Paraná Pesquisas: ‘76% desaprovam Beto Richa’; queda na popularidade do governador desnorteia PSDB nacional

O governador Beto Richa é reprovado por 3 em 4 eleitores paranaenses, aponta levantamento da Paraná Pesquisas/Gazeta do Povo; queda na popularidade do tucano atrapalha planos golpistas do PSDB, que planeja marcha pelo impeachment de Dilma; Murilo Hidalgo, diretor-presidente do instituto de pesquisa, relaciona a queda a interrupção dos serviços públicos pelas greves e os crescentes protestos que pedem o impeachment do tucano.

O governador Beto Richa é reprovado por 3 em 4 eleitores paranaenses, aponta levantamento da Paraná Pesquisas/Gazeta do Povo; queda na popularidade do tucano atrapalha planos golpistas do PSDB, que planeja marcha pelo impeachment de Dilma; Murilo Hidalgo, diretor-presidente do instituto de pesquisa, relaciona a queda a interrupção dos serviços públicos pelas greves e os crescentes protestos que pedem o impeachment do tucano.

A popularidade do governador Beto Richa (PSDB) virou pó. Apenas 20% dos paranaenses dizem aprovar a administração do tucano, diz levantamento da Paraná Pesquisas encomendado pelo jornal Gazeta do Povo.

De acordo com a sondagem, 76% desaprovam a gestão de Beto Richa. O péssimo desempenho do governador desnorteia o PSDB nacional, como demonstrou o senador mineiro e ex-presidenciável Aécio Neves no fim desta semana.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também entrou em campo, pois, acreditam os tucanos que a reprovação de Richa mine o movimento nacional pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) no dia 15 de março.

Em novembro de 2011, o governador do PSDB era aprovador por 74% dos eleitores paranaenses.

Em dezembro de 2014, o governo Richa tinha 65% de aprovação.

Para Murilo Hidalgo, diretor-presidente da Paraná Pesquisas, a queda na popularidade do governador Beto Richa (PSDB) tem a ver com a interrupção dos serviços públicos pelas greves e os crescentes protestos que pedem o impeachment do tucano.

Em dezembro do ano passado, 46% os entrevistados do instituto achavam que o reeleito estava conduzindo a administração “melhor do que esperado”. Agora, segundo o levantamento, somente 3% repetiram a avaliação e 71% dos pesquisados disseram que o governo do tucano está caminhando pior do que a expectativa.

A Paraná Pesquisas afirma que, se as eleições fossem hoje, Beto Richa não seria reeleito no primeiro turno.

Confirmado em outubro no primeiro turno com 57% dos votos, agora apenas 38% dos entrevistados disseram que manteriam a escolha.

  • adir

    espero que esta turma de larapio se arranque do palaçio.

  • único partido que é investigado no Brasil é o PT! vocês vão esperar 1.000 anos e não verá um tucano sendo julgado por corrupção!

  • Leo

    Incrível! Nunca imaginei o Beto empatando com a Dilma em matéria de impopularidade: os dois estão iguaizinhos – segundo o DataFolha, ela também está na faixa dos três contra, um a favor…

  • Leo

    Incrível! Nunca imaginei o Beto empatando com a Dilma em matéria de impopularidade: os dois estão iguaizinhos – segundo o DataFolha, ela também está na faixa dos três contra, um a favor…

  • Os26% de popularidade desse governador traíra deve ser dos comissionados e da sua família, porque não possível que alguém tenha coragem de dizer que o pleyboyzinho, presta para alguma coisa a não ser para criar impostos e muito falcatruas!!!!!

  • QUE ALEGRIA….OBRIGADO PROFESSORES, VOCÊS DESMONTARAM UMA FARSA DE UM GOVERNO E DE UM GOVERNADOR, MENTIROSO, ARROGANTE.

  • o Beto richa deveria ser indiciado pelo crime de Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro1 que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário.

    tirar o dinheiro da previdência que não lhe pertence para pagar contas que ele fez é crime, cadeia nele
    tem que processar o beto richa, mas parece que ninguém faz nada, onde estão os deputados que apoiam o povo?

  • Na sua incompetencia Beto Richa salvou o Brasil de mais um golpe comandado pela CIA, pelas declarações dos tucanos a CIA mandou adiar o golpe para mais tarde, a Petrobras ainda não esta salva da ganancia americana, por isso temos que ficar alerta. quem tem ouvidos que ouça.

  • veio do parana

    FICO SURPRESO EM DESCOBRIR QUE BOA PARTE DOS EDUCADORES DO PARANA VOTARAM NESTE BANDIDO DE CARTOLA, ESPERO QUE AGORA ESTES ELEITORES SEJAM HOMENS E HONRE OS OVO QUE TEM NO MEIO do VÃO DAS PERNAS E NÃO FIQUEM ESCONDIDOS IGUAL CORUJA NO BURACO ESPERANDO QUE VÁRIOS PROFESSORES E PROFESSORAS ESTÃO DEBAIXO DE BARRACOS DE LONA SENDO ASONBRADOS POR CÃES DE GUARDA DO BANDIDO DEFENDENDO O INTERESE DESCER ELEITORES CEGOS POLITICOS

  • A incompetencia do Beto Richa pode ter nos salvado de mais um golpe programado pela CIA, pelas declarações dos tucanos o golpe foi adiado, a CIA mandou recuar, fica para uma outra oportunidade, quem tem ouvidos que ouça.

  • Estou feliz por ver que os professores do Paraná se uniram para valer. É isso mesmo, façam valer seus direitos e a imensa grandeza educadora, desprezadas por nossos políticos brasileiros.
    Professores do Nosso Brasil, mostrem suas forças!!!
    Avante, sigam em frente e a vitória será alcançada.

  • Infelizmente para o nosso querido Estado do Paraná, o senhor governador trocou os pés pelas mãos e agora pagamos o preço. Falo infelizmente porque que vai sofrer com tudo isto é o povo paranaense, pois os políticos não estão nem aí com os graves problemas que atingem de forma assustadora a classe operária. Não podemos sequer recorrer a oposição, que adora atirar pedras no telhado do vizinho, mas esquece que o seu é de vidro também.

    Nunca a frase: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, foi tão apropriada.

  • Fora Beto Richa! A previdência é do servidor!

  • Cenira Paiva Malaquias

    Os professores sempre serão a grande força motivadora para o despertamento do senso crítico e das questões políticas, por isso que não são valorizados como devem. Se o Aécio tivesse dado ouvidos aos professores mineiros sua sorte poderia ter sido outra, graças a Deus não teve sorte! Vejo que no Paraná os professores sobressaíram nesse quesito e foram além, conseguiram mobilizar a sociedade. Parabéns aos professores paranaenses, tem que acreditar!

  • Não vejo a hora…Amanhã, o tucano vai virar pardalzinho. ..

  • Não vejo a hora…Amanhã, o tucano vai virar pardalzinho. ..

  • Aposto que esses 20% que apoiam o richa nunca estudaram em escola pública ou precisaram de atendimento de saúde no estado. Só quem precisa de governo está contra o richa, e é pra esse contingente que ele não governa. Taí a guerra…

  • O que é pior: Neoliberalismo ou Neocastrismo travestido de Neobolivarianismo?

  • Beto Richa subestimou e menosprezou o funcionalismo parananense.O funcionalismo também faz parte da população e achava o desafortunado governador que a greve era um caso isolado. Danou-se pois encontra-se numa “sinuca de bico’ . Quebrou o estado gastando muito para reeleger-se em primeiro turno e agora não tem dinheiro nem pra pagar o vendedor de picolé. Bem que Beto Richa podia se aproveitar da situação e montar umas barracas de espetinho pra ajudar nas despesas com os comissionados do seu governo. Acredito que alguns setores do palácio Iguaçu devem estar entrando em desespero pois há muito e haverá ainda mais policiamento em cima do dinheiro da previdência e sem essa grana a qual “Beto Marvadeza” achou que poderia meter a mão sem constrangimento, seu governo deve mingar até o ultimo dia.

  • Professores vão pra cima de deputados em Santa Catarina Viva o Brasil!

  • Richa está tão mal no estadual, que até os seus
    antigos correligionários, correm dele para não
    “queimar o filme” com o eleitorado.
    Selfie com ele, candidato nenhum vai querer, e o “apoio” do Bedto Richa, pelo índice atual de rejeição, está mais para “abraço de afogado”, do
    que para apoio.
    No máximo poderiam aceitar dele uma grana para a
    campanha, mas grana o Beto não tem.
    E Richa está tão mal no federal, que até por lá,
    seus correligionários sabem que o seu apoio, pode
    e será usado como munição pelos adversários, que
    detonarão, já no nascedouro, qualquer pretensão
    para 2016 e 2018.
    Parece que o “Bel’Beto” virou patinho feio.

    • Perguntar não ofende? por onde anda o paladino da moralidade que recebeu quase 5 milhões de votos para senador, o Sr, Alvaro Dias, picareta mor, que não podia saber de uma denuncia contra o PT que já ia para a mídia golpista cobrar, e agora em voce ajudou o picareta aluno Beto a se eleger o que diz de tanta patifaria em, Demóstenes do Pr.

  • As vezes me pergunto se esse cara e seus aliados são realmente burros (mil perdões ao animal) ou se fazem. Ou se, na pior das hipóteses nós somos. Tudo é muito simples de se resolver. Pague o que deve, cumpra o que foi pedido na pauta do sindicato, troque secretários (Fazenda e Educação) por pessoas decentes, que não sejam forasteiros querendo tirar proveito do nosso estado e, acima de tudo, tire os olhos da nossa Previdencia!!!!! O dinheiro é meu, é nosso. Se apropriar indevidamente dele é roubo. Quem rouba é ladrão. Merece cadeia!!!!!

  • Douglas Rezende

    A queda vertiginosa da popularidade do desgovernador Richa é consequência de sua prática ideológica do “Pós-neo-liberalismo-pateta” junto a não consistência de seu eleitorado. O desgovernador do Paraná, reeleito no primeiro turno, surfou de pranchão na “onda anti-Pt” que o estimulou a fazer, mesmo sendo “surfista de cruzeiro marítimo”, a pose que desejasse para as câmeras, enquanto um tubo de proteção o blindava de questionamentos a sua já péssima gestão passada. Chegou a arrebentação, levou um caldo, o pranchão quebrou a quilha e deu com força em sua testa…e para completar, amanhã às 09:00 o assunto deixa de ser surf e passa a ser futebol, quando mais de 20.000 professores lotarão o estádio do PARANÁ para deliberar pela CONTINUIDADE DA GREVE e fazerem o mais lindo gol de placa da história deste estado…dizem que o goleiro do outro time é o próprio Richa…

  • Rute

    Ainda tem 24% que o apoiam? Precisamos trabalhar mais. A luta continua!

  • Ainda tem muito “ingnorante” político no Paraná!
    Ave!!!!

  • Não é questão que o Paraná acordou. O paraná continua um reduto de conservadorismo e cego politicamente; acontece que o Richa extrapolou todos os limites do aceitável. Eu, que nunca esperei nada deste governo e sou crítica contumaz do neoliberalismo, confesso que me surpreendi com a capacidade desse rapaz de mentir, esconder, ludibriar, manobrar. Notem que tudo o que ele tinha às mãos ele usou: ALEP,segurança, cães, camburão, 34 traíras, imprensa vendida, justiça direcionada, um monte de pessoas veiculando noticias enganosas e mesmo assim, Graças a Deus, a verdade parece que prevaleceu! Ah, esqueci! Eu to rindo à toa…

    • Faço minhas as suas palavras, Claudia. Eu to rindo à toa vendo a queda desse canalha.

    • É o lixo sendo colocado em seu devido lugar, ou seja na lata de lixo de onde não deveria ter saido.

  • Tucano é pior que cupim, quando eleitos e reeleitos comem o estado por dentro:

    FHC
    Aécio
    Anastasia
    Perillo
    Alckmin
    BETO RICHA

    • Pô H.92, você achou a imagem perfeita do “choque de jestão” do P$DB: quando você vai ver como estão as coisas … tá tudo vazio!

  • Richa “nevermore”!Ainda tem 38% de alienados que votariam nessa tranqueira, como o PSDB tem gente filiada no paraná.

  • desaprovam agora na eleição o betinho ganhou com 55% dos votos válidos e todos sabiam da péssima gestão do palyboy.

  • A pesquisa e falsa esse engravatado deveria ter 100 % de rejeição só os comissionista aprovam

  • O neoliberalismo implementado aqui com muito acido pelo governo tucano viveu sempre em um castelo de cartas…impondo uma politica do Laissez-faire, se utilizou muito e quebrou todos os estados que governou…o resultado não poderia ser outro, são incompetentes, pensam no poder, e na riqueza pessoal antes de melhorar a vida do povo, chafurdam na corrupção…aqui se faz, aqui se paga…o governo Richa esta na estaca zero, quebrado, sem rumo…É HORA DE MUDAR…FORA RICHA

  • Beto Micha e demais do P$DB, sempre pensaram que poderiam fazer o que bem entendem com o Paraná. Mas desta vez o povo paranaense acordou e o Beto Micha Michou…!!!!!

  • Gente! Sou aqui do interior, no início, falamos com um professor das antigas, ainda na ativa: ” Professor, ele ( o Beto), é muito forte, tem muito apoio, e a ALEP do lado dele” Resposta do sábio para minha irmã(também prof): “Ana, impérios caem!”
    ALELUIA!

  • Os 20 e poucos por cento que ainda o apoiam são a corja que ficam com o dinheiro que não é pago por direito aos funcionarios da educação que são as promoções e progressões,e o resto ele enfiou no CU (caixa unico) e colocou mais um pouco no CU(comunicação unida) da velha midia, e por cfaudsa disso daqui em diante ele só vai tomar NOKU a cerveja japonesa!

    • Achei 20 e poucos bom sinal.

      Os midiotas geralmente são 30 e poucos, diminuir 10% no Paraná é um avanço…

  • PSDB=PT desde sempre. Primeiro tiramos o Beto depois a Dilma, e depois qualquer calhorda que for corrupto ou incompetente. Todos juntos na marcha do dia 15…

    • Saí fora tucano golpista! Quem vai pra rua dia 15 é gente alienada, paga e os fascistas a mando do psdb e oposição.

      O Beto Richa só teve a máscara retirada, é incompetente e quebrou o estado, como todos os políticos tucanos.

      Vai tirar Dilma por qual motivo? Por que deu um pé na bunda do Aético? HAHA

    • Depois de vermos o último capítulo da novela…

    • Depois de tirarmos o Richa vamos colocar um tucano na presidência… somos uns gênios.

      • Na verdade se a Dilma sair quem entra é o Michel Temer do PMDB, não o Aécio…

    • Tucano dos infernos tal qual o Beto Richa!

    • H.92 seu carguinho esquerdista de quem não faz nada está com os dias contados, duas doenças que precisam ser exterminadas PT e PSDB. Dois lixos que só trouxeram desgraça para nosso país, fique em casa no domingo, você e seus amiguinhos do PSDB, vocês são sobras da mesma latrina, aproveita e estuda um pouco sobre o que é o fascimo e quanto o PT e o PSDB estão próximos disso. Guilherme, domingo não passa novela.

  • Deveria ser 100% de rejeição, o resultado mostra que ainda tem muita gente cega no Paraná.

    • Os que aprovam o desgoverno Richa, são os “baba ovo” dos comissionados.

  • Pergunto: conseguirá se eleger senador? Acho que Impeachment é difícil de ser aprovado pelos 34 deputados comprados do camburao. A força da população conseguiria esse feito no Paraná? Depois das duas tomadas da Alep pelos servidores o governo ainda insiste em usurpar nossa Previdência! O que conseguimos foi a promessa da extinção da Comissão Geral. Ele é tão burro assim que sequer imaginou os efeitos para seu psdb? ELE já é pessoa não grata do partido? Os acontecimentos considerados “épico” e “lindo” promovidos por nosso sindicato será escrito na história como exemplo de luta da massa? ESTOU ansiosa para saber dos cientistas políticos, historiadores sobre nosso movimento.

    • aqui no Brasil qualquer bandido influente se elege e mau politico tambm, exemplo, collor de mello é senador da republica, continua roubando, alvaro dias fez um regaço com os professores , e tem mais de 20 anos , que nao faz nada que preste, mas é eleito no senado sempre , o povo de maioria burra, e muito hipócritas votam neles..assim caminha a politica, com os partidos cheios de marginais, que estao na legenda para o povo votar

  • O Richa é o padrão P$DBista de governar, o “choque de jestão” do P$DB. A coisa se repete nos governos de São Paulo (Alckimin, P$DB-SP) e era assim em Minas com o Aécio “netinho de vovô” Neves (P$DB-MG). Quem segura o P$DB é a mídia, desligou a TV e jogou o jornal e a revista no lixo, acaba o governo P$DB..

  • Muito bom seu texto Zé Venâncio, pena que a imprensa demorou tanto para soltar a pesquisa e mostrar aos paranaenses quem realmente é seu governador e qual a ideologia do PSDB…

    • Como diz o nosso Esmael, a velha midia é toda vendida e navega ao sabor das verbas pagas pelo poder.
      Como no caso o poder faliu Olinda, a velha midia o tem como refém de sua própria desonestidade e megalomania, além da vaidade extrema, tal qual certo ex governador, que antes botava os cavalos em cima dos professores e atualmente, tira fotos com poodles cor de rosa no colinho… Que fofo!
      Enfim, cara companheira, o pinóquio do batel vai se ferrar bonitinho!
      Firme na luta, Olinda!
      Tudo de bom!

  • Professora Blindada

    Se comida de político é aprovação popular podemos dizer que Beto Richa está numa dieta de severa restrição calórica. Este é o resultado por ter sido tão guloso no passado recente.

  • A vaca tucana foi mesmo pro brejo!!!
    Paraná Pesquisas também não recebeu suas duplicatas atrasadas do governo, e soltou os números reais da queda de Richa, rumo ao ostracismo e ao impeachment”¦ Pode inverter isso: rumo ao impeachment e ao ostracismo!!!
    Tá com caixa único (CÚ) empenhado em 1,3 bilhão prá pagar hoje ainda, e sem dindidn prá isso”¦
    Por mais que os 1.000.000 de cumichonados do seu desgoverno esperneiem e nos currais eleitorais as vacas e bois que lambem o seu rabo urrem, de fato o que ocorre neste momento é a preparação para sua queda definitiva.
    Tungar o povo, os pobres, que não tem como posar de bonitos, congelando seus salários milionários não fez efeito nenhum!
    Não receber em janeiro, prá receber tudo junto em fevereiro também!
    Triplicando ou quintuplicando jetons de marajás, sem austeridade, ou construindo pontes que levam do nada a lugar nenhum, enquanto escolas caem aos pedaços e não tem pessoas para deixá-las em condições de receber os alunos”¦
    Amanhã é dia de os professores e demais funcionários públicos mostrarem a sua força.
    Agoniza o governo do pinóquio.
    Agoniza e fede”¦
    Responder

    • ISSO MESMO ZE, VOCE TEM RAZAO!!MAS INFELIZMENTE SOMOS OBRIGADOS A VIVER COM ESSA SITUAÇAO,POR QUE FOI A MAIORIA DO POVAO QUE COLOCOU ESSE GOVERNO, SE DA PRA CHAMAR DE GOVERNO, NO PODER, E NOS O POVAO SOMOS ESMAGADOS TODOS OS DIAS,PELO DESCASO E A INCOMPETENCIA ESCRACHADA!!ESTAMOS FERRADOS, SEM SAUDE ,EDUCAÇAO,SEGURANÇA,TARIFAÇOS,BAIXOS SALARIOS, E VOCE ACHA QUE ELES SE IMPORTAM??ESTAO NEM AI,POIS O LUXO,A OSTENTAÇAO,AS MORDOMIAS E REGALIAS DELES ESTA GARANTIDA!! JA QUE SOMOS NOS QUE PAGAMOS A CONTA!! E A TENDENCIA E SO PIORAR MEUS COMPATRIOTAS BRASILEIROS PAGADORES DE IMPOSTOS!!!

      • Não consigo entender, o Piá de Prédio sangrando e eles acham que os funcionários estão nas mãos deles, que eles podem fazer o que quiserem que nós aceitaremos. Como são amadores estes que estão no Palácio, é muito melhor negociar com franqueza do que agonizar na disputa. Ainda tem muito a aprender.

      • Beto afirmou que as finanças estavam saneadas e a maioria dos paranaenses acreditou no caloteiro mentiroso, por isso ele ganhou as eleições. Parabéns aos professores! Acabo de ler que a greve dos educadores em São Paulo começa dia 13. Em Santa Catarina os professores partiram pra cima dos deputados. Os professores do Brasil acordaram graças a vocês aqui do Paraná. Parabéns professores!

      • Calma guerreiro, o que é deles tá guardado…
        A APP já mostrou a que veio.
        Será sucesso para todos nós.
        Lembre que não estamos pedindo nada além dos nossos direitos.
        Tudo de bom, companheiro!

    • ótimo comentário zé venancio, concordo, esse beto richa gastou milhões para pagar os comissionados e ajudar deputados do camburão para votarem a favor dele, e agora quer tomar os 8 bi da previdência que pertence ao funcionalismo, para cobrir o que a divida que ele mesmo criou.
      Algum advogado poderia entrar com um processo na justiça para impedir que o beto richa mexa no fundo da previdência. E algum deputado que não faça parte da bancada do camburão poderia ter a coragem de apresentar na assembleia um requerimento que proteja o fundo da previdência e que impeça do beto richa mexer.

      • Paulo, este requerimento seria o do impeachment mesmo!
        Penso que só isso nos dará a garantia de que esse larápio não meterá a mão no fundo previdenciário dos servidores.
        Um abraço, companheiro!
        Vamos à luta!

    • A luta companheiros. Não vamos nos desmobilizar, esta é apenas a cobertura do bolo, é necessário comermos o bolo inteiro. Rejeição não atende nossas reivindicações, não diminui o número de alunos na sala, não dá garantia de nossos avanços, não contrata ninguém, não paga o terço de férias… Vamos a luta, esta é apenas a demonstração que estamos no caminho certo. Amanhã, vamos mostrar mais uma vez como se faz. Foco e chegaremos onde queremos.