Sob Richa, mais de 30 mil empresas fechadas nos últimos dois anos

richa_pr_quebradoO estado do Paraná perdeu mais de 30 mil empresas nos últimos dois anos. Esse levantamento não é de nenhum político que faz oposição ao governador Beto Richa (PSDB). Pelo contrário. Trata-se de dados oficiais da Junta Comercial, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração.

De acordo com reportagem de Romulo Grigoli, do jornal O Paraná, de Cascavel, 14.798 negócios encerram atividades no estado em 2013 e no ano passado o número de empresas que fecharam as portas no Paraná subiu 6%, somando 15.818.

Portanto, nos últimos dois anos sob Beto Richa 30.616 empresas desistiram do mercado paranaense. Junto com elas foram milhares de empregos, segundo o IBGE.

Para 2015, a expectativa não é das melhores. O aumento de ICMS em 95 mil mercadorias diminui a competitividade dos produtos fabricados no estado, que perdem espaço para similares produzidos em outras unidades da federação.

Além disso, sempre para reforçar o caixa, Richa adotou a substituição tributária obrigando o comerciante pagar o tributo antes mesmo de vender a mercadoria — agravando ainda mais a crise, que sobrará no lombo dos trabalhadores.

Deixe um comentário