Requião Filho: Estado da Pindaíba

Requião Filho, em sua coluna desta quinta-feira, a três dias da eleição, recorre à  ficção para discorrer sobre o "Estado da Pindaíba"; segundo o colunista, com certa nostalgia, "o povo da Pindaíba tinha ótimas escolas! e lamenta que os impostos subiram de forma assustadora" na atualidade; ao falar da polícia de Pindaíba, na Terra do Nunca, Requião Filho anota: "cavalo que puxa a tropa parou no meio do caminho porque estava sem comer"; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho, em sua coluna desta quinta-feira, a três dias da eleição, recorre à  ficção para discorrer sobre o “Estado da Pindaíba”; segundo o colunista, com certa nostalgia, “o povo da Pindaíba tinha ótimas escolas! e lamenta que os impostos subiram de forma assustadora” na atualidade; ao falar da polícia de Pindaíba, na Terra do Nunca, Requião Filho anota: “cavalo que puxa a tropa parou no meio do caminho porque estava sem comer”; leia o texto e compartilhe.
Requião Filho*

Lá na Terra do Nunca tem um Estado que nunca apareceu nas histórias do Peter Pan chama-se o Famoso Estado da Pindaíba. Lá na Pindaíba tudo está uma confusão, tudo por lá está fora do lugar…

O irresponsável governante do Estado da Pindaíba é uma figura. Praticamente uma caricatura, como têm que ser os personagens das histórias. Ele em público nunca usa uma palavra negativa, está sempre sorrindo e ignora solenemente o longo inverno que assola o Estado. Ele ao contrário das finanças do Estado da Pindaíba, na Terra do Nunca, está aparentemente sempre saudável.

O povo da Pindaíba anda sempre muito assustado, estes dias chamaram a policia real e o cavalo que puxa a tropa parou no meio do caminho pois estava sem comer. Ao largo passou a caravana real com carruagens e cavalos especiais, protegidos por todo um destacamento o nosso personagem comentou: Que bobagem a polícia real parar, falta de comida é só um detalhe…!.

O povo da Pindaíba tinha ótimas escolas… tinha! Agora no caos em que se encontra a Pindaíba a qualidade das escolas tem caído de forma assustadora. Os mestres da Pindaíba já enxergam o caos mas sua voz não ecoa no ouvido dos trovadores. Estes na sua maioria tem alguma benesse junto ao palácio da Pindaíba.

Dia desses, lá no estado da Pindaíba os impostos subiram de forma assustadora e os coletores reais passaram a apertar o ceco em cima dos pequenos comerciantes. Estão todos passando por dificuldade.

Economia

Até o preço do óleo da lamparinas subiu mais de 70% nos últimos anos. Tem gente que fica no escuro para economizar um pouco. Lá na pindaíba até a água do poço agora está mais cara, o mesmo poço de sempre, a mesma água de sempre, mas o governador colocou um bando de amigo para administrar o poço. Lá na Pindaíba é assim… só os amigos do Rei têm vantagens.

Nem tudo na Pindaíba sempre foi tão bagunçado, lá já foi melhor. De tempos em tempos o povo pode mudar o governante e o atual não tem muito apreço à s regras do jogo. Parece que andou trocando brindes por votos, e parece que sua esposa saiu fugida de um banquete que dava comida de graça em troca de apoio.

Enfim, esperamos que este Estado de mentira, a Pindaíba, lá da Terra do Nunca, melhore.

PS. QUALQUER SEMELHANà‡A COM A REALIDADE à‰ A MAIS PURA COINCIDàŠNCIA. ESTE à‰ UM CONTO SOBRE UM ESTADO DE MENTIRA. SE A CARAPUà‡A SERVIR NàƒO VENHA ME PROCESSAR! SAI DO MEU Pà‰, CHULà‰.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

Comments are closed.