmente comanda o estado?
    Será que os 8,5% será pago ao funcionalismo em janeiro?? Será que o 13º será pago no dia 10 de dezembro?? Quem confia? Eu não!

    • Os alunos precisam usar a tag #ForaBetoRicha no Twitter e denunciar as coisas erradas que Beto Richa está fazendo com a educação no Paraná. Os alunos têm esta ferramenta em mãos e precisam usá-la. Organizem um tuitaço #ForaBetoRicha para unir os alunos de todo o Paraná contra as maldades deste governo. Mais uma dica: as mensagens do Twitter podem ser lidas no Qwant.com, um buscador tipo Google que mostra o que rola no Twitter, sem sujeira (caracteres estranhos). Entrem no qwant.com e façam uma busca pela palavra Richa, em seguida cliquem na coluna Social, e verão as mensagens atualizadas do Twitter sobre o termo pesquisado. O qwant.com funciona bem no pc e celular. Vamos tuitar gente!!! #ForaBetoRicha

  2. Deixou o tempo passar, deu uma entrevista na Rede TV, dizendo todas as calúnias sobre o movimento dos professores novamente, alterou a eleição de diretores, disse que não fecharia escolas e turmas e ESTÁ FECHANDO ASSIM MESMO!!!
    E o Hermes, o Garfield preguiçoso do fiofó da APP ( Associação dos Professores Parados ), vai fazer o quê??? Vai à SEED ainda hoje, prá entregar uma moção da reclamação do protesto do ofício da reivindicação…
    Protocolará o “dojumento” e aproveitará para tomar um cafezinho com Carochinha, a secretária safadinha!!!
    É meus amigos. Tamo fú e mal pagos!!!

  3. No caso das agências que estão sendo despejadas e outros orgãos públicos sem sede, ou prestes a ficar sem, como o Núcleo Regional de Ensino da Área Metropolitana Norte, porque não instalá-los todos no antigo Parque Castelo Branco em Pinhais, área pertencente ao governo do Estado, de fácil acesso, atual Parque da Ciência, local amplo que dispõem de vários prédios desocupados que poderia abrigar repartições sem custo para o Estado.

  4. Não é coincidência. Atacar a educação dos pobres faz parte do projeto do PSDB. Em São Paulo, a polícia de Alckmin foi pra cima dos estudantes que protestam contra o fechamento das escolas. Segundo um morador da região, o absurdo é ver policiais cercando escolas enquanto ladrões roubam bancos e nada acontece.

  5. A maioria dos paranaenses não queriam um governo tucano? Estão tendo. É bom que a oposição deixe claro para a população despolitizada que, se fosse outro tucano, as medidas seriam as mesmas. Se fosse alguém do DEM, do PPS ou do PP, idem.

  6. QUANDO É QUE O POVO DO PARANÁ VAI ACORDAR E PEDIR O IMPEACHMENT DESSE CARA. VAMOS ACORDAR HOJE, NÃO SEI SE ELE NÃO VAI PASSAR O FINAL DE SEMANA EM SÃO PAULO PARA ASSISTIR CORRIDA DE CARROS, COM O AVIÃOZINHO CEDIDO PELA COPEL E TODAS AS DESPESAS PAGAS POR NÓS OS CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA.

  7. Beto LIXO não sabe o que e verdade,sempre se utilizou de mentiras para enganar,beto LIXO vergonha.

  8. O problema é que o Piá de Prédio não sabe falar a verdade.

  9. A politica do PSDB é realmente a terceirizaçao. Já tivemos a prova no governo FHC… So nao lembra quem nao tem memoria politica…
    O Richa aqui no Parana esta fazendo devagar o mesmo e o pior é q conta com a ajuda do funcionaismo publico.
    Eu me pergunto oq os diretores destes colegios chupins pensam da vida… Ao inves de lutar pela sua sobrevivencia lutam pela morte do outro…
    Sabe pq a educacao do parana esta neste estado?
    Pq nao temos pessoas com consciencia politica e historica…
    Lembra da frase boba… O povo nao tem memoria mas professor tem? Desculpe, mas nao tem nao…

  10. Uma pergunta??
    Meu filho estava planejando fszer curso tecnico no Vitor.
    Agora vou ter q procurar o Lamenha Lins. Quem vai bancar o VT para ele ir estudar?
    Nao chegar o ipva a luz e a agua?
    Este governador na tem limite???
    Kd o ministerio publico? O judiciario??
    Foram comprados por ele por qual auxilio mordomis agora?

  11. ‘Assim foi na greve dofessores em 2014. Muitos acreditaram ou foram levados a acreditar. Poderiamos ter acabado c a reeleição naquela oportunidade. Muito inocência da categoria.

  12. Quando tivermos uma sociedade “sueca” teremos um governador “sueco”.

    A mineirada defenestrou Aécio. Não adiantou. A pesquisa da Paraná pesquisa diz que Alkmin que pratica a mesma cartilha de Aécio seria eleito Minas. A culpa é sua irmão.

    • Enquanto o povo acreditar em pesquisas e nas mentiras da mídia, pois Alckmin é blindado pelo PIG, vai ter sempre alguém culpando o povo que não percebe que é manipulado.

  13. O Victor do Amaral é uma referencia na região, patrimonio histórico, deve ser preservado, restaurado. Pirem o que esperar deste governo!
    O CEEBJA deve ter sua sede propria sim, mas não grilada do Victor do Amaral!

  14. nossa escola é um dos maiores colégios da região , possui curso técnico de grande importância para a formação do povo da nossa região, será que o governo não enxerga a necessidade da população?
    só exigimos o direito dos nossos filhos
    A escola é da comunidade, precisamos da escola como sempre funcionou abrindo turmas d ensino médio e nao encerrando, não podemos permitir essa ditadura na educação

  15. O mais interessante é q o governo vem ha 2 anos negando a solicitação de abertura de turmas com mais de 30 alunos matriculados. Isto só demonstra que demanda de estudo tem, mas o governo coibe isto para depois dizer q o colégio não tem turmas…

  16. Vivemos um RETROCESSO total! Num pais que deveríamos abrir mais escolas o governo Beto Richa fecha escolas!
    Parabéns a comunidade do Victor do Amaral que esta mobilizada em defesa da escola pública.
    Cabe ao CEEBJA procurar seu espaço e não se SUBMETER as determinações deste governo, muito menos INVADIR as outras escolas!

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório *.