Justiça do Paraná manda enjaular tucanos e aliados que fraudaram SUS

doisvizi
A cobrança por exames do SUS em Dois Vizinhos era comandada pelo estão secretário de Saúde, Carlinhos Turatto (PP) que atualmente é vereador, à esquerda na foto; outro vereador condenado é José Carlos Ventura (PSDB) , no centro; à direita, aparece o apresentador da TV Taroba, Val Santos, que veiculou as denúncias que deram início às investigações.

A juíza Susan Nataly Dayse Perez da Silva, da comarca de Dois Vizinhos, na região Sudoeste, proferiu sentença condenatória contra uma quadrilha liderada por vereadores que fraudava o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O vereador Carlinhos Turatto (PP), que na época dos delitos, em 2012, era secretário Municipal de Saúde, foi condenado a 26 anos em regime fechado; o também vereador José Carlos Ventura (PSDB) foi apenado a 5 anos de reclusão.

Além dos dois parlamentares, foram sentenciados servidores da Prefeitura de Dois Vizinhos e do Hospital Pró-Vida. São eles: Ademir Sbardelotto (10,3 anos), Maria Mezalira (5,6 anos), Lenir Maier Goetert (4 anos) e Tatiany Burgrever de Souza (7,5 anos).

Na sentença, a magistrada apontou uma série de crimes que vão desde a cobrança por exames do SUS, passando pela venda de dentadura, chegando a tentativa de corrupção e coação de testemunhas do processo.

Veja a seguir um vídeo de 2012 em que as denúncias são apresentadas em uma matéria da TV Tarobá de Londrina, uma afiliada da Rede Bandeirantes:

Economia

As investigações iniciaram após as denúncias veiculadas pela TV. Pacientes que pagaram por exames e sofreram ameaças foram ouvidos pela Comissão Permanente de Fiscalização de Leitos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, que foi um desdobramento da CPI do SUS da Assembleia. As denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público que abriu o processo criminal. Além dos seis condenados, dois réus foram inocentados.

Como a condenação foi em primeira instância, ainda cabe recursos aos condenados.

Confira abaixo a íntegra da sentença com o detalhamento dos crimes praticados pela quadrilha:

http://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2015/07/sentença-2.pdf

 

Comments are closed.