Lula sobre EUA e Cuba: “Não tinha mais razão, era picuinha”; assista ao vídeo

do Brasil 247
lula_fidelNão havia mais razões para que Estados Unidos e Cuba continuassem distantes diplomaticamente, avalia o ex-presidente Lula em um vídeo publicado na noite desta sexta-feira 19 em sua página no Facebook. Ele lembra como os governantes da América Latina trabalharam “incansavelmente para que houvesse o reatamento das relações e o fim do embargo” com a ilha. “Eu pessoalmente conversei com o [ex-presidente americano George] Bush, conversamos com o [presidente Barack] Obama. E não havia mais nenhuma razão, não existia mais explicação econômica, política, não existia mais nada. Era apenas uma coisa chamada picuinha”, diz o petista.

“Obama fez um gesto importante”, continua Lula. “Não sei o Congresso americano vai pôr fim ao embargo, eu acho que deveria pôr fim ao embargo”, opina o ex-presidente. Ele afirma que o fato pode ser importante também para “aquelas pessoas que têm complexo de vira-lata”, que dizem que “o Brasil não pode financiar Cuba, não pode financiar Venezuela. As pessoas têm que entender que o Brasil não ‘tá’ dando dinheiro, as pessoas têm que entender que o Brasil está exportando tecnologia, engenharia, coisas fabricadas aqui no Brasil”, ressalta.

Segundo ele, investir no Porto de Mariel, tema que foi alvo de ataques durante a última eleição presidencial, “foi muito importante e esse é o papel que um país gigante como o Brasil tem que fazer. Fazer um papel de coitadinho ninguém aceita”, conclui. “Deus queira que seja verdadeira essa vontade do Obama e que o Congresso americano coloque fim ao embargo para que Cuba seja totalmente livre, porque foi para isso que os cubanos fizeram uma revolução em 59”.

Assista ao vídeo abaixo:

Comments are closed.