Para leitores, Dilma venceu debate na Record porque “foi mais consistente”

dilma_aecio_record.jpgCentenas de leitores do Blog do Esmael opinaram desde o início da madrugada de hoje sobre o debate presidencial na Record entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Para eles, embora tenham achado o confronto mais chocho em relação ao do SBT, a petista se sobressaiu apresentando “dados consistentes” no confronto televisivo. Esse foi o terceiro encontro dos contendores neste segundo turno.

Para muitos, a ausência de ataques pessoais e “baixarias” no embate de ontem seria prova de que os dois candidatos amadureceram depois de puxões de orelha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No encontro dos presidenciáveis, prevaleceu a comparação de realizações nos governos FHC, Lula e Dilma. Na tentativa de evitar a confrontação de projetos antagônicos, Aécio acusava a candidata do PT de “sempre olhar para o passado”.

A Petrobras e a Itaipu Binacional ganharam destaque central no debate da Record, pois o tucano insistiu várias vezes na tecla de que o tesoureiro do PT, João Vacari Neto, fora apontado em delação premiada pelo ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa, como um dos beneficiários de propinas da petrolífera. O petista é conselheiro de Itaipu.

No debate, Aécio chegou a citar a ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), de receber dinheiro do esquema denunciado pelo delator. Dilma rebateu a questão dizendo que o partido do adversário engavetou várias denúncias e lembrou que o senador Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB, recebera propina da Petrobras. “Eu puno, vocês não”, repetiu a presidenta.

Dilma espezinhou Aécio em diversas oportunidades. Bem menos que no confronto do SBT, ela levou o adversário a discutir sua gestão em Minas Gerais. Associou-o ao risco da privatização na Petrobras, de ameaçar direitos e conquistas dos trabalhadores, à  volta da inflação e do desemprego no país. A petista também cravou no tucano a pecha de “pessimista” devido à s críticas no campo econômico.

Economia

O quarto e último — e talvez decisivo — debate entre Dilma e Aécio será na sexta-feira, dia 24, na Rede Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *