Coluna do Reinaldo Almeida César: “Agora só falta dizerem que indiquei Luiz Abi para trabalhar com Richa”

reinaldo_caramori_abi_richaReinaldo Almeida César*

Além-mar, o colunista Reinaldo Almeida César mandou nesta quarta-feira (15) duas mensagens ironizando os maledicentes a estibordo. Segundo ele, palacianos plantaram notinhas em blogs e jornais tentando jogar o fotógrafo Marcelo Caramori em seu colo.

“Não sou nascido nem criado em Londrina, nunca tive relação de amizade com Caramori”, pontua, para então fulminar seus detratores:

“Só falta agora os que dançam minueto ou manejam os vinhos caros e de boa cepa na Corte, propalarem que eu indiquei o suposto primo Luiz Abi para trabalhar com o então promissor deputado Beto Richa na Assembleia ou para que ele recebesse – suprema glória – a medalha Sarmento, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Paraná”.

A seguir, leia a íntegra das mensagens de Almeida César:

Peço compreensão aos leitores da coluna, por deixar de escrever hoje uma reflexão de fundo sobre a gestão da segurança pública no Paraná, pela única razão de estar ausente, em viagem de férias que havia prometido a mim e à minha família antes mesmo de receber o honroso convite para escrever aqui no Blog do Esmael.

Economia

Ainda assim, permitam-me deixar duas mensagens, escritas rapidamente e à distância.

***

1) agradeço as dezenas de contribuições que me chegaram pelo email observatoriodasesp@gmail.com.

As mensagens trouxeram valiosas contribuições e informações cruciais para a compreensão de temas de relevo que serão lançados neste espaço, semanalmente, numa análise coletiva, de todos nós, sobre o tema da segurança pública.

Fiquei realmente surpreso com o interesse de participação dos que me enviaram mensagens, mas também com a composição e origem muito heterogêneas destes remetentes, o que revela um representativo mosaico social.

Em sua grande maioria – diga-se, por verdadeiro – policiais e profissionais da segurança pública, mas também servidores públicos de outras áreas e cidadãos indignados pelo impostos e IPVA escorchantes que são obrigados a pagar e que, por isso mesmo, se sentem no legítimo direito de opinar também no setor da segurança pública, no que fazem muito bem.

Cidadania deve ser exercida na plenitude.

Sejam bem-vindos, continuem ajudando a pautar esta coluna.

Na próxima semana, trarei um tema candente e atual, proposto pelos leitores.

Já estou checando e confirmando informações.

Como se diz no mundo da escrita, a coluna da semana que vem já está no prelo.
Aguardem.

***

2) na semana passada, gestores da crise do Palácio tentaram, em vão, plantar notas em blogs e jornais, com o objetivo torpe de repercutir declaração de Marcelo Caramori, segundo o qual teria partido de mim sua apresentação ao governo.

A vilanagem, como é óbvio, não prosperou.

A afirmação se sustenta como uma folha de papel no ar.

Não sou nascido nem criado em Londrina, nunca tive relação de amizade com Caramori.

Mas, não vou desqualificá-lo, como fez o governador ao repetir a descrição de um tipo penal que lhe sopraram no ouvido.

Desejo que Caramori tenha um julgamento justo, apenas isto.

Fui apresentado a ele meses após ter tomado posse como secretário de Segurança, por oficiais da PM de Londrina.

Não há um único ofício meu, como secretário, dirigido à Casa Civil ou ao gabinete do Governador, propondo sua nomeação, nem na SESP, nem em lugar nenhum do governo.

Por uma distorção histórica, a SESP tem mais de 300 cargos para livre nomeação, em razão dos remanescentes cargos em comissão 9-C.

Ganha um ingresso para as 500 milhas de Londrina quem achar a minha assinatura numa nomeação que seja de Caramori, para qualquer destes cargos.

Nem provi sua nomeação nos cargos da SESP, nem indiquei Caramori para qualquer cargo no governo.

Só falta agora os que dançam minueto ou manejam os vinhos caros e de boa cepa na Corte, propalarem que eu indiquei o suposto primo Luiz Abi para trabalhar com o então promissor deputado Beto Richa na Assembleia ou para que ele recebesse – suprema glória – a medalha Sarmento, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Paraná.

*Reinaldo Almeida César é delegado da Polícia Federal. Foi secretário da Segurança Pública do Paraná. Chefiou a Divisão de Cooperação Policial Internacional (Interpol). Escreve nas quartas-feiras sobre “Segurança e Cidadania”.

Comments are closed.