Gleisi denuncia no Senado: ‘Richa vai matar micro e pequenas empresas com reajuste no ICMS’; assista

richa_gleisiA senadora Gleisi Hoffmann (PT) fez duras críticas à lei estadual que acabou com a isenção e a redução do ICMS sobre diversos produtos que estavam em vigor desde 2009. Gleisi lembrou que, mediante um “tratoraço”, o governador Beto Richa (PSDB) desfez um grande pacto tributário promovido em 2008, pelo então governador Roberto Requião (PMDB), com todos os contribuintes do Paraná. Essa desfeita do pacto tributário aconteceu no final do ano passado e entrou em vigor exatamente no dia 1º de abril de 2015.

A medida, explicou a senadora, vai provocar o aumento do preço de mais de 95 mil produtos de consumo popular para o consumidor final. Serão afetados alimentos, produtos de higiene pessoal, material escolar, roupas, calçados, eletrodomésticos, automóveis e gás de cozinha, por exemplo.

Segundo Gleisi, alguns produtos estão deixando de ser isentos e passarão a ter tributação de 12% do ICMS. Já o ICMS de outros artigos que era de 12% vai para 18% ou 25%. Além disso, também o imposto da gasolina subiu de 28% para 29%.

“O aumento do ICMS seguramente será repassado aos preços e terá impacto significativo no bolso dos paranaenses. Fala-se na redução de R$ 800 milhões no poder de compra da população em um ano. O peso do tributo estadual em itens como roupas, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos aumentou 50%. As empresas não têm como absorver essa alta do imposto”, afirmou a senadora.

Para ela, a situação fiscal do estado do Paraná demonstra enormes dificuldades e as ações que vêm sendo tomadas não apontam para qualquer solução a curto e médio prazo.

“São variados, portanto, os exemplos de descalabro administrativo e descontrole absoluto do atual governo paranaense. Não cabe mais, governador Beto Richa, dizer que a culpa é do Governo Federal, é da crise nacional. Está mais que provado que a culpa é da sua administração, da sua ineficiência, da sua ineficácia”, criticou.

Economia

Gleisi teme que a irresponsabilidade do atual governo seja sentida negativamente, por muitos anos, na economia paranaense. “Eu não tenho dúvidas de que isso vai acontecer. Nós ainda vamos ter um efeito negativo muito grande na economia do nosso Estado em razão dessas medidas”, avaliou.

Abaixo, assista ao vídeo:

Comments are closed.