Deputado governista protocola projeto para privatizar escolas do Paraná

privatiza
Não contente com os tarifaços e aumento de impostos contra os paranaenses e o setor produtivo, o governo Beto Richa ainda almeja transferir a responsabilidade pela manutenção das escolas públicas para o empresariado; o que pretende fazer o tucano com o dinheiro da crescente arrecadação do estado? (charge de Tiago Silva).

Essa história é antiga, vira e mexe a ideia da privatização e terceirização da educação pública retorna com as mais diversas formas e contornos. Já foi assim no governo Jaime Lerner, em que a contratação de professores e funcionários de escola foi delegada a uma empresa, a Paraná Educação, cujos prejuízos são pagos até hoje pelo estado.

Desta vez a iniciativa partiu do deputado governista Marcio Nunes (PSC), partido de Ratinho Júnior, que protocolou ontem (16) um projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui o programa “Adote uma Escola”, para que empresas “invistam” nas escolas públicas e possam usar esse “investimento” para fins publicitários.

Leia também:

Bancada de Ratinho Jr derrotou na Assembleia reajuste de 8,17% para os professores e servidores

O projeto é curto e grosso, e delega ao chefe do Poder Executivo o poder de regulamentar o programa.

Não é preciso lembrar aos leitores que os empresários de sucesso não fazem investimentos para ter prejuízo. Tampouco o projeto delimita até onde as empresas podem investir. Logo podem estar contratando professores e servidores para as escolas, substituindo o poder público, e, por que não?, cobrando uma mensalidade dos pais de alunos.

A APP-Sindicato publicou uma nota em seu site afirmando que esse projeto representa “uma terceirização da escola com intervenção direta do setor privado. Uma lógica do neoliberalismo. Os empresários de sucesso são os que sabem administrar e assim intervir diretamente na escola.”

Economia

A entidade defende “uma escola pública e de qualidade e por isso é contra essa intervenção. Mais uma vez é necessário a organização da categoria para o debate com o deputado, para retirada deste PL.”

Leia a seguir a íntegra do projeto de privatização das escolas: 

http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2015/09/Proj_304_Dep_Marcio_Nunes.pdf

Comments are closed.