Coluna do Ricardo Gomyde: Veja agiu de forma vil contra Dilma Rousseff

gomyde_dilma.jpg

Ricardo Gomyde*

O segundo turno da eleição presidencial realizado no domingo passado paralisou o país. Muita gente distante da política envolveu-se no debate das duas candidaturas disputando opinião sobre qual o melhor projeto de país apresentado. As “redes sociais” foram dominadas pelo tema. Até as 20hs de domingo os dois lados esperavam a vitória.

Além do benéfico debate de ideias, há que registrar o acerto dos dois principais institutos de pesquisa. Ao final, os números ficaram bem próximos daquilo que Ibope e Datafolha apuraram. Os outros, terão que rever seus métodos, pois havia resultados para todo gosto.

Ficará marcado a lamentável matéria de capa da Veja, que antecipou sua edição para atacar brutalmente a atual e o ex-presidente da república sem nenhuma prova. Com base em um depoimento de um criminoso. E que o próprio advogado da “fonte” disse desconhecer o tal depoimento. Quem tem apreço pela democracia, independentemente de ser Aécio ou Dilma, tem que repudiar este ato vil, que intentava unicamente criar um fato que modificasse a vontade do eleitor.

Marcará também está disputa a reação despropositada de alguns. Inconformados com o resultado democrático, passaram a emitir opiniões racistas e criminosas contra nordestinos, pobres, brasileiros que recebem bolsas do governo e tudo o que mais identificassem como eleitores da Dilma. Opiniões apareceram defendendo separar o sul, o sul-sudeste do restante do país.

Economia

Evidentemente, isto tudo é um grande absurdo. Mais ainda, se levarmos em conta que Dilma ganhou no Rio, Minas, praticamente empatou no Rio Grande do Sul e fez 40% dos votos no Paraná.

Tenho certeza que a imensa maioria dos eleitores do Aécio não pensam assim e condenam estes atos.

Fui um militante da campanha da Dilma. Como candidato ao senado, como presidente do PCdoB, escrevendo neste espaço e onde mais foi possível sê-lo. Acho que ganhou um projeto mais generoso de país e que vem colhendo êxitos há 12 anos. Ganhou o Brasil!

*Ricardo Gomyde, ex-candidato ao Senado pelo PCdoB, especialista em políticas de inclusão social. Foi membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Deixe um comentário