Audiência pública em Campo Largo debaterá nesta quinta práticas antissindicais da montadora Fiat

via Blog do Milton Alves
sindicatosSerá realizada nesta quinta-feira (24) uma audiência pública na Câmara Municipal de Campo Largo para discutir práticas antissindicais de empresa Fiat instalada no município.

A audiência foi convocada pelo vereador João Marcos Cavalin Cuba (PR) e pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), por solicitação do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos de Campo Largo (Sindimovec).

Os representantes dos trabalhadores acusam a direção da empresa de não reconhecer o papel do sindicato enquanto negociador das reivindicações dos trabalhadores. Dirigentes sindicais são impedidos até mesmo de participar de reuniões onde se discutem as propostas salariais da empresa.

“Ignorando completamente o papel intermediador da entidade, a Fiat de Campo Largo decidiu apresentar, por conta própria aos trabalhadores, a mesma proposta que havia sido recusada pelo sindicato”, denuncia a entidade sindical.

Recentemente, no dia 02 de setembro, a empresa e o sindicato tiveram mais uma reunião de negociação. Porém, o impasse continua tendo em vista a posição intransigente da Fiat.

Foram convidados para o evento o Ministério Público do Trabalho, TRT 9°, OAB-PR, FIOM-CGIL (Itália), Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT), parlamentares, dirigentes das centrais sindicais e sindicatos, integrantes da Comissão de Direitos Humanos e advogados e especialistas em direito do trabalho, além de trabalhadores da fábrica.

Economia

Uma Audiência Pública para tratar do tema também ocorrerá no Senado Federal e um dossiê com as demandas dos trabalhadores da Fiat no país será apresentado ao Congresso Nacional e para a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Serviço: audiência pública sobre as práticas antissindicais da Fiat
Local: Câmara Municipal de Campo Largo
Dia: 24 de setembro – quinta-feira
Hora – 19h

Comments are closed.