Boca Maldita será palco neste sábado de lançamento de livro sobre nepotismo no Paraná

Livro que será lançado neste sábado (3), em Curitiba, na Boca Maldita, das 10h30 às 13h, reúne coletânea de artigos sobre nepotismo no Paraná.
Livro que será lançado neste sábado (3), em Curitiba, na Boca Maldita, das 10h30 às 13h, reúne coletânea de artigos sobre nepotismo no Paraná.

O vereador curitibano Jorge Bernardi (Rede), colunista do Blog do Esmael, e o professor Ricardo Costa de Oliveira, da UFPR, lançam neste sábado (3), em Curitiba, na Boca Maldita (Café Avenida), às 10h3, o livro “Estado, classe dominante e parentesco no Paraná”.

O local para lançamento não seria mais oportuno, pois o local historicamente tem sido palco para as grandes discussões nacionais e estaduais.

A obra objeto de pesquisas do Núcleo de Estudos Paranaenses (NEP), criado em 1994, como um espaço flexível de pesquisas, debates e discussões sobre a sociedade, a cultura e a política no Paraná.

Ao longo dos últimos vinte anos o NEP dedicou pesquisas sobre a sociedade e o poder no Paraná. Foi desenvolvida  a linha de investigações instituições, poder e famílias.

O livro apresenta  os capítulos: O poder familiar na Câmara Municipal de Curitiba (1947 a 2014), de Jorge Luiz Bernardi. Os donos da bola no futebol paranaense: gênese da estruturação e “jogadas” com o poder político do Estado, de Luiz Demétrio Janz Laibida. O desmonte do regime autoritário e o contexto histórico do PMDB na esfera paranaense: a heterodoxia de Roberto Requião em relação às concepções pemedebistas locais, de Daiane Carnelos Resende.

A nova geração do nepotismo na política paranaense, de Tiago Valenciano e Ricardo Costa de Oliveira. O papel da formação do patronato político brasileiro na construção do estado brasileiro e do Paraná, de Vanderlei Hermes Machado, Marcelo Gonçalves Marcelino e Milene Zerek Capraro. A influência do ouro na economia do Paraná ao longo do século XVIII, de Ricardo Costa de Oliveira.  O Paraná político na década de 1880, de Alessandro Cavassin Alves. A dinâmica das relações familiares no secretariado paranaense durante a República Velha, de Mônica Helena Harrich Silva Goulart. Só falar não basta! Bento Munhoz – governante e pensador, de Ana Crhistina Vanali. Política, direito, judiciário e tradição familiar e Nepotismo estrutural do Paraná em 2015, ambos de Ricardo Costa de Oliveira.

Economia

Para o professor Ricardo Costa de Oliveira “o  conhecimento da realidade social passa pelo conhecimento dos mecanismos de poder e pela construção dos projetos de poder hegemônicos na região, sempre em consonância com os projetos dominantes nacionais”.

Todos estes autores passaram pelas aulas, seminários e projetos de pesquisa no Núcleo de Estudos Paranaenses, ministradas pelo professor Ricardo Costa de Oliveira, na UFPR,  e muitos desenvolveram, ou desenvolvem suas teses de doutorado dentro dos marcos conceituais e temáticos do grupo.

Comments are closed.