A esperança dos professores está na troca de governo no Paraná

Nunca é demais lembrar nesta data que os educadores foram covardemente massacrados no dia 29 de abril quando lutavam ombro a ombro, no Centro Cívico, com demais servidores públicos pelo fundo previdenciário confiscado por Richa e sua “bancada do camburão”.
Nunca é demais lembrar nesta data que os educadores foram covardemente massacrados no dia 29 de abril quando lutavam ombro a ombro, no Centro Cívico, com demais servidores públicos pelo fundo previdenciário confiscado por Richa e sua “bancada do camburão”.

♫ ♪ Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade ♪ ♫ (Prelúdio, Raul Seixas).

Confesso que titubeei um pouco antes de cravar o título acima dada a vastidão de assuntos que eu poderia abordar neste dia 15 de outubro, Dia dos Professores. Mas achei mais apropriado escrever sobre esperança e futuro da educação e dos mestres, haja vista que o presente segue desgraçado pelo desgoverno Beto Richa. A democracia tem o seu preço, por isso teremos de suportar esse verdadeiro “tucanistão” por mais três anos.

Nunca é demais lembrar nesta data que os educadores foram covardemente massacrados no dia 29 de abril quando lutavam ombro a ombro, no Centro Cívico, com demais servidores públicos pelo fundo previdenciário confiscado por Richa e sua “bancada do camburão”. Também não é exagero recordar os sucessivos desrespeitos e calotes do governo do estado nos profissionais do magistério.

O diabo é que os ataques à categoria não ficaram restritos às questões econômicas, como perdas de reajustes, promoções, formação continuada, sucateamento das escolas, etc. Pelo contrário. Richa e sua bancada do camburão, composta por 35 deputados, trucidaram a democracia na escola ao impor regras na eleição que transformam o diretor do estabelecimento de ensino empregado do governador e do ocasional chefete regional político.

Mas eu prometi no início discorrer sobre a esperança, não sobre a desgraça. Afinal, o que é esperança senão a fé de que é possível um novo horizonte? E é sobre isso que os educadores devem refletir no dia de hoje e buscar nessa contagem regressiva pelo fim do governo Beto Richa.

A pergunta que o magistério se deve fazer é qual o projeto e quem melhor representa e inspira confiança nesse desejo de mudança coletivo. Enfim, professores de escolas, das municipais, estaduais e federais, bem como os do ensino universitário paranaense precisam firmar convicção de que a esperança e o sonho, tal qual falava Raul Seixas, só virará realidade quando trocarmos de governo no Paraná.

Os professores sempre serão aqueles que nos conduzirão até a porta do conhecimento, por isso eles são peças fundamentais para o processo de transformação da sociedade e desse status quo. E nós, cidadãos, temos a tarefa de girar a maçaneta para ingressar nesse futuro.

Economia

Parabéns a todos os mestres. Feliz Dia dos Professores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *